No ano passado, exame indicou que 26,7% das crianças não tinham a aprendizagem considerada adequada em escrita e 57,5% estavam abaixo do esperado em Matemática
Realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Avaliação Nacional de Educação (ANA) deste ano será aplicada entre os dias 14 e 25 de novembro. A prova é destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.
A ANA é um instrumento de avaliação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que prevê a alfabetização plena de todas as crianças até os 8 anos, e examina os conhecimentos dos estudantes em três áreas: leitura, escrita e Matemática. Em 2015, os dados do exame mostraram que 22,21% das crianças dessa etapa só desenvolveram a capacidade de ler palavras isoladas. Em escrita, 26,67% desses alunos não tinham aprendizagem considerada adequada, enquanto em Matemática o número sobe para 57,5%.
Quem participa da prova?
Todas as escolas públicas urbanas e rurais que possuam pelo menos dez estudantes matriculados em turmas regulares do 3º ano participam do exame. Não são avaliadas as classes multisseriadas e as de correção de fluxo, enquanto a participação das escolas indígenas é optativa, pela diferença na grade curricular. Os estudantes com deficiência, transtornos globais ou específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades educacionais especiais também poderão participar, desde que estejam registrados no Censo Escolar 2016.
A prova será realizada em colaboração com as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação e a aplicação do teste terá dois dias, sendo o primeiro dedicado a leitura e escrita e o segundo a Matemática. As escolas participantes serão contatadas para agendar a aplicação a partir do dia 1º de outubro.
As diretrizes para as provas de 2016 da ANA ainda não foram divulgadas. Nos anos anteriores, o exame contou com 40 itens, sendo 37 de múltipla escolha e três dissertativas. As questões avaliam o desenvolvimento da habilidade de escrever palavras de forma convencional e de produzir textos de acordo com o gênero solicitado, com coerência e coesão, respeitando os aspectos ortográficos e gramaticais de acordo com o esperado para essa faixa etária. Já em Matemática, as questões perpassam o eixo numérico e algébrico (associar números a sua representação simbólica e conjuntos de objetos a sua representação numérica, compor e decompor números e resolver problemas do campo aditivo e multiplicativo); geometria (identificar figuras planas e espaciais); grandezas e medidas (identificar, comparar e relacionar comprimentos, tempo em diferentes sistemas de medidas, células e moedas); e tratamento da informação (identificar informações apresentadas em tabelas e gráficos).
As informações sobre a realização da ANA estão disponíveis no
Diário Oficial.