segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Bebida e direção não combinam: entenda por quê

Qualquer quantidade de álcool ingerida deprime o Sistema Nervoso Central e diminui os reflexos da pessoa, fazendo com que ela não tenha plenas condições para dirigir. Cuidado!

Quem dirige após ingerir bebida alcoólica coloca em risco não apenas a sua vida, mas a dos passageiros do veículo e das pessoas a sua volta. Por isso é importante não dirigir após beber, mesmo que julgue ter ingerido pequena quantidade, e nem permitir que pessoas próximas tenham esse tipo de conduta. Isso parece consenso geral, mas a pesquisa da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), aponta que 54% das pessoas assumem a direção após a ingestão de bebida alcóolica. 

bebida 1.pngUma vez que o álcool é ingerido, ele cairá na corrente sanguínea e atuará sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), reduzindo várias habilidades, como a coordenação motora, por exemplo. Utilizar recursos como manter o estômago cheio, tomar banhos gelados, tomar um café ou a utilização de outros meios, podem até diminuir a sensação de embriaguez, mas não conseguem retirar o álcool do sangue e não restabelecem os reflexos normais da pessoa.
Além de alterar os reflexos do condutor, o consumo de álcool afeta a sobrevivência dos envolvidos em um acidente de trânsito. Segundo a ABRAMET, o álcool reduz a capacidade de percepção da velocidade e dos obstáculos, diminui a habilidade de controlar o veículo, manter a trajetória e realizar curvas.
Qualquer quantidade de álcool ingerida, por mínima que seja, diminui os reflexos da pessoa, fazendo com que ela não tenha plenas condições para dirigir. Pela lei não é permitido nenhum nível de concentração de álcool por litro de sangue.
Outro ponto importante a lembrar é que o álcool tem ação mais rápida e intensa no organismo feminino do que no masculino. 

Confira o porquê, no quadro ilustrativo.


bebida 2.jpg
Imagem relacionada
Programa Direção Segura
O Governo do Estado de São Paulo conta com o Programa Direção Segura, que já aplicou mais de 111 mil testes de etilômetro (bafômetro), desde fevereiro de 2013, quando foi lançado.

Foram realizadas mais de 11 mil autuações por embriaguez ao volante. Dessas, mais de 1,6 mil foram por crime de trânsito devido ao teor alcoólico apontado. O objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, conscientizando a sociedade sobre os perigos da combinação entre álcool e direção. O Programa integra equipes do Detran.SP, das Polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, agilizando as providências decorrentes de cada abordagem, no local e no momento da ação.
Atualmente o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que o motorista flagrado conduzindo sob efeito de álcool ou que se recusar a fazer o teste do etilômetro (bafômetro) será multado em R$ 2.934,70. No caso de reincidência no período de 12 meses, a pena será aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH por dois anos.
Para mais informações, acesse o Portal do Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário