quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Professora Mary - - - - - - - Tecnologia e Inovação - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Tecnologia e Inovação

Professora: Mary

Ano / turmas: 6° Anos A, B e C

 

 

Nosso mundo cada vez mais plugado

 

Você já deve ter ouvido seus pais, avós e professores dizerem que o mundo passou por transformações muito rápidas, das quais eles foram testemunhas. Pense que até pouco tempo atrás, se você tivesse amigos ou parentes morando em outras cidades, por exemplo, só poderia falar com eles por telefone (fixo) ou por correspondência. Portanto, só poderia “vê-los” quando o correio entregassem as cartas contendo fotografias impressas. Haja saudade! Se quisesse assistir um filme, teria de esperar a estreia no cinema ou o dia e horário em que passaria na televisão. E se tivesse de comprar alguma coisa, teria de ir até a loja.

Viu só como essas e muitas outras coisas são diferentes hoje?

Você já refletiu sobre como a tecnologia digital vem ganhando espaço na nossa vida e como todos nós vivemos em rede. Mas já parou para pensar no quanto os dispositivos tecnológicos são “necessários” no dia a dia, inclusive para aproximar as pessoas e conectá-las? Das coisas mais simples às mais complexas, cada vez mais utilizamos dispositivos digitais para enviar mensagens, ouvir música, fazer pesquisa, chamar um táxi, pedir comida, pagar uma conta do banco, assistir a um vídeo, jogar, comprar produtos, conversar com amigos (e vê-los na tela!), nos informar e mais uma infinidade de tarefas.

 

Atividades 1

 

1)Quais são os dispositivos eletrônicos mais usados no dia a dia?

 

2)Na sua opinião, quais são os dispositivos mais usados para fazer tudo isso? E qual deles você considera indispensável?

 

Um país conectado

 

Não é preciso ter poderes mágicos para saber que são grandes as chances de você ter incluído os smartphones na sua resposta. Não é só entre brasileiros que estes aparelhinhos do tipo “faz-tudo” são um sucesso! Segundo estimativas da GSM (um consórcio de operadores de telefonia móvel), 2.5 bilhões de pessoas no mundo hoje usam smartphones. O que isso representa? Vamos fazer uma conta: se a população da Terra é de 7.7 bilhões, isso significa que de cada três pessoas, uma delas tem smartphone. O número te causou surpresa? Então vamos ver outros dados surpreendentes, desta vez sobre o Brasil.

Atividades 2

 

 

1) Para que servem os smartphones

 

2) Eles influenciaram o comportamento das pessoas? Em que sentido?

 

3) Por que tantas pessoas têm ou querem ter um smartphone?

 

4) Quanto tempo dura um smartphone?

 

5) Quais os impactos essa quantidade de smartphones produzidos causam ou podem causar ao meio ambiente?

 

 

Linha do tempo

 

A linha do tempo é um recurso gráfico muito útil para visualizar eventos marcantes e estabelecer relações entre eles. Pode ser um processo histórico, um projeto, a evolução de um produto, os títulos conquistados por seu time favorito ou ainda a história da sua família. Funciona como um resumo dos fatos mais importantes e, por isso, é uma ferramenta visual muito útil também nos estudos. Você pode montar sua linha do tempo de muitas formas, incluindo fotos e ilustrações, ou trabalhando com cores. O importante é organizar a cronologia de forma clara.

 

Atividade 3

 

Agora que vocês já refletiram sobre as funções dos smartphones e os motivos para tantas pessoas quererem ter um destes aparelhos, vamos investigar um pouco mais esta história!

Escolham um modelo de celular e façam uma pesquisa sobre a evolução desse aparelho, desde o lançamento do primeiro modelo, colocando as datas das versões que se seguiram.

 

Observação: Não deixe-me acumular as atividades... façam e enviem assim que terminar! 

e-mail:maryaparecidaprof@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário