domingo, 10 de agosto de 2014

Primeira Parte - Algumas "Ideias" do Texto de Telma Weiz



Ponto de vista “adultocêntrico”, forma como se concebe a aprendizagem das crianças a partir da própria perspectiva do adulto que já domina o conteúdo que quer ensinar.
“A partir dessa perspectiva, o professor (do lugar de quem já sabe) define, a priori, o que é mais fácil e o que é mais difícil para os alunos e quais os caminhos que eles devem percorrer para realizar as atividades desejadas”.  
“A adoção de uma postura adultocêntrica não é uma decisão voluntária dos professores, uma vez que, o conhecimento científico que trazem consigo, não lhes permite enxergar e acolher uma outra concepção de aprendizagem relacionada à perspectiva do aprendiz”.
“A metodologia nas cartilhas de alfabetização contribui para o fracasso escolar”.
A partir das pesquisas realizadas por Emília Ferrero e Ana Teberosky (1970), Psicogênese da Língua escrita, observou-se que “em uma sociedade letrada, as crianças constroem conhecimentos sobre a escrita desde muito cedo, a partir do que observam na interação com o seu meio físico e social e das reflexões que fazem a esse respeito.“
“As pesquisas evidenciaram que quando as crianças ainda não se alfabetizaram, buscam uma lógica que explique o que não compreendem, elaborando hipóteses muito interessantes sobre o funcionamento da escrita.”     
“As crianças constroem hipóteses sobre a escrita e seus usos a partir da participação em situações nas quais os textos têm uma função social de fato.”
“É possível enxergar o que o aluno já sabe a partir do que ele produz e pensar no que fazer para que aprenda mais.”
“A função do professor é criar condições para que o aluno possa exercer a sua ação de aprender participando de situações que favoreçam a atividade mental, ou seja, o exercício intelectual.”
“Em uma concepção de aprendizagem construtivista, o conhecimento é visto como produto da ação e reflexão do aprendiz.”
“A criança representa a escrita de diferentes modos, como a representação de um conhecimento sobre a escrita que precede a compreensão real do funcionamento do sistema alfabético.”
“Para aprender, a criança passa por um processo que não tem a lógica do conhecimento final, como é visto pelos adultos.”
Para Piaget “o conhecimento é resultado da interação do sujeito com o meio externo, que é um processo no qual o sujeito participa ativamente, modificando o meio no qual está inserido e sendo, também, modificado por esse mesmo meio.”
“O modelo geral no qual se apóia a Psicogênese da Língua Escrita é de que há um processo de aquisição no qual a criança vai construindo hipóteses sobre a escrita, testando-as, descartando umas e reconstruindo outras.”
“O modelo de ensino atualmente relacionado ao construtivismo chama-se aprendizagem pela resolução de problemas (situações-problema).”
“Para ser capaz de aprender permanentemente, a bagagem básica necessária atualmente é acadêmico-cultural, em que se articulam conhecimentos de origem tradicionalmente escolar e aqueles relacionados aos movimentos culturais da sociedade (formação geral).”
A escola tem uma tripla função:
“Levar o aluno a aprender a aprender; dar-lhe os fundamentos acadêmicos e equalizar enormes diferenças no repertório de conhecimentos dos aprendizes*.”
·         “É praticamente impossível a escola realizar sozinha essa terceira função, mas sua contribuição é essencial, pois é preciso pensar como agir para democratizar o acesso e às possibilidades e construção de conhecimento.”

Fonte: Weisz, Telma. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem.  

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