segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Cursos no CAEM/USP/Segundo Semestre

CURSO DE ATUALIZAÇÃO Atividades para desenvolver o raciocínio lógico nos anos iniciais
Período para pré-inscrição: de 24/07/2014 até 29/08/2014.
 
 
No segundo semestre de 2014 o CAEM oferecerá, gratuitamente, o curso de atualização “Atividades para desenvolver o raciocínio lógico nos anos iniciais”.
Objetivos: O curso propõe discutir diversos tipos de atividades com o objetivo de desenvolver o raciocínio das crianças de forma natural, lúdica e prazerosa. Por meio de desafios e enigmas, pretende-se aguçar a inteligência, a imaginação e estimular a engenhosidade dos professores que consequentemente provocarão em seus alunos o estímulo necessário para a atividade matemática.
Especificamente os objetivos do curso são:
  • Proporcionar aos professores atividades para sala de aula que explorem conceitos básicos e princípios matemáticos, adequadas aos alunos dos anos iniciais;
  • Apresentar e discutir atividades divertidas, exercícios de observação, indução, análise e abstração, aumentando assim os processos mentais das crianças para resolver situações da vida cotidiana;
  • Experimentar práticas lúdicas para o desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • Desenvolver a capacidade de analisar situações, colocando problemas que exigem explicitar os diferentes processos de solução;
  • Desenvolver a capacidade de raciocínio dedutivo e indutivo a partir de situações envolvendo jogos, softwares, desafios e materiais manipuláveis;
  • Trabalhar com os conceitos básicos da lógica formal.


Ministrante:
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME-USP)
Taxa: Atividade gratuita
Público Alvo: Professores da rede pública (preferencialmente) de 1º ao 5º ano do ensino fundamental e professores de matemática em geral.
Carga horária: 30 horas
Número de vagas: 50 vagas.
Número mínimo para realização do curso: 10
Avaliação: serão propostas atividades que comporão a nota do participante.
Critério de aprovação: será aprovado o participante que obtiver média final maior ou igual a 7,0 e frequência nas aulas maior ou igual a 85%.
Datas previstas para os encontros: 06/09, 13/09, 27/09, 04/10, 18/10, 25/10, 08/11 e 29/11, sábados no período das 8h30 às 12h15.


Observações importantes
  • O curso de atualização Atividades para desenvolver o raciocínio lógino nos anos iniciais terá a duração de 30 horas e é destinado preferencialmente a professores atuando no Ensino Fundamental I, com formação superior em Pedagogia ou Licenciatura em Matemática.
  • De acordo com o regimento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na inscrição, o candidato deverá apresentar cópia de seu diploma de nível superior.
  • O participante aprovado (média maior ou igual a sete e com frequência mínima de 85%) receberá certificado expedido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Fonte: https://www.ime.usp.br/caem/atualizacao2.php 

Nenhum comentário:

Postar um comentário