quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Oficinas no CAEM/USP Outubro de 2014

Oficina 10

03 e 10/10
(6as feiras)

14h - 17h
Números Complexos: uma abordagem geométrica
Izabela Cesário Corrêa Ananias (licencianda em Matemática - IME - USP)
Orientação: Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: O ensino dos números complexos tradicionalmente prioriza o aspecto algébrico para, somente depois, relacionar esse conjunto numérico à geometria. Seria possível inverter essa prioridade, apresentando números complexos como pontos ou vetores de um plano fixado, com eixos real e imaginário? Nesta oficina, vamos apresentar uma proposta de ensino dos números complexos cuja abordagem geométrica estará em primeiro plano e discutiremos vantagens e desvantagens deste tratamento.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: atividade gratuita
Oficina 11

08/10
(4a feira)

14h - 17h
Ladrilhamentos
Prof. Sérgio Alves (IME - USP)
Profa. Elvia Mureb Sallum (IME - USP)
Resumo: O objetivo da oficina é entender porque certos preenchimentos do plano com ladrilhos em formato de polígonos apareceram em lugares distantes no tempo e no espaço. O aluno terá a oportunidade de testar possibilidades e classificar ladrilhamentos do plano por polígonos regulares.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 12

11/10
(Sábado)

09h - 12h
Desenvolvendo ideias de inferência na educação básica
Prof. Marcos Nascimento Magalhães (IME - USP)
Resumo: Nesta oficina vamos discutir o uso de Estatística na sociedade, a organização de informações a as ideias básicas de estimação, incluindo atividades de inferência informal.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino médio.
Número de vagas: 60
Taxa: atividade gratuita
Oficina 13

18/10
(Sábado)

09h - 12h
Atividade cancelada.
Esta oficina será oferecida na Semana da Licenciatura do IME-USP, dia 17/10 das 19h20 às 22h30.
Acesse o site da SELIC e obtenha mais informações.
A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áureas e suas ocorrências na natureza
Prof. Valdemar Setzer (IME - USP)
Resumo: Nesta oficina mostraremos como podem ser ensinados conceitos matemáticos por meio de atividades artísticas, e como relações matemáticas ocorrem aproximadamente na natureza, a fim de que o ensino não seja puramente intelectual e abstrato. Em particular, o assunto envolve uma aplicação da equação do 2º grau e introduz conceitos de convergência de sequências.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino médio.
Oficina 14

22 e 29/10
(4as feiras)

14h - 17h
Linguagem algébrica: quando é mesmo necessária?
Erick Gonçalves Pereira (licenciando em Matemática - IME - USP)
Orientação: Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Resumo: Sabemos que a linguagem algébrica é muito importante na resolução de problemas que envolvem um valor desconhecido. Apesar disso, muitas vezes, a linguagem algébrica parece artificial e desnecessária para os alunos que começam a estudá-la, pois eles são capazes de resolver muitos desses problemas de várias outras formas. Nesta oficina, pretendemos explorar modos variados de resolver problemas envolvendo valores desconhecidos, usando, inclusive, um pouco de história da Matemática. Além disso, pretendemos apresentar outros contextos em que a álgebra é, realmente, necessária.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II.
Número de vagas: 40
Taxa: atividade gratuita
Oficina 15

31/10 e 07/11
(6as feiras)

14h - 17h
Estudo dinâmico de noções geométricas para os anos iniciais
Profa. Ana Paula Jahn (IME - USP)
Proa. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Pretende-se propor atividades investigativas visando ao aprendizado de noções geométricas básicas, tais como: ângulo, triângulo, quadriláteros, simetria e transformações. As atividades sugeridas foram criadas tendo em vista tanto seu uso na sala de aula quanto na capacitação do professor, com o uso do computador como metodologia eficaz no ensino e aprendizagem da geometria.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental I.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00

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