domingo, 23 de fevereiro de 2020

Vamos buscar alternativas que promovam a valorização das Avaliações Externas!


Pensando em um Projeto de Valorização da ADE e da AAP


Vamos analisar algumas questões dos sextos anos!


“Camila e seu amigo Daniel resolveram comer um lanche no intervalo entre as aulas da escola.” (Questão 1)

Descrição: imagem de um pacote de bolacha de morango com duas bolachas fora da embalagem.

Fonte: OpenClipart-Vectors/pixabay



Tecnologia – analisar a fonte, orientar sobre o uso de sites seguros e sobre direito de imagens.

LEM – o uso de escrita em inglês.

Arte – Leitura de imagem – criar uma diagramação tendo como imagem a merenda da escola.

Ciências – leitura dos dados/informações nutricionais da embalagem.

Geografia – geograficamente estudar o impacto do consumo de bolachas recheadas (alimentação não saudável) na região sudeste. Porque o consumo deste tipo de alimento é maior entre os jovens das regiões mais ricas? – Impacto ambiental.

História – linha do tempo que estabelece o surgimento deste tipo de produto no nosso cotidiano. O que consumiam as pessoas em outras décadas?

Projeto de vida – para alcançar sonhos precisamos ter saúde, cidadania, cumprir deveres, ..., exercer direitos.

Educação física – a importância das atividades físicas combinadas com a ingestão de uma alimentação saudável.


“O mel é o adoçante mais antigo usado pelo homem. As abelhas o armazenam em células que, unidas, formam o favo.” (Questão 9)

Descrição da imagem: imagem de 11 hexágonos regulares dando a ideia de uma colmeia vista de frente.

Não há uma fonte definida.

Tecnologia - pesquisar uma imagem e uma fonte que seja segura e que possua direitos de imagem garantidos.
LEM – criar uma legenda em inglês para imagem apresentada.

Ciências – pesquisar dados sobre as abelhas e construir gráficos, pesquisar a incidência de abelhas africanizadas e brasileiras no Brasil, extinção das abelhas em função das mudanças climáticas e dos desmatamentos, desequilíbrio do meio ambiente, entre outros assuntos. .

Geografia - maiores regiões produtoras de mel, regiões brasileiras onde ainda existem abelhas silvestres, produtos e subprodutos do mel (regiões produtoras), estados onde o desmatamento já mostra sinais de desequilíbrio no meio ambiente, entre outros assuntos.

História – o uso do mel pelos nativos das Américas (consumo), outros usos do mel, tais como: confecções de instrumentos, vedação de utensílios, iluminação, o uso que os Astecas fizeram do mel, o uso que as tribos brasileiras fizeram do mel, entre outros assuntos.

Projeto de vida e Arte – construção de um mosaico hexagonal onde sejam colocados em seu interior palavras ou pequenas frases utilizando as habilidades socioemocionais, ou mesmo, palavras ou frases que representam a doçura do mel e traduzam a importância do respeito e da solidariedade humana. Ideias que poderiam ser pensadas para o Dia Internacional da Mulher e para o Dia das Mães, entre outros assuntos.

Eletivas – no Sexto Ano pensar em como um cinegrafista poderia filmar uma colmeia de abelhas, que a cidade das abelhas no Embu das Artes é um local de visitação de São Paulo bem conhecido, se há programas de TV que fizeram alguma matéria sobre este assunto e que profissionais estão por trás das câmeras, entre outros assuntos.

Educação física – construção de hexágonos com alunos na quadra, quantos são necessários para fazê-lo, utilizar a terminologia vértice na representação de cada aluno, pedir para os alunos caminharem nas diagonais partindo do vértice onde se encontram, o Professor de Matemática poderá contribuir na construção dessa atividade com conceitos matemáticos, entre outros assuntos.

Matemática e Língua Portuguesa – construção de um dicionário com palavras pouco ou não conhecidas pelos alunos.


Contribuições: Professor do ATPC da Área de Humanas.

Professor Coordenador Pedagógico Lúcio Mauro Carnaúba


Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário