segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Equivalência de Representações Fracionárias



“Post, Behr e Lesh (1982) destacam que o trabalho com a equivalência pode ser explorado pela utilização de materiais manipulativos e depende de a criança ser capaz de realizar a “partição” de um objeto contínuo ou de um conjunto de objetos discretos.

Sugestão:
Tiras de frações coloridas

“A comparação de tiras pode ser uma atividade interessante, desde que seja bem conduzida e explorada de forma cuidadosa e problematizadora, para que as crianças possam descobrir que ½ é maior que 1/3, que é maior que ¼ ”...
“Alguns estudos mostram que, para a criança “ser equivalente” é diferente de “ser igual”, o que dificulta chegar à conclusão de que duas representações fracionárias podem ser iguais, mesmo que seus termos sejam diferentes e que representações fracionárias de uma classe (como 1/3, 2/6, 3/9, 4/12, ...) representam a mesma quantidade de área ou ainda o mesmo número”.  
“É importante diversificar os materiais de manipulação, utilizando figuras circulares, quadradas, triangulares, etc.
     


“Interessante é explorar no trabalho com equivalência figuras em que as partes não têm necessariamente a mesma forma”. 

Fonte de Pesquisa: Educação Matemática conversas com professores dos anos iniciais, Célia Maria Carolino Pires. 

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