quarta-feira, 17 de junho de 2015

Contribuições do Professor Vanderley

Boletim Semanal CGEB / Ano 3 / Nº 97 / 15 de junho de 2015

INFORMAÇÃO 01: REDE CONVERSANDO COM A REDE – AVENTURAS CURRÍCULO+

Você tem realizado o acompanhamento das escolas e turmas que aderiram ao projeto Aventuras Currículo+? Compartilhe sua experiência! O seu relato poderá fazer parte do acervo Rede conversando com a Rede – Projeto Aventuras Currículo+ (http://www.curriculomais.educacao.sp.gov.br/rede-conversando-com-a-redee inspirar novas práticas de acompanhamento dos profissionais da Rede Estadual de São Paulo para a implementação e gestão do projeto de recuperação com o uso das novas tecnologias a serviço da aprendizagem. É a Rede conversando com a Rede. É a Rede inspirando a Rede. Participe!

Após a bem sucedida iniciativa Rede Conversando com a Rede: Currículo+, com o recebimento de vídeos relatos de professores da Rede contando sobre a experiência de utilizar o Currículo+ em suas práticas, o projeto Currículo+ lança uma nova categoria: Rede Conversando com a Rede - Aventuras Currículo+. Desta vez o objetivo é compartilhar boas práticas e inspirar os profissionais da Rede Estadual para o acompanhamento, a formação e a implementação in loco do projeto Aventuras Currículo+, (seja como membro da Diretoria de Ensino, ou da unidade escolar).

O esforço tem como foco o incentivo à produção de vídeos de até 1 minuto por profissionais da Rede Estadual de Ensino de São Paulo que acompanham a implementação do projetoAventuras Currículo+ nas escolas do Estado de São Paulo. Os vídeos deverão ser publicados no Youtube (https://www.youtube.com/?hl=pt&gl=BR), e o link do vídeo deverá ser inserido no Formulário de Envio de Vídeo (https://docs.google.com/forms/d/1kgov5xQzadHev3jBq4anBsTPp7YWE_CdFoP8m5Dj_xY/viewformpara que seja avaliado de acordo com os critérios de seleção da iniciativa. Apenas os vídeos que atenderem aos critérios de seleção serão disponibilizados no canal de vídeos “Rede Conversando com a Rede – Aventuras Currículo+”. A coleta de vídeos se encontra aberta para todos os Profissionais atuantes na Unidade Escolar ou na Diretoria de Ensino.

Quais são os critérios de seleção dos vídeos?
A mensagem do vídeo, a ser transmitida oralmente, deverá ter como foco o compartilhamento de uma dica/sugestão de acompanhamento para a implementação do projeto Aventuras Currículo+ na escola. Para que o vídeo seja selecionado, ele deverá atender aos seguintes critérios:
1. Ser apresentado em linguagem clara, de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa;
2. Estar isento de erros de funcionamento (exemplo: falha no áudio, imagens distorcidas);
3. Estar de acordo com a legislação em vigor, sem conteúdo que possa ser considerado ilegal ou que incite ou favoreça práticas em desacordo com a legislação;
4. Ter duração de até 1 minuto;
5. Ser publicado no Youtube – não serão aceitos vídeos em outros formatos.

Os vídeos enviados serão avaliados pela equipe do projeto Aventuras Currículo+ e àqueles que atenderem aos critérios de seleção, serão disponibilizados na página do projeto.

Como faço para publicar um vídeo no Youtube?
É simples e rápido. As instruções podem ser acessadas aqui (https://support.google.com/youtube/answer/3309389).

Há um formato específico que deve ser seguido para a filmagem?
Não há restrições quanto à forma, ambiente de gravação, utilização de outros recursos digitais e participação de mais de uma pessoa no vídeo. O mais importante é estar de acordo com os critérios de seleção indicados acima. Assim, não há restrições para a criatividade, tampouco exigências relacionadas à qualidade profissional da filmagem/edição de vídeo.

Alunos podem aparecer no vídeo?
Desde que a autorização de imagem seja concedida, sim. Neste caso, é imprescindível que a(s) autorização(ões) seja(m) enviada(s), em versão digitalizada, para o e-mailcurriculomais@educacao.sp.gov.br.

O que eu, profissional da Rede, ganho ao participar?
A iniciativa é 100% voluntária e parte do princípio de que ninguém melhor do que os próprios profissionais da Rede Estadual de Ensino para falar sobre o processo de acompanhamento do projeto Aventuras Currículo+.

Por meio desse processo de aprendizagem entre pares, a iniciativa busca aproximar os profissionais da Rede entre si para trocar boas práticas e mensagens inspiradoras. Ao produzir e compartilhar o seu vídeo, você estará contribuindo para a disseminação de boas práticas de acompanhamento, formação e implementação do projeto Aventuras Currículo+, e consequentemente impactando a aprendizagem de vários alunos da Rede Estadual de São Paulo. Participe! Vamos juntos!

CETEC
Liliane Gonçalves


Portal da Educação – 15/06/2015
Aventuras Currículo+ auxiliam no desempenho escolar dos alunos da rede

Com diversos jogos, os jovens estudam mais e ainda se divertem

http://img.youtube.com/vi/YVKO0o96sQ4/0.jpg
Aventuras Currículo+ auxiliam no bom desempenho escolar

Na E. E. Júlia Lopes de Almeida, em Osasco, o Aventuras Currículo+ passou ser a ferramenta mais utilizada para complementar os estudos fora da sala de aula. Trata-se de um material didático virtual de estudo de língua portuguesa e matemática, voltado para alunos do Ensino Médio (http://www.educacao.sp.gov.br/ensino-medio) e Ensino Fundamental(http://www.educacao.sp.gov.br/ensino-fundamental).  Acessível de qualquer dispositivo com internet, os jovens podem se conectar a qualquer hora para explorar os jogos educativos e ainda melhorar as notas. 

A plataforma é indicada para todos os alunos que queiram melhorar suas notas ou aprimorar o aprendizado. E muitos já percebem a mudança. “Minhas notas melhoram, antes eu tirava 3 ou 4 e agora subiram para 7. Minha mãe está se orgulhando muito de mim. Antes eu não gostava de fazer as lições, mas hoje eu estudo me divertindo”, comenta Anderson Lucas Cavalcanti Godoi, aluno do 8º ano.

“Esse projeto está contribuindo de forma significativa para a evolução dos alunos, não só em matemática ou português, mas também nas outras disciplinas. Até no convívio com outros alunos. Muitos estudantes tímidos estão conversando mais sobre as atividades e jogos”, explica a professora de matemática, Maria Gioconda Pulherini.  

Segundo a professora, a nova dinâmica tem melhorado em 100% dos casos. “Muitos alunos conseguiram melhorias muito satisfatória. Passou a ser um novo jeito de aprender e está aprovado por eles. Os professores escolhem os alunos que precisam complementar o conteúdo, mas outros estudantes se interessam em fazer porque é divertido”.

“O interesse pelas aulas aumentou muito. Nas atividades de língua portuguesa, por exemplo, tem exercícios de análise de noticias. Com isso, eles começaram a ler sites, revistas, jornais”, analisa a professora de português, Isabel da Silva Miranda.


Portal da Educação – 11/06/2015
Iniciativa do Currículo+ desenvolve videoaula sobre acessibilidade

Vídeo destaca a importância de esclarecer recursos para as pessoas com deficiência

A ação Expedição Videoaulas+ tem como objetivo disponibilizar oficinas presenciais de orientação para produção de videoaulas curriculares. Na última edição, ocorrida em Guarulhos, foi apresentada a primeira videoaula com o tema “Acessibilidade”.

“A ideia de produzir uma videoaula sobre este tema surgiu da importância dos recursos para que as pessoas com deficiência possam ter acesso pleno a tudo que a sociedade oferece”, comenta Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico de Educação Especial e idealizadora do vídeo, Cintia Souza Borges de Carvalho.

Clique aqui para assistir o vídeo.

O vídeo chama atenção para a necessidade do uso de janelas em libras, legenda e audiodescrição, a fim de estimular os professores a produzirem suas próprias aulas em vídeo, incluindo alunos com deficiências. Segundo Cintia, muitos professores assistiram e foram estimulados. Alguns sugeriram temas para outras videoaulas dentro da área da Educação Especial.

As videoaulas passam por uma seleção que é formada por Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP), da Rede de Ensino Estadual de São Paulo. São selecionados e acompanhados pela Educação. E todas as aulas são disponibilizadas em um canal na plataforma do Currículo+.


Reportagem – SPTV 2ª Edição
Candidatos para o Enem podem buscar ajuda de graça em dois cursinhos na capital

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