sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Andrea Williams (HIV+), inspiradora do filme "Juntos pela vida"

DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS




“Combate ao Preconceito e ao Estigma”
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.
O que é Aids
Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.
Transmissão:
- o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;
- relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;
- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;
- transfusão de sangue contaminado;
- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;
- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Tratamento:
Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).

Fique sabendo:
A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.

Fontes: 
Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde.
Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

Educação promove conscientização no Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Laço vermelho de 10 metros será colocado no topo do prédio da Secretaria, na Praça da República.
     
       Amanhã, em referência ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo promove ações de conscientização a fim de enfatizar a importância do diagnóstico precoce para o HIV, sífilis e hepatite, prevenir a transmissão dos vírus e, principalmente, iniciar o tratamento assim que a doença for diagnosticada, garantindo uma melhor qualidade de vida.
         Em frente ao prédio da Secretaria, localizado na Praça da República, cinco mil laços vermelhos, símbolo do movimento, e cinco mil folhetos com informações sobre prevenção e importância do diagnóstico precoce serão distribuídos nos dias 30/11 e 03/12, das 8h às 18h. Além disso, um laço vermelho de 10 metros será colocado no topo da sede da Pasta.
         Também haverá painéis elaborados por equipes do Programa Escola da Família das 91 Diretorias de Ensino, inspirados no Aids Memorial Quilt, expostos nas grades do prédio da Secretaria como forma de chamar a atenção para o estigma e preconceito que ainda existe em relação às pessoas que vivem com o HIV/Aids. Prevenção Também se Ensina
Assuntos como doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e uso de álcool, tabaco e outras drogas são abordados durante todo o ano nas escolas estaduais por meio do projeto Prevenção Também se Ensina. Implantado pela Secretaria da Educação desde 1996, o projeto conta com o apoio do Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é promover a cidadania  e a redução da vulnerabilidade da comunidade escolar. Para isso, são capacitados educadores que atuam nas diretorias regionais de ensino e escolas para assessorar e acompanhar o desenvolvimento de ações preventivas, que também contam com material didático distribuído por meio do projeto.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Alunos da rede estadual participam do 1º dia de avaliações do Saresp 2012

Virada Cultural


  


Acontece, de 1 a 3 de dezembro de 2012, a 3ª Virada Inclusiva, reunindo pessoas com e sem deficiência. Programação inclui adaptação do musical Cats por atores com deficiência intelectual, atividades paradesportivas como goal ball e vôlei sentado, passeio ciclístico, roda de choro inclusiva e contação de histórias em Libras.



Segue abaixo o link da Virada Cultural Inclusiva. Lá encontraremos a programação dos dias 01, 02 e 03 de Dezembro.  É um evento muito bem organizado e que vale a pena prestigiar, além de excelente oportunidade de ampliarmos nosso conceitos sobre possibilidades, acessibilidade e participação. 

GRACILIANO/PORTFÓLIO















Parabéns aos alunos pela ideia de utilizar blocos retangulares (paralelepípedos) na representação de gráficos de colunas. 

Parabéns a todos.

GRACILIANO/PORTFÓLIO

O primeiro de vários PORTFÓLIOS que estão sendo organizados. 















Parabéns aos Professores. 

Parabéns a Coordenadora Marta. 

GRACILIANO/PRODESC


Pirâmide Alimentar





Parabéns aos Professores: Cristiane de Mambro, Cristiane Furlan e Elieide.  

Parabéns a todos da Equipe Escolar.  

GRACILIANO/PRODESC



Sala Agência de Turismo 

Concurso de Culinária Italiana





























Parabéns aos Professores: Nivaldo, Patrícia e Sueli. 

Parabéns aos Alunos e a toda Equipe Escolar. 

Agradecimentos a presença da Dirigente Regional de Ensino: Nilcéa Stella Fátima Almeida e da 

Supervisora de Ensino Ellis Regina N. Pereira.