sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Recuperação e Aprofundamento - - - Professora Zilda - - - Nonos Anos - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

ATIVIDADE 1


1.       Leia o texto, analise as fontes abaixo e responda às questões em seu caderno:


Você já pensou como a Bandeira do Brasil foi criada? As bandeiras dos países revelam um papel importante na vida das sociedades, pois criam um sentimento de pertencimento. A ideia moderna das bandeiras, do final do século XVIII e início do XIX, surge da necessidade de identificar a nação como um símbolo, com os valores nacionais e com os conteúdos de sua autodefinição política. A bandeira do Império foi substituída em 19 de novembro de 1889 por um modelo praticamente idêntico ao atual. Tendo sido feita pelo artista Décio Vilares, o novo modelo foi homologado pelo então presidente Deodoro da Fonseca, através do Decreto no 4. Essa bandeira precisou de muito tempo para ser aceita pelo povo brasileiro, já que a própria República não era consenso entre a população. Mesmo sem total aderência dos brasileiros, o novo regime foi implementado e precisou criar símbolos que legitimassem a República. Contudo, essa simbologia não levou a República a ser unânime, havendo movimentos que clamavam pela volta da monarquia desde os primeiros anos do novo regime.


Disponível no site do Senado: . Acesso em: 8 nov. 2019. 

a) Você conhece as bandeiras acima? Após observá-las, responda: quais informações elas trazem? Explique.

b) Qual seria a função das bandeiras nacionais para a identidade de um país? Por que foi importante, após a Proclamação da República, em 1889, criar uma nova bandeira?

Saiba mais sobre a Bandeira Imperial: Coroa: símbolo do regime monárquico. Cruz da Ordem de Cristo: valorização do cristianismo no Brasil. Ramos de café e tabaco: representavam os dois principais produtos agrícolas do Brasil Imperial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário