terça-feira, 6 de setembro de 2011

Situações Problema

Primeiros 7 Problemas:  

1º.) Uma moça, ao se preparar para uma festa, resolveu escolher uma corrente, entre as duas que possui, e um brinco dentre os 4 que possui. De quantas maneiras distintas ela poderá fazer tal escolha?
2º.) Considere agora que a mesma moça tem também três pulseiras e resolveu escolher também uma pulseira para colocar. Quantas seriam as formas distintas de sair, para a tal festa, com uma corrente, um par de brincos e uma pulseira.
3º.) Considere ainda que, a mesma, moça, além da corrente, brincos e pulseiras , também desejasse escolher um dentre 8 anéis que possui e um dentre 3 relógios. Quantos seriam os casos possíveis agora?
4º.) Um jovem jogou 2 moedas, quantos resultados distintos ele poderá obter? (represente)
5º.) Um apostador lançou dois dados. Para decidir em que apostaria, pensou inicialmente nos resultados distintos que ele poderia obter. Quantos são eles? (Represente o espaço amostral)
6º.) Um jovem jogou 5 moedas, quantos resultados distintos ele poderá obter?       
7º.) Um apostador lançou três dados para decidir em que apostaria, pensou inicialmente nos resultados distintos que ele poderia obter. Quantos são eles?

1º.) Princípio Multiplicativo.
___ . ____ = ____.
2 . 4 = 8  ou 4 . 2 = 8.

2º.) Princípio Multiplicativo.
___ . ___ . ___ =  ____.
2 . 4 . 3 = 24.

3º.) Princípio Multiplicativo.
___ . ___ . ___ . ___ = ____ .
2 . 4  . 3 . 8 . 3  =  576.

4º.) Determinar o espaço amostral: Ω = {(C,C); (C, K); (K, C); (K, K)}.
Penso que seja interessante construir com os alunos as ramificações de uma árvore. Didaticamente deixa evidente uma regularidade: 21  e  22 .

5º.) Determinar o espaço amostral: Ω = {(1, 1); ...(6, 6)}.
Penso que seja interessante construir com os alunos as ramificações de uma árvore, fazendo a correspondência entre os números das faces do primeiro dado com o do segundo, um a um.
___ . ___ = ___.
6 . 6 = 36.

6º.) Analogamente ao problema 4 devemos continuar construindo as ramificações de uma árvore e também determinar o espaço amostral.
R: 25 = 32.

7º.) Analogamente ao problema 5 devemos aplicar o princípio multiplicativo.
___ . ___ . ___ = ___ .
6 . 6 . 6 = 216.

Nenhum comentário:

Postar um comentário