quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Habilidades de Comunicação



O tipo de relação que se estabelece entre o observador e o observado é extremamente influenciada pela qualidade da comunicação constituída.
Para promover uma boa comunicação, o observador deve desenvolver habilidades específicas para conduzir encontros para avaliação de processo com os observados.

Como habilidades de comunicação fundamentais elencamos o uso de:

Perguntas esclarecedoras
Paráfrases
Perguntas de sondagem

As perguntas esclarecedoras conduzem a uma imagem clara de uma situação específica apresentada ou ideia, sem fazer julgamento de valor ou generalizações. Estão sempre ligadas aos fatos, são rapidamente respondidas e são usadas para reunir informações.

Exemplos de perguntas esclarecedoras:
  • Quando ocorreu o fato?
  • Quantas pessoas estiveram envolvidas?
  • O que aconteceu?
  • Aonde aconteceu?

A paráfrase, geralmente usada após um rol de perguntas esclarecedoras, consiste em dizer, com suas próprias palavras, o que disse outra pessoa, com o objetivo de verificar se há entendimento do que o outro falou.

Exemplos de uso de paráfrase:
·       Pelo que entendi, a dificuldade para organizar grupos de trabalho com os alunos desta classe está relacionada aos problemas de relações interpessoais existentes entre eles. É isso mesmo?
·       Então você quer dizer que o desafio para promover uma pesquisa mais aprofundada sobre este tema está relacionado à falta de tempo e a necessidade de cumprir com todos os outros conteúdos estipulados para este bimestre. É isso mesmo?
·       Deixa eu ver se ficou claro... você está pensando em organizar uma visita a campo com o objetivo de ampliar a visão dos alunos sobre a degradação do meio ambiente. É este mesmo o objetivo?

Como podemos ver neste exercício, a pessoa que fez o relato inicial o observado já tem a possibilidade de refletir sobre o que foi dito e avaliar se é pertinente ou não. Caso não reconheça no discurso do observador sua fala original, expõe novamente suas ideias de outra forma. Uma frase clássica presente neste momento é: “Não é exatamente isso que eu quis dizer. Na verdade, a situação é essa, essa e essa...”.
Para realizar o uso de paráfrase deve-se ter habilidade de atenção, escuta ativa e empatia.
Como resultado temos um entendimento melhor do discurso e transmite-se um sentimento de interesse pelo outro.

As perguntas de sondagem são aquelas elaboradas após o uso de perguntas esclarecedoras e paráfrases. São perguntas que levam o observado à reflexão sobre o fato ocorrido ou ideia e a pensar em possíveis encaminhamentos. É uma estratégia muito interessante, pois tira do observador a responsabilidade de trazer respostas para os desafios encontrados no dia a dia da sala de aula, levando o próprio observado a buscar soluções dentro da sua realidade e competência. Isso não quer dizer que o observador não pode colaborar com ideias. Mas, a primeira percepção de encaminhamento surge do próprio professor, tendo mais significado e relevância para ele. Neste movimento, o observador é um moderador deste processo de reflexão e desenvolvimento profissional, exercendo seu papel de acordo com o que se espera de um gestor.

Como exemplos de perguntas de sondagem podemos citar:
  • O que você sugere para superar este desafio?
  • Que outra estratégia você já pensou para promover a aprendizagem?
  • Qual outro encaminhamento poderíamos dar para este assunto?

Contribuições: Supervisora Solange 


Nenhum comentário:

Postar um comentário