terça-feira, 26 de maio de 2015

Escola Aprendente

"A escola que se pensa e que se avalia como organização aprendente, dentro do seu projeto educativo, é uma instituição que se caracteriza como emancipatória e se estabelece como um local onde se vivencia a cidadania dos que ali trabalham e dos que ali estudam, contextualizando com a vida real".

"A escola reflexiva, tem que se perceber como uma organização que aprende e se amplia pela interação mútua e continuada entre seus membros, só assim se sistematizará como um ambiente dinâmico, flexível e aberto."

"Na sociedade planetária, nós nos reconhecemos como cidadãos do mundo, mas que impõe como racionalização através da tecnologia. O conhecimento deve ser visto na perspectiva de uma aventura para qual a educação deve fornecer apoio indispensável. A contextualização é a condição essencial da eficácia da aprendizagem". 

"Educação,no sentido abrangente, é o procedimento real do cultivo histórico da essência humana".

"Educação, no sentido exato, é um procedimento social que tem finalidade de contribuir, direta e intencionalmente, no procedimento de constituição histórica das pessoas". 

"O professor em uma escola como organização aprendente, passou a ser um aprendiz em formação continuada, um construtor de conhecimentos, um colaborador, e, sobretudo, um parceiro na organização da aprendizagem".      

"O professor reflexivo é aquele que pensa no que faz, que é comprometido com a profissão e se sente autônomo, capaz de tomar decisões e ter opiniões. Quando o professor faz isso corretamente, o aluno aprende a gerir seu estudo. Dificilmente ele será alguém que só decora, porque o mestre incute nele estratégias de interrogação e busca formá-lo como um indivíduo autônomo". 

Ideias de Edgar Moran, Isabel Alarcão e M. H. Furllan. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário