sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Secretaria prorroga prazo do questionário para ouvir estudantes e professores sobre gestão democrática

Opinião será importante para ampliar o debate na rede estadual e atualizar a legislação de grêmios, associações de pais e mestres e conselhos escolares; formulário ficará disponível até 18 de dezembro

A Secretaria da Educação de São Paulo acaba de prorrogar o prazo do questionário online para ouvir estudantes, professores, funcionários e pais ou responsáveis das 5 mil escolas da rede estadual. A enquete faz parte de uma série de iniciativas para atualizar a legislação e ampliar as ações de grêmios, associações de pais e mestres e conselhos escolares. As questões são selecionadas de acordo com cada público. Clique aqui para acessar o sistema, que ficará no ar até 18 de dezembro no Portal da Educação. 
A ideia é que a partir das respostas seja possível traçar um diagnóstico mais preciso sobre a situação atual dessas três instâncias e quais as expectativas para os próximos anos. Por isso, as perguntas foram elaboradas após grupos de escutas com 2.700 representantes das comunidades escolar em 15 polos do Estado no mês de agosto. As discussões serviram para pautar o vocabulário da enquete e os temas abordados.
A próxima fase terá início em 2017 com a realização de encontros regionais e estadual, incluindo a participação da União Brasileira dos Estudantes, sindicato dos professores, universidades públicas e outros atores importantes para a construção das diretrizes. Nesse momento também serão divulgados os resultados do questionário, que servirão de subsídios para os debates.
É, portanto, a partir dessas contribuições e de uma consulta pública aberta em todos os municípios paulistas que o projeto de lei será elaborado e encaminhado à Assembleia Legislativa. Aprovado, professores, supervisores de ensino e equipes passarão por curso de formação com o intuito de garantir a implantação no currículo das escolas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário