ATIVIDADE DE NIVELAMENTO –
ARTE - 6 º ANO
PROFESSORA: CRISTIANE
Quantidade de aulas: 02
COMANDA:
1. Linguagem
da dança – retomada de conceitos – explicação oral
DANÇAS FOLCLÓRICAS
Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e
africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma
região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos
etc., que são transmitidas também de geração para geração. No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco,
e o Carimbó, da região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural
imaterial brasileiro. No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e
a Catira. Esses são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a
tradição e os costumes do povo de uma determinada região.
2. Apreciação
de vídeos de danças folclóricas
Região Sudeste – Catira: Catira, uma dança paulista – Tradições de
São Paulo (Ibiúna-SP). Disponível em: http://gg.gg/mhzoj. Acesso em: 07 nov.
2019.
Região Centro-Oeste: Dança de São Gonçalo: Dança de São Gonçalo.
ACESP. 2017. Disponível em: http://gg.gg/mi03p. Acesso em: 07 nov. 2019
Região Nordeste – Xaxado: Nordeste é Xaxado. Programa diversidade.
Disponível em: http://gg.gg/mi0m1. Acesso em: 18 out. 2019.
Região Sul – Chimarrita: CTG Rancho de Gaudérios – Chimarrita. 2019.
Disponível em: http://gg.gg/mj877. Acesso em: 18 out. 2019.
3. Apreciação da reportagem: Com
folclore brasileiro, grupo vence festival de dança da América Latina –
Segue o link da reportagem:
https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2017/01/com-folclore-brasileiro-grupo-vence-festival-de-danca-da-america-latina.html
4.
Exposição oral dos alunos acerca do assunto
ATIVIDADE DE NIVELAMENTO –
ARTE - 8º ANO
PROFESSORA: CRISTIANE
Quantidade de aulas: 02
Comanda:
1. Introdução
a linguagem da dança – sondagem
O QUE É DANÇA PARA VOCÊ?
A. PENSE
E PERCEBA SEU CORPO. QUAIS MOVIMENTOS VOCÊ CONSEGUE FAZER?
B. VOCÊ
CONHECE BAILARINOS, ARTISTAS, GRUPOS DE DANÇA PAULISTA?
C. VOCÊ
JÁ ASSISTIU A ALGUMA APRESENTAÇÃO DE DANÇA? DESCREVA
D. VOCÊ
JÁ ASSISTIU ALGUMA APRESENTAÇÃO DE DANÇA AFRICANA, INDIGENA OU AFRO-
BRASILEIRA? DESCREVA
E. QUAIS
GRUPOS DE DANÇA INDÍGENA, AFRO- BRASILEIRA OU AFRICANA VOCÊ CONHECE?
F. O QUE EXISTE DE SEMELHANTE NA DANÇA DAS
CULTURAS: INDÍGENAS, AFRICANA E AFRO- BRASILEIRA? E O QUE É DIFERENTE?
2.
Apreciação de vídeos de dança indígena, africana e afrobrasileira
observando movimento, expressão, coreografia, figurino, cenário e outros
Seguem os links dos
vídeos:
Masaka Kids Africana Dancing Viva Africa -
YouTube
Canto Sagrado da Mãe
Terra / Tribo Fulni-ô / Aldeia Multiétnica 2013 - YouTube
3.
Exposição oral dos alunos acerca dos aspectos observados
4. Texto complementar
A dança para os
povos indígenas – assume uma característica de ritual, de celebração, de
rito de passagem, de prática religiosa etc. Encontramos coreografias enérgicas,
com o bater dos pés no chão de maneira percussiva e, ao mesmo tempo, ritmada. É
comum que as danças reúnam toda a tribo, formando um grande círculo dentro do
qual elas acontecem. Quase sempre são os homens que as protagonizam. as
mulheres só podem, na maioria das vezes, observar as danças, ao lado das
crianças e dos idosos. As danças são acompanhadas por cantos que falam das
proezas da guerra e da caça, assim como por instrumentos semelhantes a
tamborins, chocalhos e seus derivados, confeccionados pelos próprios índios.
As danças
africanas – representam uma das muitas maneiras de comunicação cultural do país.
sendo de extrema importância para seu povo, mantendo-os conectados com seus antepassados.
é carregada de uma poderosa carga espiritual, emocional e artística, além do
entretenimento e diversão. As danças africanas tradicionais são realizadas em
ocasiões importantes como cerimônias, rituais de passagem, nascimento,
casamento, morte, colheita, guerra, alegria, tristeza, doenças e agradecimentos.
Possuindo pontos em
comuns na dançada maioria dos povos africanos:
ü Organização
em círculos, semicírculos ou fileiras;
ü Participação
de todos, independentemente da idade ou escala social na comunidade;
ü Acompanhamento
de música produzida pelo som de instrumentos de percussão e batuques de
tambores
A dança-
com elementos da cultura africana - Afro – brasileira surgiu no Brasil
no Período Colonial, trazida pelos africanos retirados de suas regiões de
origem para realizar trabalho escravo. O modo de dançar foi registrado na composição
de cultos africanos e também na capoeira, expressão cultural que mistura
elementos de esporte, luta, dança música e brincadeira. Ao longo dos anos, a
dança de origem africana começou a ser modelada e difundida em diferentes
estados brasileiros por intermédio da dançarina estadunidense e antropóloga
negra Katherine Dunham, seus trabalhos ganharam destaque porque Dunham tirou a
dança afro nas ruas, dos guetos e dos bairros e a levou para os palcos. Foi uma
das precursoras do estilo jazz dance (que nasce na África e tem elementos dessa
cultura) e criou a primeira companhia de dança negra dos Estados Unidos da
América, a Katherine Dunham Dance
Ccompany.
ATIVIDADE DE NIVELAMENTO – ARTE - 9º ANO
PROFESSORA:
CRISTIANE
Quantidade de aulas: 02
Comanda:
1. Introdução
a linguagem da dança, sondagem, roda de conversa:
O QUE É DANÇA PARA
VOCÊ?
A.
Quais são os elementos que compõem os nossos
movimentos?
B.
Quais são as diferenças que podemos observar em
nossos movimentos durante as diversas situações do cotidiano?
C.
Por que nossos movimentos não são sempre iguais?
D.
D.
Quais as
diferenças entre os movimentos que fazemos dentro da sala de aula, entre as
carteiras, e os que fazemos no pátio da escola?
E.
De que
forma o espaço interfere em nossos movimentos?
F.
De que forma o tempo interfere nos nossos
movimentos?
G.
Quais as
diferenças entre passear e estar atrasado para chegar na escola?
H.
O que
muda?
I.
Quais as diferenças e semelhanças entre os
movimentos do dia a dia e os movimentos representados nas danças?
J.
Por que
são diferentes?
K.
A
expressão e a representação do dançarino ao apresentar-se para o público são
iguais às suas expressões e representações no dia a dia? Justifique.
L.
Como
vocês caracterizariam uma dança tradicional? Ela possui regras para os passos
ou os dançarinos agem livremente?
M.
Vocês já
assistiram ou participaram de uma apresentação de dança tradicional? Comentem.
Deem exemplos de danças tradicionais que conhecem.
N.
Como vocês caracterizariam a dança
contemporânea? 9. Quais são as regras e movimentos da dança contemporânea?
O.
Quais as
possíveis diferenças entre dança tradicional e dança contemporânea em relação à
música, ao figurino, aos movimentos e ao espaço onde elas acontecem?
P.
Quais tecnologias digitais podem ser utilizadas
em uma produção de dança individual ou coletiva?
2. Apreciação
de vídeos de dança contemporânea, observando movimento, expressão, coreografia,
figurino, cenário e outros
Seguem os links dos vídeos:
"Céu na Boca" -- Quasar Cia de Dança
no Auditório Ibirapuera - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=zrrj7ImQziw
https://www.youtube.com/watch?v=3NSKZeRGuDk
https://www.youtube.com/watch?v=JYuOFhFrEMw
3. Exposição
oral dos alunos acerca dos aspectos observados
4. Apreciação da notícia: “Bailarino baiano é aprovado para estudar em
uma das maiores companhias de dança do mundo”
Fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/07/06/bailarino-baiano-e-aprovado-para-estudar-em-uma-das-maiores-companhias-de-danca-do-mundo-nem-posso-acreditar-de-tao-feliz.ghtml
5. Comentários
sobre a notícia
6. Vídeo
complementar: Afinal, o que é dança contemporânea?
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=5iVul6n3hc8
Fonte: WhatsApp.
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