domingo, 6 de julho de 2014

Segundo Semestre - Oficinas no CAEM

CAEM/USP/IME

Oficinas programadas para o segundo semestre de 2014


As inscrições são confirmadas pela ordem de envio da documentação necessária e do comprovante de pagamento (no caso das oficinas pagas).
 
Datas e Horários
Descrição
Oficina 1

16/08
(Sábado)

09h - 12h
Centro de massa
Profa. Deborah Martins Raphael (IME - USP)
Resumo: Vamos discutir a noção de centro de massa e propor experiências que podem ser reproduzidas em sala de aula com material barato e acessível. Seguiremos um roteiro de trabalho em grupo que pode ser utilizado junto a alunos do Ensino Médio. Serão abordados os segredos de alguns objetos com equilíbrio instigante: pássaro que se apoia na ponta do bico, boomerang, pilha deslocada "infinita" etc.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 2

18 e 25/08
(2as feitas)

14h - 17h
Estudo das funções trigonométricas por meio do Geogebra
Profa. Ruth Ribas Itacarambi (GCIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)
Profa. Tomie Makoto (GCIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)
Resumo: A oficina apresenta atividades referentes às funções trigonométricas utilizando o software GEOGEBRA, e tem como objetivos contribuir para a prática pedagógica dos professores, bem como propiciar uma reflexão sobre o uso de tecnologias em sala de aula. As atividades propostas possibilitam que o aluno identifique as principais características das funções trigonométricas e interprete graficamente características como período, amplitude e deslocamentos vertical e horizontal. A oficina é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido por professores das redes pública e privada.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 3

23/08
(Sábado)

09h - 12h
Existe vida em outro planeta?
Prof. José Luiz Pastore Mello (Colégio Santa Cruz)
Resumo: Em 2009 a NASA lançou no espaço a sonda Kepler cujo principal objetivo era o de coletar informações sobre planetas fora do sistema solar. Alguns dados dessa missão estão disponíveis para consulta e constituem valioso material para aulas verdadeiramente fascinantes de matemática. Esta oficina irá apresentar esses dados e propor sugestões do seu uso em sala de aula. Venha descobrir conosco o que a sonda Kepler tem a dizer sobre a possibilidade de vida fora da Terra. A resposta é surpreendente!
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 4

30/08, 06/09 e 20/09
(Sábados)

08h30 - 12h30
Logaritmos em sala de aula
Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Profa. Martha Salerno Monteiro (IME - USP)
Resumo: Pretende-se dar subsídios para que o professor de Matemática do ensino médio promova uma aprendizagem significativa, utilizando não apenas uma formulação algébrica, mas também registros gráficos e suas interpretações. Iremos resgatar a história dos Logaritmos mostrando sua forte relação com as Progressões Aritmética e Geométrica.
Duração: 12 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino médio.
Número de vagas: 50
Taxa: atividade gratuita
Oficina 5

16/09
(3a feira)

19h - 22h
Oficina no período noturno Experimentos com probabilidades
Prof. Eduardo Colli (IME - USP)
Resumo: Usando o material do kit "As Certezas do Acaso", que faz parte do programa "Aventuras na Ciência", do qual faz parte o ministrante, faremos diversas experiências com probabilidades, que envolvem praticamente todo o conteúdo da disciplina no ensino básico. A ideia será dividir os participantes em grupos, cada um encarregado de uma das experiências e de um relato aos demais sobre os resultados obtidos.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 6

20/09
(Sábado)

09h - 12h
Viagem ao país dos retângulos
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: O objetivo principal desta oficina é potencializar o interesse pela geometria, por meio de resolução de problemas geométricos e integração entre diversos conhecimentos. Através de muitas atividades, combinadas com recursos matemáticos elementares, podemos descobrir fatos surpreendentes e aplicações curiosas que versam sobre a geometria dos retângulos.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 7

23 e 30/09
(3as feiras)

14h - 17h
Trigonometria do triângulo: como calcular distâncias inacessíveis
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: Nesta oficina faremos um estudo da trigonometria no triângulo retângulo, abordando suas relações métricas e explorando atividades práticas com elaboração de materiais concretos que permitam obter medidas de distâncias inacessíveis. Além das diversas aplicações da trigonometria, discutiremos os pré-requisitos necessários para uma boa aprendizagem das funções trigonométricas no ensino médio.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 8

26/09
(6a feira)

14h - 17h
Simetrias: a arte, a matemática, a natureza
Prof. Ernani Nagy de Moraes (Escola de Aplicação - FEUSP)
Resumo: A Matemática está presente na natureza e nas mais diversas manifestações artísticas, tais como a pintura, a escultura, a música e a dança. Para ensinar geometria, em especial simetrias, o professor deve utilizar muito mais do que um livro didático. Livros paradidáticos e vídeos são excelentes ferramentas para despertar a criatividade dos alunos. Nesta oficina conheceremos obras de arte repletas de Matemática, trataremos de mosaicos e de tipos de simetrias, analisaremos algumas das mais importantes obras de M. C. Escher e identificaremos simetrias existentes em músicas e em movimentos corporais.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 9

30/09
(3a feira)

