domingo, 28 de abril de 2013

Outros Materiais Interessantes!


# Série "O Mundo da Matemática"
     Nesta série de vídeos, com 14 episódios, os personagens estudam Matemática, sempre partindo de interesses pessoais ou necessidades escolares. Rafael é um adolescente que gosta de estudar Matemática e, sempre que pode, associa seus estudos às suas atenções para com Júlia, por quem nutre um carinho especial.
     Parte da maioria dos episódios se passa no quarto de Rafael, uma garagem que foi adaptada para quarto depois que a irmã de Rafael se casou e ocupou o quarto dele para acomodar o filho. Também acontecem cenas na locadora do tio de Júlia, onde ela trabalha.
     Júlia tem um irmão, o Julinho, que não é muito bom em Matemática e está sempre solicitando a ajuda de Rafael, seu colega de turma, para fazer trabalhos escolares da disciplina. Julinho trabalha na banca de revistas do seu tio e sonha em ser um empresário.
     Há, nos episódios, um personagem que é sempre confundido por Rafael com o personagem de seu livro favorito O Homem dos Números. Esse personagem sempre muda de papel, mas sua função é esclarecer conceitos centrais de Matemática para Rafael, para os demais personagens dos episódios e para os videoespectadores.
     A mãe de Rafael, que só aparece nos episódios por meio de sua voz, é também personagem importante na vida da turminha. 
   Gaya está presente em alguns dos episódios. Interessada em esportes, ela desperta em Rafael, Júlia e Julinho a vontade de estudar conceitos de Matemática que ajudam a compreender fenômenos físicos presentes em alguns esportes.
     As animações e locuções dos episódios são riquíssimas do ponto de vista visual e conceitual. 
     Seja para aprender Matemática ou por entretenimento, a série de vídeos O Mundo da Matemática é de encher os olhos!

========================================================================

O TANGRAM
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "bugiganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretiam os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".

O TANGRAM

Tangram Kraftwerk Moore

Tangram
Programa "Peces"

========================================================================

OBMEP
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Provas da OBMEP

SBM
Sociedade Brasileira de Matemática

IMPA
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada

IME
Instituto de Matemática e Estatística

CAEM
Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática

Matematiquês

========================================================================

  • Programas / Softwares de Matemática:
Programa WinPlot
Programa Graphmatica
Programa GeoGebra
Programa Cabri
Programa Poly Pro

Nenhum comentário:

Postar um comentário