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Faça a leitura do seguinte texto:
Influenciador digital: o que é e como classificá-lo?
Influenciador digital é um indivíduo que possui um público fiel e
engajado em seus canais online e, em alguma medida, exerce capacidade de
influência na tomada de decisão de compra de seus seguidores.
Segundo a revista Forbes, uma das mais importantes quando se trata de marketing digital, o termo
“influência”, neste contexto, está diretamente relacionado aos seguidores com
quem o influenciador compartilha conteúdo.
O Influencer
Marketing Hub, dos Estados Unidos, complementa a definição ao afirmar que o
influenciador “tem o poder de afetar a decisão de compra por causa da sua
autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com seu público”.
Tamanho do influenciador digital
Não existe um tamanho certo para que uma pessoa seja considerada
influenciadora. Ela pode ter dezenas de milhões de seguidores ou pode contar
com apenas algumas centenas. É por isso que existem algumas classificações para
os influenciadores de acordo com o número de seguidores que possuem.
As cinco classificações que aparecem imagem são:
·
Megainfluenciador é o grupo em que
figuram as grandes estrelas, mesclando nativos digitais, como Whindersson Nunes, e estrelas do esporte e da
música, como o jogador de futebol Neymar e a cantora Anitta, por exemplo. Todos
passaram da casa de 1 milhão de seguidores.
·
Macroinfluenciadores (500 mil a 1
milhão de seguidores)
·
e intermediários (100 mil a 500 mil) são
normalmente pessoas que já têm grande relevância em segmentos específicos ou
nichos. Dois exemplos: o comediante Fábio Rabin (752 mil
inscritos no YouTube em agosto de 2019) é relevante em stand-up comedy em São
Paulo enquanto Sergio Rocha (217 mil) é o principal creator quando se trata de corrida de rua.
·
Microinfluenciadores (10 mil a 100
mil seguidores)
·
e nanoinfluenciadores (menos de 10
mil) são bastante nichados. Individualmente, talvez não causem grande impacto
em um segmento. Mas, em grupo, podem alcançar audiências significativas.
Por que essas classificações são relevantes? Porque elas são levadas em
consideração quando marcas fazem ações com influenciadores, o que constitui a
base do marketing de influência.
E aí mora uma diferença significativa. Influenciadores, por si só, não
são sinônimo de marketing de influência. O influencer marketing —
como o termo foi originalmente alcunhado, em inglês — acontece quando as marcas
se associam aos creators para alcançar seus públicos com fins de marketing.
Para essa finalidade, gestores de marketing não se baseiam apenas no
número de seguidores dos influenciadores. Eles precisam ir além e fazer uma
avaliação mais completa.
O tripé da influência
O que caracteriza o grau de influência que uma pessoa efetivamente
exerce sobre o público que o acompanha é o bom desempenho em três aspectos:
alcance, relevância e ressonância.
Entenda o que significa cada um dos pilares:
·
Alcance diz respeito ao potencial que
um influenciador tem de espalhar a sua mensagem. Se ele tem muitos seguidores,
seu alcance tende naturalmente a ser grande. Mas se os seus seguidores também
tiverem muitos seguidores, o alcance se torna potencialmente ainda maior —
porque pessoas compartilham posts.
·
Ressonância diz respeito ao quanto as
pessoas estão efetivamente passando a mensagem do influenciador adiante em seu
segmento. O que ele diz é compartilhado, discutido, comentado? Há interação e
engajamento dentro daquele segmento ou nicho? Esse elemento é crucial porque
diferencia influenciadores reais daqueles que compram seguidores falsos.
·
Relevância é a importância que o
influenciador digital tem dentro do seu segmento ou nicho. Perceba que ele não
precisa ser popular nem ter milhões de seguidores. Precisa apenas ser relevante
dentro do grupo que se propõe a influenciar.
Este conceito do tripé da influência, em inglês, é muitas vezes chamado
de “3 Rs do marketing de influência” porque as palavras correspondentes começam
com R naquele idioma: “reach”, “ressonance” e “relevance”.
Analisar o tripé da influência é importante para eliminar o erro que
muitas marcas cometem de avaliar um influenciador apenas pelo número de
seguidores ou pelo número de interações num post. As próprias redes sociais já
questionam a validade de dados isolados como esses.
Por exemplo, em 2019, o Instagram decidiu esconder parcialmente o número de curtidas de cada post, o que obriga
qualquer pessoa a fazer uma análise mais completa se quiser tirar uma conclusão
sobre o desempenho da publicação.
Nativos digitais, celebridades e cia
Influenciadores digitais, por toda a definição apresentada neste post,
podem ser pessoas que conquistaram fama na própria internet ou em outras
mídias.
Por isso, o mercado adotou termos para especificar os diferentes tipos
de influenciadores digitais com a finalidade de diferenciá-los quanto à sua
natureza.
·
Nativos digitais: são famosos que
formaram seus públicos nas próprias plataformas online e redes sociais — como
blog, YouTube, Instagram, Facebook, podcast etc. Alguns exemplos: Gabriela Pugliesi, Whindersson
Nunes e PewDiePie.
·
Celebridades: ficaram famosos em mídias
tradicionais — como TV, cinema, rádio — e aproveitaram a popularidade para
criar público nas redes sociais. Casos de Luciano Huck, Anitta e Neymar.
·
Jornalistas: o mecanismo é
similar ao das celebridades, pois usaram a reputação e o renome adquiridos em
outras mídias para construir seu próprio público — como aconteceu com Evaristo Costa e William Waack.
·
Ativistas: formaram uma audiência não
exatamente porque lançaram um determinado conteúdo, mas porque conseguiram
conquistar uma posição de liderança em grupos que se unem em torno de uma
causa. São casos de Emma Watson e Luisa Mell.
Atividade: (responder no caderno)
01 – O que você entende de Digital influencer?
02 – Como é dado a classificação do Digital
Influencer?
03 – Quais as áreas de influências?
04 – Explique o que é TRI PÉ DA INFLUÊNCIA?
05 – Você segue algum Digital Influencer? Se, sim,
qual ou quais?
06 – Quais são os temas que mais chamam a tua
atenção?
Este post foi originalmente publicado em 20 de outubro de 2017 e vem
sendo continuamente atualizado e enriquecido desde então. https://www.influency.me/blog/influenciador-digital/
ASSISTIR UM DOS VÍDEOS ABAIXO:
01 – VÍDEO : https://www.youtube.com/watch?v=HfkY0IYS52k
02 – VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=1QFp0p1ONTc
De acordo com o vídeo, responda em seu
caderno:
Identificação do vídeo: _______________________________________________________________
Data:___________________________________________________________
Síntese do assunto: _______________________________________________________________
Quais são os possíveis impactos das fake
news: _______________________________________________________________
Qual é a ideia central da mensagem:
_______________________________________________________________
Quais são as contribuições sobre a discussão
do tema para sua formação?
_______________________________________________________________
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