Dinâmicas com as Competências Socioemocionais
Inicialmente vamos entender a construção do material pedagógico, são 39 cartelas plastificadas onde 5 (cinco) cartelas são representadas pelas macrocompetências, discriminados seus conceitos; em seguida temos as competências socioemocionais correspondentes a determinada macrocompetências, discriminados seus conceitos. São 17 competências socioemocionais.
O jogo repete apenas a competência socioemocional em um coração vermelho (17).
Primeira Proposta de dinâmica
Deixar virada as cartelas com as 5 (cinco) macrocompetências e solicitar que 5 (cinco) Professores sem virar a cartela escolham uma.
Logo em seguida após essa etapa, peça que um dos Professores faça a leitura da cartela.
Exemplo:
Macrocompetência: Amabilidade – amabilidade é a capacidade ... .
Logo em seguida pedir que 3 (três) Professores se encaminhem até a mesa onde estão as competências socioemocionais e escolham aquelas jugam corretas em relação ao conceito lido. Neste momento estará sobre a mesa apenas as 17 cartelas com as competências socioemocionais e seus respectivos conceitos.
Faça o mesmo procedimento para as demais macrocompetências.
Encerrada essa etapa, espera-se que 22 (vinte e dois) Professores tenham sido contemplados.
Agora distribua as 17 cartelas com as competências socioemocionais nos corações vermelhos e peça que os Professores procurem seus pares.
Exemplo: Empatia com empatia.
Não há problemas se sobrarem cartelas, há a possibilidade de 39 (trinta e nove) participantes.
Agora é o momento de verificar se os GRUPOS estão corretos.
Exemplo: Amabilidade – Empatia – Respeito – Confiança.
A ideia neste momento é compreender os conceitos.
Observação: fazer na sala de aula com os alunos.
PCG
Dinâmicas com as Competências Socioemocionais
Inicialmente vamos entender a construção do material pedagógico, são 39 cartelas plastificadas onde 5 (cinco) cartelas são representadas pelas macrocompetências, discriminados seus conceitos; em seguida temos as competências socioemocionais correspondentes a determinada macrocompetências, discriminados seus conceitos. São 17 competências socioemocionais.
O jogo repete apenas a competência socioemocional em um coração vermelho (17).
Primeira Proposta de dinâmica
Deixar virada as cartelas com as 5 (cinco) macrocompetências e solicitar que 5 (cinco) Professores sem virar a cartela escolham uma.
Logo em seguida após essa etapa, peça que um dos Professores faça a leitura da cartela.
Exemplo:
Macrocompetência: Amabilidade – amabilidade é a capacidade ... .
Logo em seguida pedir que 3 (três) Professores se encaminhem até a mesa onde estão as competências socioemocionais e escolham aquelas jugam corretas em relação ao conceito lido. Neste momento estará sobre a mesa apenas as 17 cartelas com as competências socioemocionais e seus respectivos conceitos.
Faça o mesmo procedimento para as demais macrocompetências.
Encerrada essa etapa, espera-se que 22 (vinte e dois) Professores tenham sido contemplados.
Agora distribua as 17 cartelas com as competências socioemocionais nos corações vermelhos e peça que os Professores procurem seus pares.
Exemplo: Empatia com empatia.
Não há problemas se sobrarem cartelas, há a possibilidade de 39 (trinta e nove) participantes.
Agora é o momento de verificar se os GRUPOS estão corretos.
Exemplo: Amabilidade – Empatia – Respeito – Confiança.
A ideia neste momento é compreender os conceitos.
Observação: fazer na sala de aula com os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário