segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Orientação de Estudos - - - PCG - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"

 "Orientação de Estudos é uma disciplina que integra as atividades complementares da matriz curricular e que tem como principal característica o desenvolvimento de técnicas e estratégias que orientem e apoiem os alunos em suas práticas de estudo. Para além da perspectiva geral já apresentada, a Orientação de Estudos parte do pressuposto de que aprender a estudar é condição primordial para a superação de defasagens de aprendizagem, o desenvolvimento da autonomia e a formação de jovens protagonistas."


"As aulas de Orientação de Estudos apoiam o cumprimento dos componentes curriculares da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada e dão suporte para que não se produzam novas defasagens na aprendizagem dos alunos. Essas aulas se articulam com todas as áreas de conhecimento, mas não devem ser confundidas com o “reforço escolar”, nem usadas como um momento destinado à realização de tarefas de determinadas disciplinas. A Orientação de Estudos se relaciona, especialmente, com a Tutoria na medida em que o tutor acompanha o desempenho do tutorado e o apoia na definição e na consolidação de seus hábitos de estudo. A Orientação de Estudos também está diretamente relacionada à excelência acadêmica, pois favorece a construção do conhecimento pelo aluno, estimulando o desenvolvimento do Protagonismo Juvenil e dos Quatro Pilares da Educação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser)."


"O principal objetivo das aulas de Orientação de Estudos é a aprendizagem dos alunos, contribuindo para o aprimoramento de suas habilidades e a superação de suas eventuais defasagens. Para que isso aconteça, essa disciplina deve contribuir para que eles possam: a reconhecer a importância da aquisição de hábitos e rotinas de estudo; a identificar e reconhecer os fatores fundamentais para o ato de estudar; a compreender a diferença entre qualidade e intensidade de estudo; a apropriar-se da capacidade de organização para estudar; a compreender e aplicar técnicas de estudo na rotina diária; a consolidar hábitos e rotinas de estudo; a desenvolver uma postura protagonista em relação à própria aprendizagem; a desenvolver e/ou aprimorar as habilidades de autoavaliação. 


Fonte: BARRETO, Thereza Paes. Como devo estudar? Apostila de estudo orientado. Ensino Fundamental. Governo do Estado de São Paulo/ICE."


"As técnicas e estratégias de estudo propostas nas aulas de Orientação de Estudos devem favorecer a aprendizagem em todas as disciplinas da Base Nacional Comum, pois têm caráter transdisciplinar. Portanto, ainda que a disciplina Orientação de Estudos tenha conteúdos específicos voltados para a compreensão e a aplicação de determinadas técnicas de análise e de síntese (tais como grifos, esquema, resumo, paráfrase, resenha, mapa conceitual, por exemplo), é importante destacar que elas não constituem um fim em si mesmas, mas um meio que favorece o desenvolvimento da competência de ler e de escrever, a melhoria da aprendizagem e a superação das defasagens dos alunos."


"Os professores das disciplinas da Base Nacional Comum, mediados pelo PCG, devem dialogar continuamente com os professores de Orientação de Estudos para, juntos, programarem e planejarem as atividades a ser desenvolvidas nas aulas e acompanharem os resultados dessas aulas no desenvolvimento dos alunos nas disciplinas da Base Nacional Comum, por meio de indicadores de aprendizagem. O planejamento das aulas deve ocorrer em função das especificidades e das principais demandas de cada turma."


"O trabalho conjunto entre esses professores oferece subsídios para a definição da agenda do aluno em relação aos temas e aos conteúdos que serão estudados, ao momento em que isso será 18 feito e às estratégias que serão utilizadas. O PCG tem um papel importante no monitoramento desse processo e na articulação entre esses professores."


Fonte: SEE/SP

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