sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Avaliação em Processo










Questão 08, observações:

“2/8; 20 : 8 = 0,25”. (cálculo elaborado por um aluno)

Ao Professor:

É interessante observar que muitos de nossos alunos interpretaram corretamente as duas partes, 2/8. Porém como há uma alternativa próxima, 2,80, optaram por esta sem justificar o motivo (suposição).

Eles não fizeram nenhuma observação que 2/8 é equivalente a ¼.

Os alunos também não fizeram nenhum tipo de representação para tentar justificar que 1 (um) inteiro pode ser dividido em 4 (quatro) partes, cada uma correspondente a 0,25. Se justificassem por frações equivalentes.

As “idéias”, parte-todo e números decimais estão presentes nesta questão.



Questão 09, observações:

Há muitas interpretações como 8/2. Nas amostras observadas é muito significativa essa resposta.

Também é interessante o número de respostas 6/2 e 2/6. Parece não ser claro a “idéia” parte-todo para nossos alunos.
Habilidade: Reconhecer números racionais, representados na forma fracionária ou decimal, com significado parte todo.


“Esta questão aborda dois importantes conhecimentos, onde o aluno provavelmente irá ler o enunciado e pensar em uma fração só para depois pensar na representação dessa fração na forma decimal. Ele pode sim pensar apenas na representação decimal, mas isso é pouco provável”.

“A idéia abordada nesta questão é da relação parte todo. Essa idéia é, geralmente, a primeira situação com a qual os alunos se deparam nos anos iniciais se estendendo para outros tipos de situações no decorrer dos anos subseqüentes. As primeiras experiências que os alunos têm de correspondência entre fração e decimal são as frações decimais. Os alunos costumam ter mais sucesso nesse tipo de transformação do que nas demais correspondências”.

Ao professor:

Trabalho com equivalência de frações, 2/8 equivale a 1/4.

Assim como para o restante desta pizza, temos que, 6/8 equivale a 3/4.

As escritas decimais são também equivalentes.

0,25 = 2/8 = 1/4.
0,75 = 6/8 = 3/4.

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