19h - 22h
Oficina no período noturno Geometria na Esfera
Profa. Sonia Regina Leite Garcia (IME - USP)
Resumo: Nesta oficina abordaremos alguns tópicos sobre geometria na esfera, comparando-os com a geometria plana. O objetivo é despertar o interesse pela geometria através de uma breve discussão sobre este modelo de geometria não-euclidiana, e apresentar uma prova de que a soma das medidas dos ângulos internos de triângulos esféricos é maior que 180o.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 10

03 e 10/10
(6as feiras)

14h - 17h
Números Complexos: uma abordagem geométrica
Izabela Cesário Corrêa Ananias (licencianda em Matemática - IME - USP)
Orientação: Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: O ensino dos números complexos tradicionalmente prioriza o aspecto algébrico para, somente depois, relacionar esse conjunto numérico à geometria. Seria possível inverter essa prioridade, apresentando números complexos como pontos ou vetores de um plano fixado, com eixos real e imaginário? Nesta oficina, vamos apresentar uma proposta de ensino dos números complexos cuja abordagem geométrica estará em primeiro plano e discutiremos vantagens e desvantagens deste tratamento.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: atividade gratuita
Oficina 11

08/10
(4a feira)

14h - 17h
Ladrilhamentos
Prof. Sérgio Alves (IME - USP)
Profa. Elvia Mureb Sallum (IME - USP)
Resumo: O objetivo da oficina é entender porque certos preenchimentos do plano com ladrilhos em formato de polígonos apareceram em lugares distantes no tempo e no espaço. O aluno terá a oportunidade de testar possibilidades e classificar ladrilhamentos do plano por polígonos regulares.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 12

11/10
(Sábado)

09h - 12h
Desenvolvendo ideias de inferência na educação básica
Prof. Marcos Nascimento Magalhães (IME - USP)
Resumo: Nesta oficina vamos discutir o uso de Estatística na sociedade, a organização de informações a as ideias básicas de estimação, incluindo atividades de inferência informal.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino médio.
Número de vagas: 60
Taxa: atividade gratuita
Oficina 13

18/10
(Sábado)

09h - 12h
A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áureas e suas ocorrências na natureza
Prof. Valdemar Setzer (IME - USP)
Resumo: Nesta oficina mostraremos como podem ser ensinados conceitos matemáticos por meio de atividades artísticas, e como relações matemáticas ocorrem aproximadamente na natureza, a fim de que o ensino não seja puramente intelectual e abstrato. Em particular, o assunto envolve uma aplicação da equação do 2º grau e introduz conceitos de convergência de sequências.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 14

21 e 28/10
(3as feiras)

14h - 17h
Linguagem algébrica: quando é mesmo necessária?
Erick Gonçalves Pereira (licenciando em Matemática - IME - USP)
Orientação: Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Resumo: Sabemos que a linguagem algébrica é muito importante na resolução de problemas que envolvem um valor desconhecido. Apesar disso, muitas vezes, a linguagem algébrica parece artificial e desnecessária para os alunos que começam a estudá-la, pois eles são capazes de resolver muitos desses problemas de várias outras formas. Nesta oficina, pretendemos explorar modos variados de resolver problemas envolvendo valores desconhecidos, usando, inclusive, um pouco de história da Matemática. Além disso, pretendemos apresentar outros contextos em que a álgebra é, realmente, necessária.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II.
Número de vagas: 40
Taxa: atividade gratuita
Oficina 15

31/10 e 07/11
(6as feiras)

14h - 17h
Estudo dinâmico de noções geométricas para os anos iniciais
Profa. Ana Paula Jahn (IME - USP)
Proa. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Pretende-se propor atividades investigativas visando ao aprendizado de noções geométricas básicas, tais como: ângulo, triângulo, quadriláteros, simetria e transformações. As atividades sugeridas foram criadas tendo em vista tanto seu uso na sala de aula quanto na capacitação do professor, com o uso do computador como metodologia eficaz no ensino e aprendizagem da geometria.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental I.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 16

04/11
(3a feira)

19h - 22h
Oficina no período noturno A beleza matemática das simetrias
Prof. Eduardo Colli (IME - USP)
Resumo: A partir do exame do tetraedro regular e do cubo, usando material de fácil acesso, é possível relacionar os grupos de simetrias de rotação de cada um deles com o grupo de permutações de 4 elementos. Tudo é feito de maneira elementar, passo a passo, com o objetivo de mostrar uma relação entre geometria e álgebra. O mesmo trabalho pode ser utilizado, com as devidas adaptações, pelos professores com seus alunos.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 17

19 e 26/11
(4as feiras)

19h - 22h
Oficina no período noturno O trabalho com quantificação, registro e agrupamentos no ciclo de Alfabetização Matemática de acordo com o PNAIC
Prof. Julio Cesar Augustus de Paula Santos (Editora Saraiva)
Resumo: Um dos objetivos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é que, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental I, os alunos dominem a quantificação e o registro de números. Assim, na perspectiva do PNAIC, esta oficina abordará os seguintes assuntos: agrupamentos na organização da contagem e na origem do sistema de numeração decimal; usos e funções dos números em situações do cotidiano; e diferentes enfoques no ensino de números.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental I.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00


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