segunda-feira, 22 de junho de 2015

OBMEP/2015

7. Os pontos destacados nos quadrados abaixo são pontos médios dos lados. Quantos desses quadrados têm área sombreada igual a 1 4 de sua área?


A) 0 B) 1 C) 2 D) 3 E) 4



Uma questão de área muito interessante que pode ser trabalhada utilizando o papel quadriculado, também podemos pedir para que os alunos observem que podemos traçar os segmentos e determinar quem é a unidade de medida e quantas vezes ela cabe no todo, quadrado.  

Na primeira figura temos: 2/8, eu posso traçar um segmento na horizontal e mais dois segmentos (diagonal) dos quadrados das extremidades, portanto: 1/4; na segunda figura eu tenho novamente 2/8 = 1/4 (pensando em quadrados) ou 4/16 (pensando em triângulos) = 1/4; na terceira figura eu tenho, 2/8 = 1/4 (pensando em quadrados) ou 4/16 (pensando em triângulos) = 1/4 e na quarta figura, 2/8 = 1/4. 

Resposta: E) 4

Fonte: www.obmep.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário