segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Livro: "O diabo dos números"

“Este livro tem um herói e um vilão. O herói é Robert, um menino de onze anos que usa um pijama azul e vive assombrado por pesadelos: uma hora é engolido por um peixe, outra hora está caindo num precipício, às vezes está para ganhar um presente muito desejado e o presente desaparece justo quando ele vai pegá-lo.
Um dia os pesadelos se modificam: tornam-se uma sequência de doze sonhos dos quais Robert convive com um certo Teplotaxl, um demônio que anda sempre de bengala e faz todo tipo de bruxaria com os números. De sonho em sonho Teplotaxl consegue dominar Robert: sacudindo a bengala para todo lado, vence as resistências do menino e o aprisiona entre contas, cálculos triângulos, expoentes etc.

Mas estará errando quem pensar que Teplotaxl é algum bandido que mereça ser castigado, pois o único vilão desta história é o medo que os números podem provocar nas pessoas – o medo da matemática, que às vezes toma conta de nós assim que pomos o pé na escola pela primeira vez.

Escrito por um grande poeta alemão, O diabo dos números combate esse medo usando as letras como arma, isto é, “traduzindo” o pensamento matemático para “língua de gente”. Nos seus diálogos com Teplotaxl, Robert aprende a conversar sobre os números, e de conversa descobre que eles são um grande assunto, desses que dão vontade de falar durante horas e horas. No fundo, o que há de mais diabólico em Teplotaxl é que destrói a velha ideia de que matemática é coisa para gênios. Esta que aprendemos na escola não e não – e Robert que o diga. A certa altura, por exemplo, ele esbarra com a seguinte afirmação: “qualquer número por maior do que dois é a soma de dois números primos”. Mistério insolúvel? Pesadelo? Praga?

Não para quem tem o privilégio de ser cutucado pela bengala de Teplotaxl, pois este é um diabo que adora desmascarar os números. Teplotaxl é divertido e amoroso. Tão amoroso que ensina Robert a gostar ainda mais dos flocos de neve – só porque na estrutura deles existem relações fabulosas entre a aritmética e a geometria”.
 
Fonte: Livro: "O diabo dos números" (sinopse)

Um comentário:

  1. Projeto inscrito no PRODESC.

    Fale com o PCNP de Matemática do Ensino Fundamental II.

    Diretoria de Ensino Região Osasco

    Até breve.

    ResponderExcluir