segunda-feira, 2 de maio de 2016

Oficinas - CAEM/USP - Mês de Maio

Oficina 5

11 e 18/05
(4as feira)

14h - 17h
É, de fato, impossível duplicar um cubo?
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: Um dos problemas mais intrigantes da antiguidade é, sem dúvidas, o problema da duplicação do cubo: "dado um cubo, obter um segundo cubo cujo volume seja o dobro do volume do primeiro". Nesta oficina, discutiremos o significado das construções geométricas com uso de régua e compasso e mostraremos que com esses instrumentos o problema é insolúvel. No entanto, exploraremos construções aproximadas, construções que se valem do chamado método de neusis e, ainda, discutiremos uma recente tentativa - frustrada - de solução.
Duração: 6 horas
Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 6

12 e 19/05 e 02/06
(5as feiras)

14h - 17h
Translações, rotações e reflexões no Ensino Fundamental
Profa. Cláudia Cueva Cândido (IME - USP)
Profa. Débora Costa Cona (mestranda do IME- USP e professora da rede estadual de ensino)
Resumo: Nesta oficina será apresentada uma sequência didática para o ensino de isometrias, transformações geométricas que preservam forma e tamanho de figuras planas. A abordagem na Educação Básica é recomendada nos PCN's, não somente por permitir o desenvolvimento de habilidades de percepção espacial, mas, principalmente, como recurso para favorecer a compreensão do conceito de congruência entre figuras planas. Os participantes da oficina serão convidados a discutir sobre os objetivos de aprendizagem da sequência didática e sobre a adequação das atividades propostas aos estudantes do Ensino Fundamental, no sentido atingir os objetivos apontados.
Duração: 9 horas
Público alvo:
Número de vagas: 40
Taxa: atividade gratuita 
Oficina 7

14 e 21/05
(sábados)

09h - 12h
Exploração da função polinomial do 2o grau com o auxílio do software GeoGebra
Profa. Vera Helena Giusti de Souza (Universidade Anhanguera de São Paulo)
Prof. William Vieira (Instituto Federal de São Paulo - IFSP)
Prof. Roberto Seidi Imafuku (Instituto Federal de São Paulo - IFSP)
Resumo: Segundo o pesquisador e matemático sul-africano Michael De Villiers (2002), "... as demonstrações são uma parte indispensável do conhecimento matemático ... e seu valor está muito além da mera verificação de resultados", e ferramentas como o GeoGebra permitem que, por meio da dinamicidade e da visualização, se façam conjecturas sobre propriedades que precisam posteriormente ser demonstradas. Para esta oficina, propõe-se a exploração, com o auxílio das ferramentas do software GeoGebra, do papel que os parâmetros, presentes nas equações algébricas das formas canônica e desenvolvida da função do 2o grau, desempenham nos gráficos da função. Com o auxílio do software, é possível visualizar, explorar e elaborar conjecturas que, posteriormente, num ambiente papel e lápis, podem ser demonstradas algebricamente.
Duração: 6 horas
Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
Número de vagas: 20
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 8

16 e 23/05
(2as feiras)

14h - 17h
Fórmula de Herão
Prof. Carlos N C Oliveira (Colégio Bandeirantes)
Resumo: Esta oficina tem por objetivo mostrar como uma sucessão de teoremas elementares e demonstrações quase imediatas (que serão propostas aos participantes), podem levar, de modos ora intrincado e ora inesperados, a um resultado útil e belo: a fórmula de Herão. Esta será deduzida de quatro formas diferentes. Além disso será apresentado um corolário e a demonstração da equivalência entre o teorema de Pitágoras e a fórmula de Herão.
Duração: 6 horas
Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 9

30/05 e 06/06
(2as feiras)

14h - 17h
Matemática: a regente das escalas musicais
Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: Matemática e música estão mais intimamente relacionadas do que geralmente se pensa. Uma das estruturas que conecta música à Matemática é a escala musical. Nesta oficina pretendemos estudar a Escala Pitagórica e sua relação com razões e proporções, e também a escola temperada de Bach e sua relação com logaritmos.
Duração: 6 horas
Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00


Fonte: https://www.ime.usp.br/caem/

Um comentário:

  1. por favor.
    Como faço para obter mais informações sobre os cursos?
    Obrigado.
    Luiz

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