ATIVIDADE DE NIVELAMENTO –
ARTE - 7 º ANO
PROFESSORA: CRISTIANE
Quantidade de aulas: 02
Comanda:
1.
Introdução a linguagem da dança – sondagem
O QUE
É DANÇA PARA VOCÊ?
a.
Quais estilos ou tipo de dança vocês conhecem?
b.
Qual deles você gostaria de praticar?
c.
Já ouviram falar em dança clássica e dança moderna?
O quê?
2.
Apreciação de vídeos – dança clássica e dança
moderna – observar movimento,
expressão, coreografia, figurino, cenário e outros.
O Lago dos
Cisnes - São Paulo Companhia de Dança. Neste vídeo é possível assistir um
clássico de 1877 montado nos dias de hoje com toda a tecnologia da produção
contemporânea da dança. A Apresentação da bailarina, professora e doutora Inês
Bogéa traz todo o contexto da obra que situa a apreciação. Clássicos: O Lago
dos Cisnes. Clássicos. Disponível em: http://gg.gg/mjdgt. Acesso em: 05 dez.
2019.
Parabelo – Grupo Corpo. Neste vídeo, Rodrigo
Pederneiras explora na obra os ritmos da cultura brasileira com a música de Tom
Zé/José Miguel Wisnik. A coreografia materializa o traço que mais tem
distinguido a obra de Rodrigo Pederneiras: o trânsito entre a arte popular e a
arte erudita. Aqui, estas fronteiras estão dissolvidas. Parabelo – 1977. Grupo
Corpo Oficial. Disponível em: http://gg.gg/mjdjz. Acesso em: 05 dez. 2019.
3.
Escrever as diferenças no caderno - DANÇA
CLÁSSICA E MODERNA
4.
Apresentação oral dos aspectos observados
5.
Texto complementar: O desenvolvimento da dança sua história
tradicional e contemporânea entre as danças clássicas.
O
DESENVOLVIMENTO DA DANÇA EM SUA HISTÓRIA TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA ENTRE AS
DANÇAS CLÁSSICAS
Por meio de registros pré-históricos de pinturas rupestres, é possível
constatar que a dança acompanha a história do homem. Os movimentos de ritmos estão
retratados nos desenhos das cavernas. A dança na História da humanidade
expressou, em diferentes ocasiões da vida, o nascimento, a morte, a fartura, a
chuva, as divindades, as crenças, a ligação do homem com Deus etc.
Na dança e nos modos como se desenvolveu no decorrer da história,
podemos perceber como o corpo tem sido visto, pensado e modificado.
Na dança clássica, o corpo do dançarino, mesmo se movimentando
com elevado grau de domínio técnico, tenta dominar sua natureza, refiando seus
movimentos. Em um primeiro momento, ele nos parece, por suas posições
corporais, mais estático, buscando demonstrar a clareza das linhas dos
movimentos. Vale lembrar que o que atualmente chamamos de dança clássica é, na
verdade, um conjunto de conceitos que engloba o balé da corte, o balé da ação,
o balé romântico e o balé clássico que trouxe as sapatilhas de ponta.
Na dança moderna, o corpo quebrou o protocolo das formas da dança
clássica, abandoando as posições dos braços, das pernas e dos pés, e buscando
também o chão como espaço de atuação. Retirando as sapatilhas, a dança moderna
colocou os pés no chão e passou também a usar o tronco para expressar emoções,
anseios e ideias. Desse modo, a dança moderna buscou, inicialmente, opor-se ao
modelo romântico de mulher e temas.
Fonte: WhatsApp.
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