quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Divulgação de Lançamento de Revista

REVISTA O MENELICK 2° ATO CHEGA A 17ª EDIÇÃO

Acontece neste sábado (21), às 16h30, na Central Galeria de Arte, em Pinheiros, o lançamento da edição zer017 da revista O MENELICK 2° ATO. A atividade será precedida da roda de conversa História e Identidade, com início às 14h. A trilha sonora do evento ficará sob o comando do trio de música eletrônica experimental Afro Hooligans. A entrada é gratuita.
Com textos, fotos e ilustrações de Jaime Lauriano, Renata Felinto, Nabor Jr., Alexandre Araújo Bispo, Allan da Rosa, Christiane Gomes, Luciane Ramos-Silva, Siaka Soppo Traore, Lidia Lisboa, Robinho Santana, Sidney Santiago, Lucelia Sergio, Liliane Braga, Carlos Machado, Márcio Marianno, Luiz Carlos Santos, André Bueno, Danilo Pêra, Fernanda Souza, Jacki Romio e Akin Decard, a revista O MENELICK 2° ATO volta a confrontar e revisionar fatos e acontecimentos ditos oficiais das historiografias brasileira e afro-diaspórica sem deixar, por conta disso, de refletir sobre o seu tempo e as inquietações que acompanham o negro contemporâneo ocidental.

SOBRE A REVISTA

Fundada em 2010, o projeto revista O MENELICK 2° ATO é uma publicação trimestral, de distribuição gratuita e que objetiva por meio de textos, fotos e ilustrações, a valorização e a reflexão da produção intelectual negro-brasileira e das culturas popular e urbana da diáspora africana com especial destaque para o Brasil. O conselho editorial que rege as ações da publicação é formado pelo antropólogo Alexandre Araújo Bispo, pela cientista social, coreógrafa e bailarina Luciane Ramos-Silva, pela artista visual Renata Felinto e pelos jornalistas Christiane Gomes e Nabor Jr.
Em mais de cinco anos de atuação a revista já publicou mais de 100 textos inéditos e distribuiu cerca de 30 mil exemplares gratuitamente em todo o país. Em sua edição zer017 a publicação conta com o financiamento do Prêmio Edital Proac Proteção e Promoção das Culturas Negras 2014.
O nome da publicação é uma homenagem ao jornal O Menelick, que circulou na cidade de São Paulo entre os anos 1915 e 1916, sendo um dos pioneiros do movimento editorial que anos mais tarde ganharia o nome de Primeira Fase da Imprensa Negra Paulista.

SOBRE A RODA DE CONVERSA HISTÓRIA E IDENTIDADE

"As identidades formadas no interior da matriz dos significados coloniais foram construídas de tal forma a barrar e rejeitar o engajamento com as histórias reais de nossa sociedade ou de suas “rotas” culturais", Stuart Hall.
Muitos artistas ao redor do mundo têm nas fontes históricas os elementos disparadores de seus processos criativos por meio dos quais investigam aspectos como memória, identidade, cultura, estruturas dominantes e de poder, e como os mesmos impactam nas pessoas que constituem. Histórias não registradas, histórias modificadas, histórias reconstruídas, histórias hegêmonicas tidas como universais, micro histórias, serão binômios disparadores dessa conversa que contará com as presenças do jornalista Nabor Júnior (O Menelick 2º Ato), Gordona Manic (artista visual), Sidney Amaral (artista visual), Rodrigo Vilela (curador) e Wagner Lungov (galerista), a mediação será da artista visual e pesquisadora Renata Felinto.
"O objetivo do encontro é convidar as pessoas a dialogarem conosco sobre o lugar que ocupa às Artes Visuais nessa discussão sobre como (nós) transformamos e (nos) reiventamos a partir da história que nos contam sobre nós e sobre os outros, seja do ponto de vista da construção e estruturação social seja da organização pessoal de cada um de nós enquanto indivíduos com identidades não fixas, tendo como foco a construção de outras narrativas, mais críticas, mais humanas, mais sensíveis", conta a artista visual e pesquisadora Renata Felinto.
A roda de conversa História e Identidade é uma realização da Central Galeria, Cubo Preto Ensino de Arte e Cultura e revista O Menelick 2º Ato.

LANÇAMENTO O MENELICK 2° ATO EDIÇÃO ZER017
DIA 21 DE NOVEMBRO DE 2015
HORÁRIO DAS 16H30 ÀS 18H (OBS: A RODA DE CONVERSA HISTÓRIA E IDENTIDADE TEM INÍCIO ÀS 14H)
LOCAL CENTRAL GALERIA DE ARTE
RUA MOURATO COELHO, 751 - PINHEIROS
ENTRADA GRATUITA




Nós da revista O Menelick 2º Ato fazemos questão da sua presença na tarde de lançamento da edição zer017 da nossa revista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário