terça-feira, 5 de agosto de 2014

Oficina de Geometria/Uso do papel quadriculado em sala de aula

Oficina de Matemática na Unidade Escolar: “Gabriela Maria Elizabeth Wienkem Irmã”


Professora: Lilian

Sextos Anos: C e B (ordem de desenvolvimento das atividades)

Objetivo: diante das informações coletadas na primeira AAP deste ano de 2014, foi possível observar as dificuldades de nossos alunos em “contar quadradinhos”, pensando na “ideia” de área e também ter clareza quanto ao significado de conceito perímetro quando temos “lado de quadradinho”. Nos sextos anos estamos tomando como unidade de medida o quadradinho inteiro, porém nos polígonos trabalhados temos na composição “metade” de quadradinho. Na sequência também trabalhamos com o papel quadriculado, propondo que os alunos desenvolvem-se as seguintes atividades: construir um quadrado de área igual a 36 (trinta e seis) quadradinhos; construir um retângulo de área igual a 35 (trinta e cinco) quadradinhos; fazer um desenho livre no qual tenha em sua composição: quadradinhos inteiros e metades de quadradinhos, em seguida determinar a área destas figuras e construir a tabuada do 3 (três) e do 5 (cinco) no papel quadriculado. Nesta proposta também trabalhamos algumas atividades com as operações matemáticas e ortografia.
Para desenvolver essas atividades com a sala de aula inteira fizemos algumas delas anteriormente com vários alunos dos três sextos anos, assim foi possível rever algumas atividades e rever algumas estratégias. 
Os alunos apresentaram muitas dificuldades em desenvolver as atividades no papel quadriculado e compreender que determinar a área de uma figura que pode ser decomposta em quadrados e retângulos é o produto dos seus lados. Talvez tenha ficado mais claro quando na confecção da tabuada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário