quinta-feira, 18 de junho de 2015

Unidade Escolar: "Leonardo Vilas Boas"

Data: 17/06/2015

Período: Tarde 

Professores Coordenadores: Marilena e José Sandri

Assuntos Abordados no ATPC: Adaptação Curricular - Educação Especial (Resolução SE 61, de 11/11/2014 e a Instrução-CGEB-Intelectual, de 14/01/2015).

"7- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
A adaptação do currículo regular implica no planejamento das ações pedagógicas dos docentes, de forma a possibilitar variações no objetivo, no conteúdo, na metodologia, nas atividades na avaliação e na temporalidade. Essas ações constituem possibilidades educacionais, a serem realizadas pelos professores de ensino regular nas classes comuns. Sugere-se no Anexo III desta instrução, um roteiro para registro da adaptação curricular realizada pelo professor da classe/aula regular.
Entende-se por currículo regular:
a) para os anos iniciais do Ensino Fundamental: as expectativas de aprendizagem, sendo o ponto de partida para a adaptação de acesso a rotina semanal e as modalidades organizativas;
b) para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio, o ponto de partida para a adaptação de acesso é o Currículo do Estado de São Paulo para as diferentes
disciplinas e seus materiais de apoio . Entende-se por currículo funcional natural uma proposta
metodológica para atendimento de pessoas com dificuldades de comunicação, interação social, comportamento e aprendizagem." (Instrução-CGEB-Intelectual, de 14/01/2015)

ERER - Educação para as Relações Étnico Raciais.

(RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (anexo o Parecer CNE/CP nº 3/04). LDB/96: "Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).
§ 1o  O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).
§ 2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008)."


Observação: ATPC produtivo  e com discussões de interesse de todos os presentes, fazendo uso das tecnologias. 

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