quinta-feira, 3 de julho de 2014

Observações da Avaliação em Processo - Primeiro Semestre

Simetria e Área 




Diante da observação dos relatórios enviados por algumas Unidades Escolares foi possível observar que nossos alunos apresentam grandes dificuldades em Geometria. Então foram enviadas algumas questões para que os Professores refletissem a respeito deste conteúdo, são elas:

Por que ensinar geometria?

Qual geometria ensinar?


Entre os conteúdos citados como de grande “dificuldade no aprendizado dos alunos” pelos Professores em seus respectivos relatórios, são citados:

Simetria;

Área e

Perímetro.


Simetria

“A simetria está presente no cotidiano e na natureza. Seja nas asas de uma borboleta ou numa simples folha de árvore, observamos a beleza e a perfeição.”

“Desde os pré-egípcios o homem vem observando, analisando e se entusiasmando com essa regularidade e procurando aplicá-la na construção de seus templos, suas casas, esculturas e realizações artísticas.”

Podemos propor então atividades de simetria segundo três movimentos: translação, rotação de reflexão. (observar os documentos acima)

“As simetrias de translação e a de rotação são mais simples de serem trabalhadas, pois visualmente as duas figuras são muito “parecidas”, no entanto, na reflexão há uma modificação da “aparência” da figura, o que a torna mais complexa para ser reconhecida. Por isso é preciso especial cuidado no trabalho com a reflexão de figuras empregando, na medida do possível, a arte e o desenho como apoio.”

A simetria de reflexão aparece com frequência em várias circunstâncias, na confecção de logotipos, na arquitetura ou na arte.



Área e Perímetro

“O desenvolvimento da noção e cálculo de área pode ser iniciado, informalmente, desde as primeiras séries utilizando-se, entre outros recursos, as malhas.”

Nesse caso, utilizamos medidas de superfície utilizando unidades não padronizadas. (observar documento acima)

Trata-se da ideia de contar quadradinhos. (malha quadriculada)  

“Muitas crianças têm dificuldades para entender que figuras diferentes podem ter a mesma área; esta ideia e a ideia de conservação de área podem ser exploradas e melhor compreendidas com o auxílio de desenhos feitos em malhas.”

Fonte: O uso de quadriculados no ensino de geometria. Fusako H. Ochi. Rosa M. Paulo. Joana H. Iokoya e João K. Ikegami, 1992.        


Dica aos Professores: entrem neste BLOG e coloquem no pesquisar o tema desejado, simetria por exemplo. 

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