terça-feira, 14 de julho de 2020

Professora Carmen - Atividades de JULHO/2020 - Geografia - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

E.E. Professor Orlando Geríbola

Atividades de Geografia – Professora Carmen

1º anos A, B e C

Data de entrega 20/07/2020

 

 Texto 1

A Crise na Venezuela


A Venezuela tem passado por uma grave crise política social, e econômica, gerando problemas humanitários vivenciados por sua população. Segundo relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA – 2019), em 2018 cerca de 5.000 venezuelanos abandonaram o país por dia, por conta de problemas de “escassez de alimentos e medicamentos, hiperinflação, violência generalizada, colapso econômico [...] e da violação em massa e sistemática dos Direitos Humanos”. Nesse mesmo ano, “3,4 milhões de venezuelanos, aproximadamente mais de 10% da sua população, fugiram para diferentes destinos da América Latina e Caribe”. O relatório ainda faz uma previsão para o final do ano de 2019, no qual o total de migrantes e refugiados ultrapassam os 5 milhões de pessoas, número que se aproxima ao fluxo de refugiados dos conflitos armados nos países da Síria e do Afeganistão, em 2015. Dentre os principais países que receberam esses imigrantes e refugiados, estão a Colômbia (1,2 milhões de venezuelanos), o Peru (700.000), o Chile (265.800), o Equador (250.000), a Argentina (130.000) e o Brasil (100.000 pessoas). A crise vivenciada pela Venezuela tem se agravado desde 2013.

Texto adaptado para o São Paulo Faz Escola. Fonte: Informe preliminar sobre a crise dos migrantes e refugiados venezuelanos na região (2019).

      

 

Texto 2

 

                    Venezuelanos cruzam rio inundado para buscar comida na Colômbia

 

Na fronteira da Colômbia com a Venezuela, o fechamento da Ponte Internacional Simón Bolívar tem levado refugiados e migrantes venezuelanos a buscar rotas alternativas e perigosas para buscar comida e remédios em território colombiano.

Muitos deles se arriscam pelo rio Táchira, palco de uma cheia nesta semana devido às fortes chuvas. O relato é da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

O venezuelano Jose Luis Jiménez se arriscou em meio a bandidos e grupos armados para cruzar a fronteira do seu país com a Colômbia, em uma busca desesperada por comida para a família.

Como milhares de seus compatriotas, ele viaja pelas traiçoeiras trochas, os caminhos enlameados que cortam o cerrado às margens do rio Táchira. O curso d’água separa a Venezuela da Colômbia.

 

 

 

 

 

Em uma cozinha comunitária apoiada pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e comandada pela diocese local da Igreja Católica, o expatriado era um entre os milhares de venezuelanos famintos, aguardando na fila por uma refeição quente.

A cozinha, apelidada de Divina Providência, serve até 8 mil refeições por dia e é vital para refugiados e migrantes que passam por Cúcuta, mas também para pessoas como Jose Luis, que continua morando na Venezuela, mas cruza a fronteira para a Colômbia todos os dias. Chuveiros, consultas médicas e apoio legal também estão disponíveis no estabelecimento.

 

 

Venezuelanos cruzam rio inundado para buscar comida na Colômbia. Fonte: Nações Unidas.

2019. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/venezuelanos-cruzam-rio-inundado-para-buscarcomida-na-colombia/>. Acesso em: 06 nov. 2019.

 

 

 

Com base nos textos, nos seus conhecimentos e pesquisas adicionais, responda às questões:

 

1-) Quais são os principais motivos da elevada migração da população venezuelana?

 2-) Explique por que a Colômbia recebe um número maior de venezuelanos do que os outros países.

3-) Quais países fazem fronteira com a Venezuela?

4-) Com o apoio do Atlas Geográfico e livros didáticos, localize e identifique no mapa mudo a seguir os principais países receptores de migrantes e refugiados venezuelanos citados no texto “A crise na Venezuela’’

Observação: As respostas devem ser enviadas  até dia 21/07, para o meu e mail carmenlizete@uol.com.br, ou pelo Whats, no meu particular.

Essa atividade e a anterior a esta, irão compor as notas do 2º bimestre

Abraços.

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