ROTEIRO
DE LÍNGUA PORTUGUESA
Professora
Márcia Muniz
2ª
Série B do Ensino Médio
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Caderno do aluno volume 2 (atividade
referente aos dias 8,9 e 10 de Junho).
Como vínhamos
estudando em nossas aulas presenciais a produção literária dos autores
brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações.
São as chamadas gerações românticas no Brasil.
A primeira
geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda
geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a
terceira de "geração condoreira".
Em especial a terceira geração foi caracterizada
pela poesia social e libertária. Nela estão
refletidas as lutas internas da segunda metade do reinado de Dom Pedro II.
Seu principal
representante foi Castro Alves,
seguido por Sousândrade.
Castro Alves
Diferente dos
poetas da primeira geração romântica, Castro Alves (1847-1871) amplia o
universo antes intimista e trata, além do amor, da mulher, do sonho, a
coletividade, o abolicionismo e as
lutas de classe.
https://www.todamateria.com.br/geracoes-romanticas-no-brasil/
Embora
os anos tenham passado, a luta contra o racismo no mundo ainda continua.
Atualmente
estamos assistindo no mundo todo a luta contra o Racismo, que se evidenciou
novamente diante da morte de George Floyd nos EUA.
Leia o texto
abaixo.
Da diferença à desigualdade
Somos mesmo
muito diferentes. E podemos considerar isso uma coisa boa! Mas a diferença
começa a ficar complicada quando vira desigualdade.
A desigualdade
social é uma das que mais nos incomodam. Por que algumas pessoas são
riquíssimas, enquanto outras mal têm o que comer? Isso não é injusto?
E a
desigualdade de gênero, entre homem e mulher? Muita coisa tem mudado, mas ainda
hoje as mulheres ganham menos do que os homens - e muitas vezes, quando voltam
pra casa, enfrentam uma segunda jornada de trabalho: cuidando dos afazeres
domésticos, sem a ajuda do companheiro!
E temos também
a desigualdade racial: a situação dos negros no Brasil não melhorou muito desde
a abolição da escravidão. Eles continuam sendo os mais pobres da nossa
população, e junto com isso surgem outros problemas: a falta de acesso aos
estudos e à universidade; os estereótipos negativos, ligados à criminalidade; a
violência da polícia, enfim. O racismo aparece de várias formas.
Mas de várias
formas também aparecem às lutas contra as desigualdades: movimentos, coletivos,
organizações, sindicatos. Junto aos seus iguais, os oprimidos lutam. Porque
queremos uma sociedade de pessoas diferentes, mas com igualdade de condições de
vida!
Fonte:
Revista Nova Escola: “Os motivos da desigualdade”.
Reflita sobre o texto e depois
responda à questão abaixo:
Vivemos num
mundo de igualdade de condições? Justifique sua resposta.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .
Lembre-se de utilizar os conectores para fazer sua justificativa. Trata-se de um texto de
opinião, portanto não se prenda apenas a fatos (exemplos).
Atividade
adaptada do Jornal Joca Edição de Número:151
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