sábado, 30 de junho de 2012

Muito Interessante!












Fonte: Revista Veja São Paulo

Psicóloga Rosely Sayão, especialista em relações familiares.

Data: 27/06/2012

"Como EDUCAR os filhos"



 

sexta-feira, 29 de junho de 2012

POLOS OBMEP


ESCOLASPOLO
AURELIANO LEITEALCYR
FRANCISCO CASABONAALCYR
GASTÃO RAMOS PROF.ALCYR
HORÁCIO QUAGLIO PROFALCYR
MARIA AUGUSTA SIQUEIRAALCYR
JULIA LOPES DE ALMEIDAALCYR
ALCYR OLIVEIRA PORCIUNCULAALCYR
  
JOSÉ GERALDO VIEIRACAMPESINA
JOSÉ MARIA R. LEITE PROF.CAMPESINA
JOÃO BAPTISTA DE BRITOCAMPESINA
ROSA BONFIGLIOLICAMPESINA
  
ALICE VELHO TEIXEIRACENEART
GUILHERME DE OLIVEIRA GOMES, DEP.CENEART
JOSÉ JORGE PROFCENEART
JOSÉ LIBERATTI PROF.CENEART
OSASCO ETE DECENEART
OSASCO II ETECCENEART
ANTONIO RAPOSO TAVARESCENEART
  
FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHOMATARAZZO
JOSÉ EDSON MARTINS GOMES (BEL)MATARAZZO
JOSUÉ BENEDICTO MENDESMATARAZZO
  
ARMANDO GABANCALDEIRA
ERNESTO THENN DE BARROS PROFCALDEIRA
JOSÉ RIBEIRO DE SOUZACALDEIRA
BENEDICTO CALDEIRA PROFCALDEIRA
GRACILIANO RAMOSCALDEIRA
JARDIM SANTA MARIA IIICALDEIRA
  
AMÉRICO MARCO ANTONIO DRMAJOR
ANTONIO PAIVA DE SAMPAIO CELMAJOR
FANNY MONZONI SANTOS PROFªMAJOR
HELOISA DE ASSUMPÇÃO PROFªMAJOR
LUCY ANNA CARROZO LATORRE PROFªMAJOR
TELMO COELHO FILHO MAJORMAJOR
  
FERNANDO BUONADUCE PROFºNEUZA
NEUZA DE OLIVEIRA PRÉVIDENEUZA
FRANCISCA LISBOA PERALTA PROFªNEUZA
LUIS LUSTOSA DA SILVA PROFºNEUZA
  
GABRIELA Mª E. WIENKEM IRMÂNEWTON
JARDIM CIPAVA IINEWTON
LEONARDO VILAS BOAS NEWTON
NEWTON ESPÍRITO SANTO AYRESNEWTON
SÂO PAULO DA CRUZNEWTON
TARSILA DO AMARALNEWTON
  
ANTONIO BRAZ GAMBARINI DROGUIOMAR 
ANTONIO DE ALMEIDA JUNIOROGUIOMAR 
OGUIOMAR RUGGERIOGUIOMAR 
ORLANDO GERÍBOLAOGUIOMAR 
  
ELOI LACERDA PROFWALTER
PAULO FREIRE EDUCADOR WALTER
ANTONIO CARLOS DA TRINDADEWALTER
VILA AYROSA (CLAUDINEI GARCIA)WALTER
WALTER NEGRELLIWALTER

terça-feira, 26 de junho de 2012

Congresso/Divulgação


Comunicamos que, no período de 17 a 20 de Julho acontecerá o 4º Congresso Marista – Edição Internacional. A SEE, por meio da CGEB, participará do Congresso através de um Fórum, no dia 18 de Julho, às 14 horas, no qual será apresentado o Plano de Formação Continuada de Gestores da CGEB/CEPQM.

Informamos também que, caso queiram participar, será oferecido desconto de 10% para professores e gestores da Rede Pública Estadual, que se inscreverem em grupos de 10 pessoas. 

Os gestores interessados deverão solicitar dispensa, para participação no Congresso, apoiados pela Lei n° 10.261, artigos 69 e 78 inciso XI.

Para os professores, o período é de recesso escolar, não havendo necessidade da dispensa de ponto.

Solicitamos ampla divulgação do evento.

Divulgação

Para ler, basta clicar no link:
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/materias_295402.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar

Campanha

Chega de BULLYING

Não fique Calado.

Lançada em 13/06/2012 na Escola Estadual Visconde de Itauna - SP.

Parceria com Facebook/Cartoon Network.


http://chegadebullying.com.br/

http://www.facebook.com/chegadebullying

Profissão do Poeta

"ou será do Educador?"


