quarta-feira, 3 de agosto de 2022

E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Sextos/Oitavos/Nonos - - - Nivelamento de ARTE - - - Parabéns a todos!

 

ATIVIDADE DE NIVELAMENTO – ARTE - 6 º ANO

PROFESSORA:  CRISTIANE

Quantidade de aulas: 02

 

COMANDA:

 

1.       Linguagem da dança – retomada de conceitos – explicação oral

 

 

DANÇAS FOLCLÓRICAS

 

Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos etc., que são transmitidas também de geração para geração.  No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro. No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira. Esses são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os costumes do povo de uma determinada região.

 

2.       Apreciação de vídeos de danças folclóricas

 

Região Sudeste – Catira: Catira, uma dança paulista – Tradições de São Paulo (Ibiúna-SP). Disponível em: http://gg.gg/mhzoj. Acesso em: 07 nov. 2019.

 

Região Centro-Oeste: Dança de São Gonçalo: Dança de São Gonçalo. ACESP. 2017. Disponível em: http://gg.gg/mi03p. Acesso em: 07 nov. 2019

 

Região Nordeste – Xaxado: Nordeste é Xaxado. Programa diversidade. Disponível em: http://gg.gg/mi0m1. Acesso em: 18 out. 2019.

 

Região Sul – Chimarrita: CTG Rancho de Gaudérios – Chimarrita. 2019. Disponível em: http://gg.gg/mj877. Acesso em: 18 out. 2019.

 

 

 

3.       Apreciação da reportagem:  Com folclore brasileiro, grupo vence festival de dança da América Latina –

Segue o link da reportagem:

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2017/01/com-folclore-brasileiro-grupo-vence-festival-de-danca-da-america-latina.html

4.       Exposição oral dos alunos acerca do assunto

 

 

ATIVIDADE DE NIVELAMENTO – ARTE - 8º ANO

PROFESSORA:  CRISTIANE

Quantidade de aulas: 02

 

Comanda:

 

1.       Introdução a linguagem da dança – sondagem

 

 

O  QUE É DANÇA PARA VOCÊ?

 

 

A.      PENSE E PERCEBA SEU CORPO. QUAIS MOVIMENTOS VOCÊ CONSEGUE FAZER?

 

B.      VOCÊ CONHECE BAILARINOS, ARTISTAS, GRUPOS DE DANÇA PAULISTA?

 

C.      VOCÊ JÁ ASSISTIU A ALGUMA APRESENTAÇÃO DE DANÇA? DESCREVA

 

D.      VOCÊ JÁ ASSISTIU ALGUMA APRESENTAÇÃO DE DANÇA AFRICANA, INDIGENA OU AFRO- BRASILEIRA? DESCREVA

 

E.       QUAIS GRUPOS DE DANÇA INDÍGENA, AFRO- BRASILEIRA OU AFRICANA VOCÊ CONHECE?

 

F.        O QUE EXISTE DE SEMELHANTE NA DANÇA DAS CULTURAS: INDÍGENAS, AFRICANA E AFRO- BRASILEIRA? E O QUE É DIFERENTE?

 

 

2.        Apreciação de vídeos de dança indígena, africana e afrobrasileira observando movimento, expressão, coreografia, figurino, cenário e outros

 

Seguem os links dos vídeos:

 Masaka Kids Africana Dancing Viva Africa - YouTube

 Canto Sagrado da Mãe Terra / Tribo Fulni-ô / Aldeia Multiétnica 2013 - YouTube

 

3.        Exposição oral dos alunos acerca dos aspectos observados

 

4.        Texto complementar

 

A dança para os povos indígenas – assume uma característica de ritual, de celebração, de rito de passagem, de prática religiosa etc. Encontramos coreografias enérgicas, com o bater dos pés no chão de maneira percussiva e, ao mesmo tempo, ritmada. É comum que as danças reúnam toda a tribo, formando um grande círculo dentro do qual elas acontecem. Quase sempre são os homens que as protagonizam. as mulheres só podem, na maioria das vezes, observar as danças, ao lado das crianças e dos idosos. As danças são acompanhadas por cantos que falam das proezas da guerra e da caça, assim como por instrumentos semelhantes a tamborins, chocalhos e seus derivados, confeccionados pelos próprios índios.

 

As danças africanas – representam uma das muitas maneiras de comunicação cultural do país. sendo de extrema importância para seu povo, mantendo-os conectados com seus antepassados. é carregada de uma poderosa carga espiritual, emocional e artística, além do entretenimento e diversão. As danças africanas tradicionais são realizadas em ocasiões importantes como cerimônias, rituais de passagem, nascimento, casamento, morte, colheita, guerra, alegria, tristeza, doenças e agradecimentos.

Possuindo pontos em comuns na dançada maioria dos povos africanos:

 

ü  Organização em círculos, semicírculos ou fileiras;

ü  Participação de todos, independentemente da idade ou escala social na comunidade;

ü  Acompanhamento de música produzida pelo som de instrumentos de percussão e batuques de tambores

                               

 

                           A dança- com elementos da cultura africana - Afro – brasileira surgiu no Brasil no Período Colonial, trazida pelos africanos retirados de suas regiões de origem para realizar trabalho escravo. O modo de dançar foi registrado na composição de cultos africanos e também na capoeira, expressão cultural que mistura elementos de esporte, luta, dança música e brincadeira. Ao longo dos anos, a dança de origem africana começou a ser modelada e difundida em diferentes estados brasileiros por intermédio da dançarina estadunidense e antropóloga negra Katherine Dunham, seus trabalhos ganharam destaque porque Dunham tirou a dança afro nas ruas, dos guetos e dos bairros e a levou para os palcos. Foi uma das precursoras do estilo jazz dance (que nasce na África e tem elementos dessa cultura) e criou a primeira companhia de dança negra dos Estados Unidos da América, a Katherine  Dunham Dance Ccompany.

 

 

 

 

ATIVIDADE DE NIVELAMENTO – ARTE - 9º ANO

PROFESSORA:  CRISTIANE

Quantidade de aulas: 02

 

 

Comanda:

 

1.       Introdução a linguagem da dança, sondagem, roda de conversa:

 

 

O QUE É DANÇA PARA VOCÊ?

 

A.              Quais são os elementos que compõem os nossos movimentos?

B.              Quais são as diferenças que podemos observar em nossos movimentos durante as diversas situações do cotidiano?

C.              Por que nossos movimentos não são sempre iguais? D.

D.              Quais as diferenças entre os movimentos que fazemos dentro da sala de aula, entre as carteiras, e os que fazemos no pátio da escola?

E.                De que forma o espaço interfere em nossos movimentos?

F.               De que forma o tempo interfere nos nossos movimentos?

G.              Quais as diferenças entre passear e estar atrasado para chegar na escola?

H.              O que muda?

I.                  Quais as diferenças e semelhanças entre os movimentos do dia a dia e os movimentos representados nas danças?

J.                  Por que são diferentes?

K.                A expressão e a representação do dançarino ao apresentar-se para o público são iguais às suas expressões e representações no dia a dia? Justifique.

L.                 Como vocês caracterizariam uma dança tradicional? Ela possui regras para os passos ou os dançarinos agem livremente?

M.           Vocês já assistiram ou participaram de uma apresentação de dança tradicional? Comentem. Deem exemplos de danças tradicionais que conhecem.

N.             Como vocês caracterizariam a dança contemporânea? 9. Quais são as regras e movimentos da dança contemporânea?

O.             Quais as possíveis diferenças entre dança tradicional e dança contemporânea em relação à música, ao figurino, aos movimentos e ao espaço onde elas acontecem?

P.               Quais tecnologias digitais podem ser utilizadas em uma produção de dança individual ou coletiva?

 


 

2.       Apreciação de vídeos de dança contemporânea, observando movimento, expressão, coreografia, figurino, cenário e outros

                  

 

Seguem os links dos vídeos:

 

 "Céu na Boca" -- Quasar Cia de Dança no Auditório Ibirapuera - YouTube

 

https://www.youtube.com/watch?v=zrrj7ImQziw

 

https://www.youtube.com/watch?v=3NSKZeRGuDk

 

https://www.youtube.com/watch?v=JYuOFhFrEMw

 

 

 

3.       Exposição oral dos alunos acerca dos aspectos observados

 

4.       Apreciação da notícia: “Bailarino baiano é aprovado para estudar em uma das maiores companhias de dança do mundo”

 

Fonte:  https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/07/06/bailarino-baiano-e-aprovado-para-estudar-em-uma-das-maiores-companhias-de-danca-do-mundo-nem-posso-acreditar-de-tao-feliz.ghtml

 

5.       Comentários sobre a notícia

 

 

6.       Vídeo complementar:  Afinal, o que é dança contemporânea?

 

                     Fonte:   https://www.youtube.com/watch?v=5iVul6n3hc8


Fonte: WhatsApp.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário