quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Contribuições do Professor Vanderley

Cursos oferecidos pela EFAP têm aprovação recorde em 2016


Ações de planejamento e acompanhamento contribuíram para resultados positivos

Acompanhamento e escuta. Foi assim que a equipe do DEPEC – Departamento de Programas de Formação Continuada, da Escola de Formação de Professores, conseguiu chegar ao final deste ano com índices de aprovação de ações oferecidas pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP) bem acima do esperado para cursos a distância.

A 1ª edição de 2016 do curso "Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem: Recursos metodológicos e superação de defasagens", com 4 mil inscritos, foi concluída com quase 90% de aprovação. Já a 1ª edição de 2016 do "Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e suas Especificações", oferecido a 10 mil participantes, chegou a 91% de aprovação.

"Os resultados são os mais representativos desde que a EFAP iniciou sua oferta somente no modelo autoinstrucional, em 2015", afirma Cristina Mabelini, diretora do DEPEC (Departamento de Estágios e Cursos de Qualificação Profissional). Para ela, os números confirmam que as ações de planejamento e acompanhamento definidas em equipe e efetuadas pelos gestores dos cursos ofertados estão dando resultados.

Cristina Mabelini aponta ainda outros fatores para o sucesso das ações, como, por exemplo, conteúdo alinhado às expectativas da rede pública estadual paulista e articulado às atividades profissionais, propostas de atividades contextualizadas ao cotidiano escolar, linguagem acessível e carga horária adequada.

Nova estratégia de acompanhamento

Este ano, o DEPEC desenvolveu um conjunto de estratégias para a gestão das ações de formação oferecidas pela EFAP, que incluiu o acompanhamento detalhado durante o andamento do curso. O processo aconteceu por meio das comunidades de aprendizagem, onde foi possível sentir o interesse do cursista, e também por meio de informações específicas, como o cumprimento de atividades, tempo de permanência em cada tela do Ambiente Virtual de Aprendizagem, tempo médio de acessos aos conteúdos e vídeo, facilidades e dificuldades durante o percurso de aprendizagem.

O CENAV – Centro de Avaliação da EFAP, também ofereceu apoio, enviando um relatório quinzenal de desempenho e performance. "Neste ano passamos a enviar boletins direcionados. No início do curso nosso foco foram os cursistas que ainda não haviam acessado o AVA-EFAP. Após o período inicial os boletins foram direcionados àqueles cursistas com atividades pendentes, lembrando sobre a importância da conclusão do curso; e percebemos rapidamente que muitos atenderam ao nosso chamado", explica a gestora Marina Matera.

Outra preocupação diz respeito ao período em que o curso é oferecido. A EFAP tem procurado atender ao pedido dos cursistas para que as ações não coincidam com o fechamento de notas, o que também colabora para o bom aproveitamento e impede que os profissionais desistam ao longo do caminho. Segundo o Censo Ead Brasil 2014, a média de evasão de cursos a distância no país chegou a 50%, muito superior aos menos de 5% registrados no "Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e suas Especificações " e os 8% do "Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem: Recursos metodológicos e superação de defasagens".

Fonte: EFAP.

Por Equipe Intranet

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