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Jornada da Matemática

Diretoria de Ensino Região Osasco

Previsão para inscrição das Unidades Escolares

Início de Agosto/2012.

Unidades Escolares que possuem o quinto ano e podem aderir, são elas:

"Professora Maria Augusta Siqueira";

"Professor Orlando Geríbola";

"Antônio de Almeida Júnior" e

"Rosa Bonfiglioli".

Aguardamos o retorno de vocês.

Responsáveis: Lúcio e Neuza.              

Contribuições

Simulações Interativas de Matemática

Confira também, simulações de: Ciências, Física, Química, Biologia etc.
http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/math

quinta-feira, 21 de junho de 2012

terça-feira, 19 de junho de 2012

Comunicado URGENTE


DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO OSASCO


COMUNICADO URGENTE
Apostilas sobre o Assunto: BULLYING
Projeto Justiça nas Escolas

Retirar na Oficina Pedagógica a quantidade de apostilas necessárias para atender todos os Professores da Unidade Escolar. Será contada no momento da entrega a quantidade.
Por gentileza tragam por escrito à informação acima solicitada para que eu possa alimentar a Planilha de Controle de Distribuição.
Muito Obrigado.
Supervisora Ivete Leandro Rodrigues e
PCNP Lúcio Mauro Carnaúba.  

“Combater o BULLYING é uma questão de justiça: aprenda a identificar para prevenir esse terrível fenômeno social”.

CNJ – Conselho Nacional de Justiça
Governo do Estado
Secretaria da Educação
FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Matemática - Lustosa

E.E. "Prof. Dr. Luiz Lustosa da Silva"
De: PMEC – Ana Bispo


Fotos dos Alunos do 6º. Ano

Professor: Geovaldo/Matemática

Tema: FIGURAS GEOMÉTRICAS.
 







 

Parabéns ao Professor e a todos os seus alunos.

Parabéns aos Professores Mediadores.

Parabéns a Unidade Escolar.

domingo, 17 de junho de 2012

O Homem que calculava

Sólidos geométricos

Números Racionais

Segunda Parte

A relação parte-todo se apresenta, portanto, quando um todo se divide em partes (equivalentes em quantidade de superfície ou de elementos). A fração indica a relação que existe entre um número de partes e o total de partes.
Outro significado das frações é o de quociente; baseia-se na divisão de um natural por outro (a:b=a/b; b ≠ 0). Para o aluno, ela se diferencia da interpretação anterior, pois dividir um chocolate em 3 partes e comer 2 dessas partes é uma situação diferente daquela em que é preciso dividir 2 chocolates para 3 pessoas. No entanto, nos dois casos, o resultado é representado pela mesma notação: 2/3.
Uma terceira situação, diferente das anteriores, é aquela em que a fração é usada como uma espécie de índice comparativo entre duas quantidades de uma grandeza, ou seja, quando é interpretada como razão. Isso ocorre, por exemplo, quando se lida com informações do tipo “2 de cada 3 habitantes de uma cidade são imigrantes”.
Outros exemplos podem ser dados: a possibilidade de sortear uma bola verde de uma caixa em que há 2 bolas verdes e 8 bolas de outras cores (2 em 10); o trabalho com escalas em mapas (a escala é de 1 cm para 100 m); a exploração da porcentagem (40 em cada 100 alunos da escola gostam de futebol).
O significado da fração como operador, ou seja, quando ela desempenha um papel de transformação, algo que atua sobre uma situação e a modifica. Esta ideia está presente, por exemplo, num problema do tipo “que número devo multiplicar por 3 para obter 2”.

Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais

Números Racionais: representação fracionária, representação decimal e representação porcentual.
É importante estudar as representações dos números racionais: frações, números decimais e porcentagem de forma simultânea.
Fração é um objeto e os estudos mostram que apóia-se na ideia de parte-todo e com apoio em grandezas contínuas (pizzas, bolos, chocolates,..).
A expressão “racional” (ratio) refere-se à ideia de “razão” entre dois números.        
Não existe número fracionário ou decimal, existe sim a representação do número racional nestas formas.
A ideia de metade pode ser representada de infinitas maneiras.
Paralelismo com números naturais: funções sociais, hipóteses dos alunos sobre as escritas, hipóteses sobre comparação e significados a partir do seu uso em situações-problema.

                   



   

   


Números Racionais


Primeira Parte
Números Racionais



Inicialmente devemos pensar na função social do número e também nele como objeto matemático.



Atividade utilizando CALCULADORA



Divisão
Resultado
1 : 2
0,5
1 : 3
0,333333333...
1 : 4
0,25
1 : 5
0,2
1 : 6
0,16666666...
1 : 7
0,14285714285
1 : 8
0,125
1 : 9
0,111111111...
1 : 10
0,1



Ao professor: observar que existe uma ordenação tanto na primeira coluna como na segunda.

