segunda-feira, 24 de abril de 2017

Visita a Unidade Escolar: "Professora Francisca Lisboa Peralta"

Estive na escola durante a ATPC para acompanhar as ações pedagógicas e inicialmente a Professora Coordenadora Zenaide me convidou para participar da nomeação oficial do Grêmio Estudantil. 

A Diretora Marcia explanou sobre a atuação do colegiado em 2016, principalmente sobre os pontos positivos e com relação as expectativas de organização e participação para o ano de 2017. 

Achei muito interessante os posicionamentos dos alunos com relação as mais variadas questões durante a reunião, eles deixaram um posicionamento positivo e interessado com intenções maduras de colocar em prática e protagonizar ideias e projetos para escola. Havia um espaço democrático muito rico durante toda reunião.

Conversei com os Professores de Matemática: Natalice e Osmar, apresentei algumas propostas de atividades diversificadas e diferenciadas e encaminhei um volume considerável de arquivos para apreciação. 

Conversei com o Professor de história sobre algumas questões, entre elas: sobre a importância dos cursos da EFAP, disponíveis em www.escoladeformacao.sp.gov.br

Conversei com a Professora de Matemática do Sétimo Ano C e a possibilidade de compartilharmos uma Oficina de Matemática, nas duas primeiras aulas na sexta-feira. 

A conversa do ATPC girou em torno da quantidade de notas vermelhas no primeiro bimestre a a necessidade de uma reflexão coletiva sobre o tema: "Avaliação e seus desdobramentos". 

Vários assuntos acabaram por surgir, entre eles: a importância de escutarmos nossos alunos, individualmente quando possível ou mesmo no coletivo; a importância de conhecermos seus projetos de vida, seus objetivos e metas; a importância do registro, como fazê-lo de forma objetiva e consistente; entre outros. 

Acabei também por enviar no e-mail pedagógico da escola algumas sugestões de textos do Site:  (https://gestaoescolar.org.br/Gestão Escolar e as cópias de todas as atividades Matemáticas enviadas aos dois Professores de Matemática. 

Muito obrigado a todos.

Parabéns pelas ricas discussões e ideias! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário