quarta-feira, 15 de agosto de 2012

POLÍGONOS

Situação de Aprendizagem 3
Polígonos e Ladrilhamento do Plano
 
Primeira Parte
 

Tempo Previsto: 2 semanas.

Conteúdos e temas: classificação de polígonos; soma dos ângulos internos e externos de um polígono; múltiplos e divisores na investigação de ladrilhamento do plano; expressões com letras na investigação de ladrilhamento do plano.    

Competências e habilidades: estabelecer relações entre ângulos por meio do raciocínio dedutivo; levantar e verificar hipóteses, seja por raciocínio indutivo ou dedutivo; estabelecer generalizações.      

Estratégias: resolução de situações-problema com o uso de tabelas; uso de material concreto (polígonos recortados em cartolina).   

Como podemos abordar o conceito de polígonos com nossos alunos?
  

Sugestão:

Apresentar dois quadros com 6 (seis) figuras em cada um deles, sendo que no primeiro quadro podemos colocar somente as figuras que não são polígonos.

E no segundo quadro podemos colocar diferentes figuras que apresentam característica de polígonos.

Quais são as principais características das 6 (seis) figuras na sequência?

Pensando em possíveis respostas: há figuras que não são fechadas, há figuras circulares, há figuras que possuem partes curvas, há figuras que se cruzam, entre outras possibilidades.

Quais são as principais características das 6 (seis) primeiras figuras?

Pensando em possíveis respostas: todas são fechadas, algumas delas têm quatro lados, é possível marcar seus ângulos internos, entre outras possibilidades.


Pensando em alguns conceitos:

“Figura limitada por segmentos de reta que têm, dois a dois, extremidades comuns, formando um contorno fechado, ...” (Dicionário)

“Informalmente dizemos que polígono é uma figura geométrica plana com vários ângulos”. (Currículo)  

Podemos propor as questões abaixo para fundamentar o conceito de POLÍGONO.  

Há figuras fechadas e abertas?
Se sim, circule as abertas.    

Há figuras simples, aquelas nos quais seus lados não se cruzam e há figuras não simples?
Se sim, circule as não simples.

Há figuras formadas unicamente por segmentos de reta e outros por curvas?
Se sim, circule as que não são formadas unicamente por segmentos de reta.

PCNP Lúcio

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