Para o aluno essa é uma atividade que poderá ficar na sua memória. Pois para o aluno será uma oportunidade de tomar contato com uma atividade inesperada.   



O aluno deverá estabelecer um critério para observar que existe uma ordenação na segunda coluna (Resultado).



Atividade utilizando CALCULADORA



Regularidades e Surpresas



a)   8 : 0,5 = 16

b)  7 : 0,5 = 14

c)    6 : 0,5 = 12

d)  5 : 0,5 = 10

e)   4 : 0,5 = 8

f)     3 : 0,5 = 6

g)   2 : 0,5 = 4

h)  1 : 0,5 = 2



Que regularidades os alunos devem observar:

O resultado é o dobro do número dividido (dividendo).

Dividir um número por 0,5 é multiplicar o dividendo por dois.



Atividade: Leitura e escrita de números racionais na forma decimal







c
d
u
d
c
m

8
5,
5



3
0,
7
3



7,
2
5


6
9,
0
0
4









Parte Inteira        

Parte Decimal

Ao Professor: ela serve de base para nomearmos as unidades de medidas do sistema métrico.

O concreto é a própria escrita e neste sentido devemos tomar cuidado com o uso do material dourado.

Um material cria uma imagem mental e devemos questionar até que ponto nos ajuda na compreensão de um conceito.



PCN

“A construção da ideia de número racional é relacionada à divisão entre dois números inteiros, excluindo-se o caso em que o divisor é zero. Ou seja, desde que um número represente o quociente entre dois números inteiros quaisquer (o segundo não nulo), ele é um número racional.

No entanto, em que pese às relações entre números naturais, a aprendizagem dos números racionais supõe rupturas com ideias construídas pelos alunos acerca dos números naturais, e, portanto, demanda tempo e uma abordagem adequada.

Ao raciocinar sobre os números racionais como se fossem naturais, os alunos acabam tendo que enfrentar vários obstáculos:

·      Um deles está ligado ao fato de que cada número racional pode ser representado por diferentes (e infinitas) escritas fracionárias; por exemplo, 1/3, 2/6, 3/9 e 4/12 são diferentes representações de um mesmo número;

·      Outro diz respeito à comparação entre racionais: acostumados com a relação 3 > 2, terão que construir uma escrita que lhes parece contraditória, ou seja, 1/3 < 1/2;

·      Se o “tamanho” da escrita numérica era um bom indicador da ordem de grandeza no caso dos números naturais (8345 > 41), a comparação entre 2,3 e 2,125 já não obedece o mesmo critério;

·      Se ao multiplicar um número natural por outro natural (sendo este diferente de 0 ou 1) a expectativa era a de encontrar um número maior que ambos, 10 por 1/2 se surpreenderão ao ver que o resultado é menor que 10;

·      Se a sequência dos números naturais permite falar em sucessor e antecessor, para os racionais não faz sentido, uma vez que entre dois números racionais é sempre possível encontrar outros números racionais; assim, o aluno deverá perceber que entre 0,8 e 0,9 estão números como 0,81, 0,815 ou 0,87.

Ao optar por começar o estudo dos racionais pelo seu reconhecimento no contexto diário, deve-se observar que eles aparecem no cotidiano das pessoas muito mais em sua representação decimal (números com vírgula) do que na forma fracionária.

O advento das calculadoras fez com que as representações decimais se tornassem bastante freqüentes. Desse modo, um trabalho interessante consiste em utilizá-las para o estudo das representações decimais na escola. Por meio de atividades em que os alunos são convidados a dividir, usando a calculadora, 1 por 2, 1 por 3, 1 por 4, 1 por 5, etc., e a levantar hipóteses sobre as escritas que aparecem no visor da calculadora, eles começarão a interpretar o significado dessas representações decimais.

Usando a calculadora, também perceberão que as regras do sistema de numeração decimal, utilizadas para representar números naturais, podem ser aplicadas para se obter a escrita dos racionais na forma decimal, acrescendo-se novas ordens à direita da unidade (a primeira ordem) e de forma decrescente.



Além da exploração dessas escritas pelo uso da calculadora, os alunos também estabelecerão relação entre elas e as representações referentes ao sistema monetário e aos sistemas de medida.

Já o contato com representações fracionárias é bem menos freqüente; na vida cotidiana o uso de frações limita-se a metades, terços, quartos e mais pela via da linguagem oral do que das representações.

A prática mais comum para explorar o conceito de fração é a que recorre a situações em que está implícita a relação parte-todo; é o caso das tradicionais divisões de um chocolate, ou de uma pizza, em partes iguais.”