E.E. ERNESTO THENN DE BARROS
LÍNGUA PORTUGUESA
7ºA/7ºB/7ºC
PROFESSORA MÁRCIA MARCOMINI
Advérbios
e locuções adverbiais de tempo
Leia:
Por
que não pensamos direito quando fazemos a lição à noite?
Nosso corpo tem um relógio biológico, que controla
funções como o sono, a fome, a concentração, enfim, tudo o que acontece durante
o dia. Geralmente, de manhã, quando estamos descansados, temos mais capacidade
de atenção e de memória. À noite, a concentração é menor, porque o corpo já
está precisando descansar. Ou seja, não pensamos direito à noite, porque está
chegando a hora de dormir. Por isso, o ideal é fazer as tarefas durante o dia.
“Recreio”. Curiosidades. Ano 11, n. 537. 24 jun. 2010.
Questão 1 – Identifique o
segmento em que o termo sublinhado desempenha a função de advérbio de tempo:
( ) “[...] tudo o que acontece
durante o dia.”
( ) “[...] o corpo já
está precisando descansar.”
( ) “[...] está chegando a hora
de dormir..”
Questão 2 – O advérbio de
tempo, identificado na questão anterior, modifica o sentido de:
( ) um advérbio
( ) um substantivo
( ) um verbo
Questão 3 – Na passagem “Geralmente,
de manhã, quando estamos descansados [...]”, o advérbio de tempo destacado
poderia ser substituído por:
( ) Diariamente
( ) Comumente
( ) Concomitantemente
Questão 4 – No texto acima, a
locução adverbial “de manhã” aponta para um fato. Marque-o:
( ) “[...] temos mais
capacidade de atenção e de memória.”
( ) “[...] a concentração é
menor [...]”
( ) “[...] não pensamos direito
[...]”
Questão 5 – Note que os três
períodos a seguir são introduzidos por locuções. Assinale aquele que é
introduzido por uma locução adverbial que exprime tempo:
( ) “À noite, a concentração é
menor, porque o corpo já está precisando descansar.”
( ) “Ou seja, não pensamos
direito à noite, porque está chegando a hora de dormir.”
( ) “Por isso, o ideal é fazer
as tarefas durante o dia.”
E.E. ERNESTO THENN DE BARROS
LÍNGUA PORTUGUESA
7º A 7ºB 7º C
PROFº MÁRCIA MARCOMINI
Advérbios
e locuções adverbiais de tempo
Leia:
Por
que não pensamos direito quando fazemos a lição à noite?
Nosso corpo tem um relógio biológico, que controla
funções como o sono, a fome, a concentração, enfim, tudo o que acontece durante
o dia. Geralmente, de manhã, quando estamos descansados, temos mais capacidade
de atenção e de memória. À noite, a concentração é menor, porque o corpo já
está precisando descansar. Ou seja, não pensamos direito à noite, porque está
chegando a hora de dormir. Por isso, o ideal é fazer as tarefas durante o dia.
“Recreio”. Curiosidades. Ano 11, n. 537. 24 jun. 2010.
Questão 1 – Identifique o
segmento em que o termo sublinhado desempenha a função de advérbio de tempo:
( ) “[...] tudo o que acontece
durante o dia.”
( ) “[...] o corpo já
está precisando descansar.”
( ) “[...] está chegando a hora
de dormir..”
Questão 2 – O advérbio de
tempo, identificado na questão anterior, modifica o sentido de:
( ) um advérbio
( ) um substantivo
( ) um verbo
Questão 3 – Na passagem “Geralmente,
de manhã, quando estamos descansados [...]”, o advérbio de tempo destacado
poderia ser substituído por:
( ) Diariamente
( ) Comumente
( ) Concomitantemente
Questão 4 – No texto acima, a
locução adverbial “de manhã” aponta para um fato. Marque-o:
( ) “[...] temos mais
capacidade de atenção e de memória.”
( ) “[...] a concentração é
menor [...]”
( ) “[...] não pensamos direito
[...]”
Questão 5 – Note que os três
períodos a seguir são introduzidos por locuções. Assinale aquele que é
introduzido por uma locução adverbial que exprime tempo:
( ) “À noite, a concentração é
menor, porque o corpo já está precisando descansar.”
( ) “Ou seja, não pensamos
direito à noite, porque está chegando a hora de dormir.”
( ) “Por isso, o ideal é fazer
as tarefas durante o dia.”
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