quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Professor Jonathans - - - - - - - Disciplina de Tecnologia - - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Para esta atividade, assistir ao vídeo, segue o link:

https://www.youtube.com/watch?v=u6Jae9AHayc

Storyboard

Você já teve o prazer de fazer um storyboard?


 

É sempre gratificante ver suas ideias tomando forma, criando vida e aparecendo pela primeira vez.

Essa é a experiência do storyboard: contar sua história quadro a quadro, antes de transformá-la em vídeo.

 

Storyboard é um guia visual ilustrado, quadro a quadro, que mostra as principais cenas de um vídeo.

Com certeza, você já viu uma dessas sequências de desenhos, que lembram o esboço de uma história em quadrinhos.

Basicamente, é a ferramenta de planejamento por trás de qualquer produto audiovisua

Seu propósito é oferecer a pré-visualização das cenas, enquadramentos e movimentos de um vídeo, antes de iniciar as gravações.

Assim, você consegue avaliar como a narrativa se desenrola na sequência de quadros, ajustando o que for preciso para contar melhor sua história.

Quem inventou o storyboard foi a indústria cinematográfica, e o modelo se tornou essencial na televisão, nos games e, claro, na publicidade e no marketing.

Inclusive, o Hubspot já revelou que 87% dos consumidores querem ver mais vídeos de suas marcas preferidas em 2019.

Do outro lado, 88% dos profissionais de marketing planejam aumentar seus investimentos no audiovisual.

Haja storyboard para dar conta dessa explosão de vídeos.

 

Por que criar um storyboard?

Entre um bom roteiro e uma gravação bem-sucedida, há um storyboard bem-feito.

 

Isso porque o storyboard oferece um mapa completo da obra audiovisual, que o texto não dá conta de representar.

 

Será que o vídeo vai retratar exatamente o que você pensou no roteiro?

 

O público vai sentir o que você planejou?

 

A história vai ser contada de uma forma engajante?

 

Essas perguntas são facilmente respondidas pelo storyboard – daí sua importância em qualquer projeto de vídeo.

Considere que mais de 5 bilhões de vídeos são assistidos na internet todos os dias, segundo a Render Forest, e que 81% das empresas já utilizam o vídeo marketing, de acordo com o Hubspot.

 

Já são motivos suficientes para investir em produções certeiras, não? 

 

Mapeie sua história

-  Com o roteiro em mãos, você deve começar o processo de criação do storyboard pelo mapeamento da história.

- Diferentemente do roteiro, que possui diversos detalhes técnicos, um novo documento deverá ser criado para orientar seu storyboard a partir da narrativa.

 

Veja como fazer isso em etapas simples.

 

Crie uma linha do tempo

 

A linha do tempo é um roteiro cronológico com todos os acontecimentos da sua história.

Mesmo que o roteiro fuja da lógica linear, os eventos deverão vir na sequência de gravação.

 

- Então, tudo o que você tem que fazer é escrever sua história na ordem em que vai aparecer no vídeo.

Não se preocupe com o formato aqui – apenas com as ideias.

Ao mapear os eventos, você já terá uma noção da sequência narrativa e de como isso vai funcionar no esquema visual.

 

Identifique as cenas-chaves da história

- Observe sua linha do tempo e marque quais cenas representam o clímax da sua produção.

- Esses serão os principais acontecimentos da sua narrativa, que devem chamar a atenção do espectador.

- Capriche na escolha das cenas-chaves: elas resumem a identidade da sua criação.

 

Estabeleça um nível de detalhamento

Até que ponto você vai detalhar os elementos no seu storyboard?

- A regra é ser o mais simples possível, mostrando algumas características das personagens, ambiente e ações.

 

Em resumo, você deve anotar tudo o que julgar importante em termos de imagens, pensando em um esboço fácil de entender à primeira vista.

 

Faça uma descrição de cada cena

Agora que você já tem a sequência e os detalhes, é só descrever cada cena conforme o roteiro estabelece.

 

Aqui, vale usar todas as informações necessárias para entender a sequência, como o tempo, ações das personagens, quem aparece em qual momento, objetos utilizados, etc.

Projetando o storyboard

imagem de exemplo de projeto de storyboard em branco

Nessa etapa, você já está com todo o conteúdo pronto e engatilhado.

 

Agora é só escolher o modelo do seu storyboard e colocar a mão na massa.

 

As opções são inúmeras: usar o bom e velho papel e desenhar à mão, usar softwares de edição de imagens ou mesmo aplicativos e plataformas com templates prontos.

 

Se você tem habilidades em ilustração e design, esse é o momento de usar o talento ao seu favor para personalizar o storyboard ao máximo.

 

Se desenhar não é seu forte, saiba que a ferramenta funciona até com bonecos palito.

 

Há opções de plataformas, aplicativos, softwares e plug-ins com versões gratuitas e pagas, para profissionais e amadores.

Separei algumas das melhores, olha só.

 


 Observação: atividade de responsabilidade do Professor Jonathans. 

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