terça-feira, 14 de julho de 2020

Professora Carmen - Atividades de JULHO/2020 - Geografia - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

EE. Professor Orlando Geríbola

Atividades de Geografia - Professora Carmen

9º Anos A e B - 2º bimestre

 

A - ANÁLISE E LEITURA DE TEXTO E MAPA: MEIO NATURAL

Você já parou para pensar em como a sociedade vai estruturando o espaço geográfico no

decorrer do tempo? Para compreender a produção do espaço mundial como um processo de

longa duração, é fundamental entender que a visão de mundo mudou ao longo dos séculos, de acordo com as características de cada sociedade e do acúmulo de conhecimentos científicos e tecnológicos então produzidos. Leia o texto e a ilustração do mapa histórico a seguir, e responda às questões propostas no seu caderno.

Mapa mundi estilo T-O

Responda:

a) Indique quais continentes estão representados no mapa.

b) Indique quais continentes não estão representados no mapa. Por que esses continentes

não aparecem no mapa?

c) Explique qual a visão de mundo apresentada no mapa.

d) A representação desse mapa reflete as técnicas cartográficas disponíveis na época? Justifique sua resposta.

 

 

 

B – ANÁLISE DE MAPA: MEIO NATURAL E TÉCNICO

Nos dias atuais, as pessoas de diferentes lugares e regiões do mundo estão integradas, criando uma grande rede, mas nem sempre foi assim. Como vimos na atividade anterior, com o “Mapa do mundo conhecido”, apenas os continentes africano, asiático e europeu eram conhecidos até aquele momento. O mapa a seguir apresenta o planisfério de Cantino, feito em 1502.

O planisfério de Cantino mostra o mundo como ficou conhecido no final do século XV e início do XVI, depois das viagens de exploração realizadas pelos portugueses, espanhóis e ingleses às Américas, África e Índia. Imagine que nesse período as viagens entre Portugal e Brasil poderiam durar mais de 40 dias, e eram extremamente precárias, desconfortáveis e perigosas. Os desafios enfrentados pelas tripulações eram constantes, além das mortes ocorridas pelos naufrágios das embarcações em decorrência de tempestades, muitos morriam devido às doenças, ataques de piratas e, também, das lutas travadas com os nativos.

 

Com base, no mapa 1, seus conhecimentos e pesquisas adicionais em livros didáticos disponíveis, responda às questões propostas no seu caderno.

a) Comparando o planisfério de Cantino (1502) e o Mapa do mundo conhecido (Mapa mundi estilo T-O, 623), é possível apontar se as técnicas utilizadas pela sociedade da época evoluíram? Por quê?

 

b) Indique quais continentes estão representados no planisfério de Cantino (1502).

 

c) No período retratado no planisfério de Cantino, já existia uma integração entre as pessoas dos diferentes continentes?

 

Observação:

 Queridos alunos, as respostas podem ser enviada até 21/07, no meu e mail: carmenlizete@uol.com.br, ou no por whats no meu particular, o número está no grupo dos 9º anos.

Fiquem com Deus


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