quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Educação Financeira

Jovens e adultos aprendem a poupar em sala de aula

Diário Oficial do Estado de São Paulo 17/11/2015


Com o dinheiro curto, jovens e adultos da rede estadual de São Paulo estão aprendendo a poupar em sala de aula. No currículo de Matemática adotado pela Secretaria da Educação do Estado no ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), elaboração de orçamento, dívidas do cartão de crédito e cálculo de juros estão no conteúdo programático e até em provas. A proposta é introduzir orientações de educação financeira na rotina dos estudantes. 

Isso ocorre na Escola Estadual Milton Rodrigues, na zona norte da capital.

Com a ajuda dos professores, estudantes entre 15 e 17 anos criaram uma disciplina eletiva sobre o tema, com duração semestral e que reúne, ao mesmo tempo, conhecimentos de Matemática, História e Geografia. Os próprios estudantes sugeriram o tema, pois tinham curiosidade e queriam aprender a partir de uma linguagem menos “economês”.

Para incentivar os alunos, a primeira ação foi fechar uma parceria especial com um banco para a abertura de contas de poupança.

Cada jovem precisou investir, no mínimo, um real. A meta é que todo dinheiro extra (acumulado da mesada ou do trabalho) seja depositado nesse fundo. A taxa de rendimento é semelhante à de outros correntistas.

Hoje, cada aluno tem, em média, 100 reais aplicados.

Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário