E.E. "Professor Orlando
Geríbola"
Tecnologia e Inovação
Professora: Mary
Ano / turmas: 6° Anos
A, B e C
Nosso mundo cada vez mais plugado
Você já deve ter ouvido seus
pais, avós e professores dizerem que o mundo passou por transformações muito
rápidas, das quais eles foram testemunhas. Pense que até pouco tempo atrás, se
você tivesse amigos ou parentes morando em outras cidades, por exemplo, só
poderia falar com eles por telefone (fixo) ou por correspondência. Portanto, só
poderia “vê-los” quando o correio entregassem as cartas contendo fotografias
impressas. Haja saudade! Se quisesse assistir um filme, teria de esperar a
estreia no cinema ou o dia e horário em que passaria na televisão. E se tivesse
de comprar alguma coisa, teria de ir até a loja.
Viu só como essas e muitas outras
coisas são diferentes hoje?
Você já refletiu sobre como a
tecnologia digital vem ganhando espaço na nossa vida e como todos nós vivemos
em rede. Mas já parou para pensar no quanto os dispositivos tecnológicos são
“necessários” no dia a dia, inclusive para aproximar as pessoas e conectá-las?
Das coisas mais simples às mais complexas, cada vez mais utilizamos dispositivos
digitais para enviar mensagens, ouvir música, fazer pesquisa, chamar um táxi,
pedir comida, pagar uma conta do banco, assistir a um vídeo, jogar, comprar
produtos, conversar com amigos (e vê-los na tela!), nos informar e mais uma
infinidade de tarefas.
Atividades 1
1)Quais são os dispositivos
eletrônicos mais usados no dia a dia?
2)Na sua opinião, quais são os
dispositivos mais usados para fazer tudo isso? E qual deles você considera
indispensável?
Um país conectado
Não é preciso ter poderes mágicos
para saber que são grandes as chances de você ter incluído os smartphones na
sua resposta. Não é só entre brasileiros que estes aparelhinhos do tipo
“faz-tudo” são um sucesso! Segundo estimativas da GSM (um consórcio de
operadores de telefonia móvel), 2.5 bilhões de pessoas no mundo hoje usam
smartphones. O que isso representa? Vamos fazer uma conta: se a população da
Terra é de 7.7 bilhões, isso significa que de cada três pessoas, uma delas tem
smartphone. O número te causou surpresa? Então vamos ver outros dados
surpreendentes, desta vez sobre o Brasil.
Atividades 2
1) Para que servem os smartphones
2) Eles influenciaram o
comportamento das pessoas? Em que sentido?
3) Por que tantas pessoas têm ou
querem ter um smartphone?
4) Quanto tempo dura um
smartphone?
5) Quais os impactos essa
quantidade de smartphones produzidos causam ou podem causar ao meio ambiente?
Linha do tempo
A linha do tempo é um recurso
gráfico muito útil para visualizar eventos marcantes e estabelecer relações
entre eles. Pode ser um processo histórico, um projeto, a evolução de um
produto, os títulos conquistados por seu time favorito ou ainda a história da
sua família. Funciona como um resumo dos fatos mais importantes e, por isso, é
uma ferramenta visual muito útil também nos estudos. Você pode montar sua linha
do tempo de muitas formas, incluindo fotos e ilustrações, ou trabalhando com
cores. O importante é organizar a cronologia de forma clara.
Atividade 3
Agora que vocês já refletiram sobre as funções dos
smartphones e os motivos para tantas pessoas quererem ter um destes aparelhos,
vamos investigar um pouco mais esta história!
Escolham um modelo de celular e façam uma pesquisa sobre a
evolução desse aparelho, desde o lançamento do primeiro modelo, colocando as
datas das versões que se seguiram.
Observação: Não deixe-me acumular as atividades... façam e enviem assim que terminar!
e-mail:maryaparecidaprof@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário