quarta-feira, 11 de abril de 2012

Resolução de Problema

Aprendendo a resolver Problemas III

Esta atividade auxilia:

·         O desenvolvimento da capacidade de interpretar fatos matemáticos.

Você vai precisar de:

·         Uma folha xerocopiada, para cada aluno, com diversas situações problema com lacunas nos dados numéricos.
Exemplo:

1.       A biblioteca de uma escola tem um acervo de ________ livros. _______ são de leitura infantil, _______ são de livros de Matemática e ________ são de atlas geográficos. Quantos livros tem essa biblioteca?         
2.       Num prédio, de ________ andares, funciona um estacionamento de automóveis. Em cada andar cabem ________ carros. Quantos carros cabem no estacionamento todo?
3.       Um professor de Educação Física tem _______ alunos. Ele quer formar equipes de futebol de salão com ______ jogadores em cada equipe. Quantas equipes o professor poderá formar? Sobrará algum aluno?

Procedimento:

·         Distribuir a cada aluno uma folha de problemas.
·         Fazer, junto com eles, a leitura de cada situação apresentada na folha.
·         Pedir-lhes que completem o texto de modo que fique coerente.
·         Escolher alguns alunos para mostrar como completaram as situações.
·         Escolher outros alunos para demonstrar como se calcula o resultado de algumas situações, de acordo com os dados numéricos que preencheu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário