domingo, 27 de março de 2022

"Mapa mental apoia o aprendizado de matemática no ensino híbrido" - - - M.M.R. - Ação que estamos desenvolvendo

E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"


"A professora de matemática Liliane Anastácio começou o trabalho com mapas mentais no início da pandemia da Covid-19. Como obteve um retorno positivo dos alunos, resolveu repensar sua prática e dar continuidade ao projeto no ensino híbrido. Dessa vez, a ideia era utilizar os mapas mentais para registro, assimilação e fixação dos conteúdos, o que resultou em um mapa mental compartilhado.


O mapa mental compartilhado era realizado de maneira que eu, como professora, ia até o quadro branco e escrevia e associava as palavras-chaves ou imagens-chaves que os próprios estudantes iam sugerindo. A pergunta era: “O que posso associar com essa palavra chave em relação ao conteúdo?”.

O resultado foi potente e curioso. Às vezes, eram palavras que eu não tinha pensado. Por exemplo, no mapa mental que fizemos sobre razões especiais, quando expliquei sobre densidade demográfica, utilizamos campos de futebol de modo a mensurar o que era um quilômetro ao quadrado para tornar concreto o conceito de área. No momento do mapa mental, quando eu perguntei o que poderíamos associar à expressão densidade demográfica, um aluno disse: “Futebol!”. Para nós, que estávamos ali naquele momento, a palavra futebol, lembrava campo de futebol, que lembrava espaço, que lembrava quilômetro ao quadrado, ou seja, era uma palavra-chave potente que fazia associação com o conteúdo.

Outro ponto interessante é que, mesmo repetindo o processo para outros grupos de estudantes, outras turmas, os mapas mentais construídos juntos eram diferentes – afinal de contas, as associações para cada um também eram distintas.

Ao final, cada um fazia a cópia do quadro em seu caderno e, mais uma vez, eu fazia a pergunta: “Existe mais alguma coisa que você colocaria no seu mapa, e que não colocamos?”. E alguns alunos ainda completavam com mais algumas palavras-chaves ou imagens-chaves que faziam sentido para eles.

O mapa mental pode ser considerado uma metodologia ativa se trabalhado de maneira correta com os estudantes. Para o ensino da matemática, ele tem trazido bons resultados".

Fonte: https://www.facebook.com/368275693193161/posts/5210502975637051/?sfnsn=wiwspmo 

Fonte: https://porvir.org/mapa-mental-apoia-o-aprendizado-de-matematica-no-ensino-hibrido/?fbclid=IwAR1Hga8YOH7teUeMA-grNH2uFRA8wqusjhyJhDTgf9-r27R_aixyUiQyKeo

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