quarta-feira, 26 de maio de 2021

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professor Isael - - - Educação Física - - - Segundo Bimestre

 2º BIMESTRE/2021


Data: 17/05 a 31/05/2021 

                                                           9º ANOS: A, B e C.

Unidade temática: Lutas 

Objeto de conhecimento: Lutas do mundo; Cultura, segurança e respeito

Atividade 1

Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Atividade 2    LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA NO CADERNO

“A IMPORTÂNCIA DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA”




          

Na atualidade vivemos em constantes batalhas, que podem ser contextualizadas como lutas, estas encontradas em quase todas as ações humanas, a luta pela sobrevivência, contra problemas sociais, e inúmeros outros oponentes, desta forma destaca-se a importância da correta inserção do conteúdo no ambiente escolar, sendo imprescindível para o desenvolvimento, afetivo-social, cognitivo, fisiológico e motor do educando. Além disso, estão presente nos documentos regentes na educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Estaduais, sendo um dos conteúdos estruturantes em educação física. 

Ao caracterizar as lutas como componente da cultura corporal, e como um dos conteúdos da educação física no contexto escolar, acredita-se que as lutas, embasadas por fins educativos, inserida na escola, contribuirão para formação integral do aluno, ao trabalhar com aspectos que envolvem seu desenvolvimento global. 

Definem-se lutas como disputas em que os oponentes devem ser subjugados, mediante as técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão e imobilização, ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade.

Pode-se entender como de suma importância o conteúdo de lutas no desenvolvimento do cidadão, sendo assim, os alunos poderão receber estímulos de maneira correta, estimulando o educando a entender o real significado tanto como esporte, também como reflexão e relaxamento, para assim desmistificar as batalhas cotidianas de classes e as necessidades humanas.

Assim, é importante lembrar que as lutas não são somente as técnicas sistematizadas, mas também um conjunto de valores culturais construídos e reconstruídos ao longo do tempo, os quais devem ser pensados como instrumentos de aprendizagem e socialização escolar. O braço de ferro, o cabo de guerra, técnicas recreativas de empurrar, puxar, deslocar o parceiro do local, lutas representativas como a luta do sapo e a luta do saci, são alguns exemplos de como se trabalhar as lutas de forma estimulante e desafiadora na aula de Educação Física. 

Dessa forma é importante que o professor de educação física ensine as diferenças entre lutas e brigas para seus alunos, independente da modalidade. Enquanto a primeira trata-se de uma pratica esportiva ou alternativa de atividade física com regras determinadas, a segunda é vista como uma forma de provocar confusões, desrespeito ao próximo, gerando violência excessiva. Por isso é muito importante que o professor esclareça a seus alunos essas diferenças. 

As lutas podem ser trabalhadas de modo dinâmico, não como treinamento de potencialidades físicas, seguindo os exemplos de alto rendimento, como nas academias. Desta forma não podemos apenas reproduzi-la enfatizando o caráter violento, competitivo e individualista. A escola não é um local para se treinar o aluno, mas para ensiná-lo de forma significativa e prazerosa.

Além de todos os benefícios sociais, afetivos e cognitivos, as lutas trazem inúmeros benefícios motores para os alunos. Tanto que observamos grande evolução no desenvolvimento da lateralidade, controle do tônus muscular, a melhoria do equilíbrio e da coordenação global, aprimoramento da idéia de tempo e espaço, bem como noção de corpo. No aspecto cognitivo, as lutas favorecem a percepção, raciocínio, a formulação de estratégias e a atenção. Já no que se refere a aspectos afetivos e sociais, pode-se observar reação a determinadas atitudes, postura social, a socialização, a perseverança, o respeito e a determinação. 

 

PROFº ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA


COPIAR OU COLAR NO CADERNO

2º BIMESTRE/2021

Data: 17/05 a 31/05/2021                                                            9º ANOS: A, B e C.

Unidade temática: Lutas 

Objeto de conhecimento: Lutas do mundo; Cultura, segurança e respeito


Atividade 3 

RESPONDER NO CADERNO AS QUESTÕES ABAIXO:

Faça um resumo da importância das lutas nas aulas de educação física:

Quais os benefícios que a luta pode oferecer para quem as pratíca?

Qual a diferença entre lutas e brigas em um ambiente escolar?

Explique como as lutas podem ser trabalhadas na sua escola?

Qual a importância das lutas para o desenvolvimento e aprendizado?

Explique qual o real significado das lutas no contexto social?

Quais são as lutas que você conhece e se destacam? Explique.

Você concorda que as lutas favorecem na percepção, raciocínio, ou mesmo nas estratégias colocadas? Explique.

Resuma sobre a importância da competição das lutas, respeitando os limites de cada um e o respeito ao próximo.

Você acha que no Brasil existem preconceitos com lutas? Explique:






Habilidades:

Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente. 

Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando suas culturas de origem.



PROFº ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA


COPIAR OU COLAR NO CADERNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário