terça-feira, 16 de junho de 2020

Professora Márcia Muniz - Língua Portuguesa - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Jornal JOCA

 

ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Professora Márcia Muniz

2ª Série B do Ensino Médio

 

ATENÇÃO!

Você deve acompanhar as aulas nos diversos canais disponibilizados pela SEE/SP:

CMSP

TV CULTURA CANAL 2.3

FACEBOOK

YOUTUBE


GRUPO DE WHATSAPP (Escola)

 

 

Caderno do aluno volume 2 (atividade referente aos dias 8,9 e 10 de Junho).

 

Como vínhamos estudando em nossas aulas presenciais a produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil.

A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".

Em especial a terceira geração foi caracterizada pela poesia social e libertária. Nela estão refletidas as lutas internas da segunda metade do reinado de Dom Pedro II.

Seu principal representante foi Castro Alves, seguido por Sousândrade.

 

Castro Alves

Diferente dos poetas da primeira geração romântica, Castro Alves (1847-1871) amplia o universo antes intimista e trata, além do amor, da mulher, do sonho, a coletividade, o abolicionismo e as lutas de classe.

 

https://www.todamateria.com.br/geracoes-romanticas-no-brasil/

 

 

Ponto De Interrogação, Perguntando


 

Embora os anos tenham passado, a luta contra o racismo no mundo ainda continua.

Atualmente estamos assistindo no mundo todo a luta contra o Racismo, que se evidenciou novamente diante da morte de George Floyd nos EUA.

Leia o texto abaixo.

 

Da diferença à desigualdade

 

     Somos mesmo muito diferentes. E podemos considerar isso uma coisa boa! Mas a diferença começa a ficar complicada quando vira desigualdade.

     A desigualdade social é uma das que mais nos incomodam. Por que algumas pessoas são riquíssimas, enquanto outras mal têm o que comer? Isso não é injusto?

     E a desigualdade de gênero, entre homem e mulher? Muita coisa tem mudado, mas ainda hoje as mulheres ganham menos do que os homens - e muitas vezes, quando voltam pra casa, enfrentam uma segunda jornada de trabalho: cuidando dos afazeres domésticos, sem a ajuda do companheiro!

     E temos também a desigualdade racial: a situação dos negros no Brasil não melhorou muito desde a abolição da escravidão. Eles continuam sendo os mais pobres da nossa população, e junto com isso surgem outros problemas: a falta de acesso aos estudos e à universidade; os estereótipos negativos, ligados à criminalidade; a violência da polícia, enfim. O racismo aparece de várias formas.

     Mas de várias formas também aparecem às lutas contra as desigualdades: movimentos, coletivos, organizações, sindicatos. Junto aos seus iguais, os oprimidos lutam. Porque queremos uma sociedade de pessoas diferentes, mas com igualdade de condições de vida!

 

 Fonte: Revista Nova Escola: “Os motivos da desigualdade”.

 

 

 

 

 Reflita sobre o texto e depois responda à questão abaixo:

 

Vivemos num mundo de igualdade de condições? Justifique sua resposta.

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

 

Lembre-se de utilizar os conectores para fazer sua justificativa. Trata-se de um texto de opinião, portanto não se prenda apenas a fatos (exemplos).

 

Atividade adaptada do Jornal Joca Edição de Número:151






Fonte da Imagem: https://www.jornaljoca.com.br/ (Jornal JOCA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário