quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Curso de Atualização USP/CAEM/IME

CURSO DE ATUALIZAÇÃO Transição do 5o para o 6o ano - o papel do professor de Matemática
No primeiro de semestre de 2014 o CAEM oferecerá, gratuitamente, o curso de atualização “Transição do 5o para o 6o ano - o papel do professor de Matemática”.
Objetivos: o curso pretende dar subsídios ao professor para auxiliá-lo em sua atuação. Especificamente são objetivos do curso
  • Discutir os conceitos e procedimentos matemáticos do 1º ciclo do ensino fundamental e o modo como os mesmos se conectam com os temas próprios do 2º ciclo.
  • Discutir estratégias para a sala de aula que incentivem a criatividade, a intuição e a argumentação dos alunos, auxiliando no aprendizado significativo e permanente.
  • Salientar a importância da Matemática para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio como organização, atenção e concentração, que também são necessárias para o aprendizado em geral.
  • Discutir o desenvolvimento da percepção de espaço, a capacidade de visualização e abstração, a habilidade de elaborar conjecturas acerca das relações geométricas nas figuras e a habilidade para argumentar ao tratar de validar as conjecturas.
  • Problematizar a interpretação e produção de escritas numéricas, construção dos significados das operações fundamentais e desenvolvimento de procedimentos de cálculo pela observação de regularidades e de propriedades das operações.

Ministrantes:
Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Profa. Cláudia Cueva Candido (IME - USP)
Profa. Cristina Cerri (IME - USP)
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Profa. Martha Salerno Monteiro (IME - USP)
Taxa: Atividade gratuita
Público Alvo: professores da rede pública do 6º ano do ensino fundamental e professores de matemática em geral.
Carga horária: 30 horas
Número de vagas: 60 vagas
Avaliação: serão propostas atividades que comporão a nota do participante.
Critério de aprovação: será aprovado o participante que obtiver média final maior ou igual a 7,0 e frequência nas aulas maior ou igual a 85%.
Datas previstas para os encontros: 15/03, 22/03, 05/04, 12/04, 26/04, 10/05, 17/05 e 31/05, sábados, no período das 8h30 às 12h15.

Observações importantes
  • O curso de atualização Transição do 5o para o 6o ano - o papel do professor de Matemática terá a duração de 30 horas e é destinado preferencialmente a professores atuando na escola pública.
  • De acordo com o regimento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na inscrição, o candidato deverá apresentarcópia de seu diploma de nível superior.

Procedimento para inscrição no curso de atualização.
Período para pré-inscrição: de 03/02/2014 até 07/03/2014.
O processo de inscrições para o curso de atualização tem duas etapas:
1- Preencha o formulário de pré-incrições (em breve estará disponível) e envie a documentação necessária pelo próprio formulário:
cópias do último holerith, do RG e do diploma de conclusão de graduação em Matemática. Essa documentação é necessária devido a uma exigência da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.
2- Feito isso, seus dados serão analisados e você receberá outro e-mail confirmando sua inscrição.
Fique atento: você só estará inscrito, de fato, no curso, quando receber o e-mail de confirmação de inscrição.
Caso esteja inscrito no curso e não possa comparecer, é necessário avisar o CAEM com 5 dias de antecedência para que sua vaga possa ser disponibilizada a outra pessoa em lista de espera.
Para maiores esclarecimentos, ligue para (11) 3091-6160 ou envie um e-mail para caem@ime.usp.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário