quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Oficinas CAEM/USP/IME

Oficinas programadas para o primeiro semestre de 2014


As inscrições são confirmadas pela ordem de envio da documentação necessária e do comprovante de pagamento (no caso das oficinas pagas).


Datas e Horários
Descrição
Oficina 1

12/03
(4a feira)

14h - 17h
Acertos e erros na elaboração de provas de matemática 
Prof. Antonio Carlos Brolezzi (IME - USP)
Resumo: O espaço tradicional da prova escrita é um ritual importante que deve ser invadido pela mentalidade da resolução de problemas. Refletiremos nesta oficina sobre coisas certas e erradas que são comuns na elaboração de questões de provas de matemática. Consideramos que as provas são oportunidades únicas de aprendizagem, mas é preciso fugir da rotina e estimular a criatividade e o poder de pensamento matemático dos alunos.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 2

22/03
(sábado)

09h - 12h
A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áureas e suas ocorrências na natureza 
Prof. Valdemar W. Setzer (IME - USP)
Resumo: Nesta oficina mostraremos como podem ser ensinados conceitos matemáticos por meio de atividades artísticas, e como relações matemáticas ocorrem aproximadamente na natureza, a fim de que o ensino não seja puramente intelectual e abstrato. Em particular, o assunto envolve uma aplicação da equação do 2º grau e introduz conceitos de convergência de sequências.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 3

28/03
(6a feira)

14h - 17h
Logaritmos: pra quê?
Prof. Ernani Nagy de Moraes (Escola de Aplicação da FE-USP)
Resumo: Estudar logaritmos no Ensino médio tem motivo! Sabemos, por exemplo, que há diversas situações em que apenas equações exponenciais não são suficientes. É muito importante mostrar aos alunos algumas das razões da existência de logaritmos, bem como aplicações diretas. Trataremos dessa e de outras questões, refletindo sobre atividades para a sala de aula, envolvendo a resolução de exercícios, situações-problema e jogos, com e sem o uso de calculadoras científicas. Além disso, estudaremos o software iGraf para a análise de curvas logarítmicas.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 4

04 e 11/04
(6as feiras)

14h - 17h
Pontos notáveis de um triângulo: um estudo dinâmico e estendido
Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: Assim como baricentro, ortocentro, circuncentro e incentro, há outros pontos notáveis em um triângulo que também possuem propriedades muito interessantes. Nesta oficina abordaremos as construções geométricas elementares e mostraremos a existência de outros pontos notáveis, bem como alguns teoremas que os relacionam. Os resultados serão investigados com o software de geometria dinâmica Geogebra.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 5

15 e 22/04
(3as feiras)

14h - 17h
Equações quadráticas: muito mais que a fórmula de Bhaskara
Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: A resolução das equações quadráticas, desde a antiguidade, levou muitos povos a desenvolverem interessantes e diversas ideias. Também em sala de aula, a álgebra pode ser explorada de forma mais profunda e significativa, quando as estratégias de resolução das equações quadráticas não se limitam à aplicação da fórmula de Bhaskara. O objetivo dessa oficina é permitir que os professores ampliem e aprofundem a compreensão das estratégias de resolução de equações quadráticas que exploram em suas aulas.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 6

26/04
(sábado)

09h - 12h
Desenvolvendo ideias de inferência na educação básica
Prof. Marcos Nascimento Magalhães (IME- USP)
Resumo: Nesta oficina vamos explorar a Estatística na sociedade, organização de informações, ideias básicas de estimação e propor atividades de inferência informal.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino médio.
Número de vagas: 60
Taxa: atividade gratuita 
Oficina 7

06 e 13/05
(3as feiras)

19h - 22h

Oficina no período noturno

Malba Tahan: O homem que encantava
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Na formação dos nossos alunos, ler os livros de Malba Tahan é fundamental. Como utilizar os seus livros e as suas ideias na sala de aula? Esta oficina pretende modestamente ajudar a responder tal pergunta. Um outro aspecto é apresentar e discutir a visão que ele tinha sobre o ensino da matemática. Por exemplo, ele era defensor do laboratório de matemática há 50 anos; na sua época era um crítico ferrenho do algebrismo e um dos seus livros apresenta de forma didática a lógica. No dia da matemática venha conhecer mais sobre este ícone da Educação Matemática.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 8

21/05
(4a feiras)

14h - 17h
A variabilidade no ensino de estatística: o que existe além dos cálculos
Profa. Lisbeth Kaiserlian Cordani (IME - USP)
Resumo: A estatística, campo para discussão de incerteza e aleatoriedade, nem sempre é bem explorada no cotidiano escolar. Junto com as medidas tradicionais de posição (média, mediana e moda) deveriam ser introduzidas e discutidas as medidas de variabilidade, desde as mais simples (como a amplitude) até outras mais completas (como o desvio padrão). Mas somente os cálculos não ajudarão a desenvolver a capacidade crítica dos alunos. Vamos além?
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 9

24/05
(sábado)

14h - 17h
Relógio de Sol: confecção e um plano de aula
Prof. Ernesto Rosa
Resumo: Exploraremos a construção de um relógio de sol na escola e discutiremos assuntos de astronomia, tais como movimentos aparentes do sol, estações do ano, história do tempo. Esta oficina integra ainda as disciplinas de ciências, história, geografia e artes.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 10

30/05 e 06/06
(6as feiras)

14h - 17h
Sistemas lineares: interpretações e métodos de resolução
Izabela Cesário Corrêa Ananias (aluna do curso de Licenciatura do IME - USP)
Orientação: Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: A resolução de sistemas lineares na Escola Básica não se resume apenas aos métodos mais populares. Estes algoritmos podem parecer mais práticos, entretanto não explicitam a riqueza de conteúdos que permeiam o tema, tais como geometria e álgebra. Nesta oficina pretendemos estudar a teoria envolvida na resolução de sistemas lineares e, investigando os diferentes métodos de resolução, poderemos explorar conteúdos como matrizes e geometria analítica. Por fim, destacaremos que nosso trabalho pode ser otimizado utilizando softwares gratuitos de geometria dinâmica, sanando assim algumas dificuldades dos alunos na abordagem desse assunto em sala de aula.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: atividade gratuita.
Oficina 11

03 e 10/06
(3as feiras)


19h - 22h

Oficina no período noturno

Algoritmos de divisão: por que funcionam?
Jéssica Zanquim (aluna do curso de Licenciatura do IME - USP)
Orientação: Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Ao longo dos anos escolares os alunos se deparam com vários métodos e algoritmos nas aulas de matemática. Algoritmos para divisão de números são, em geral, muito reproduzidos mas nem sempre bem compreendidos. Por exemplo, para a divisão de frações muitos alunos memorizam que basta "copiar a fração de cima e multiplicar pelo inverso da fração de baixo", sem entender o porquê de tal procedimento. Nesta oficina abordaremos algoritmos da divisão com números inteiros, decimais e fracionários. Apresentaremos atividades para o tratamento desses algoritmos, possibilitando uma abordagem significativa.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: atividade gratuita
Oficina 12

07 e 14/06
(sábados)


09h - 12h
Recursos didáticos para a sala de aula dos anos iniciais
Profa. Ruth Ribas Itacarambi (Faculdades Oswaldo Cruz)
Resumo: O que são recursos didáticos na perspectiva dos teóricos da Educação? Nesta oficina estudaremos esse assunto e apresentaremos alguns recursos como mediadores na construção de número, sistema de numeração e operações. Vamos mostrar e experimentar alguns recursos para desenvolver noções de geometria e visualização.
Duração: 6 horas
Público alvo:professores do ensino fundamental I.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00

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