terça-feira, 14 de abril de 2015

Informações sobre o uso do SOROBAN

Na busca de trazer alguma informação interessante sobre ginástica cerebral que é um dos objetivos do Soroban, segue um pequeno texto que resumi de um site de jogos desafiadores do cérebro:
A medicina está prolongando a nossa vida, porém para o cérebro ainda não se inventou nada em relação de mantê-lo ativo. A ginástica cerebral (treinamento – maior oxigenação do cérebro) permite uma maior plasticidade em relação aos desafios que somo expostos todos os dias.
Quais são os atributos que contribuem para esse desenvolvimento? É a variedade dos desafios, o novo/situação nova e grau de dificuldade sempre crescente
A rotina é um piloto automático (veneno) para o desenvolvimento cerebral. Por isso muitos profissionais incentivam a realização de ações diárias de modo diferente: mudar caminhos para ir trabalhar/escola, pentear os cabelos com a mão esquerda para quem e destro e vice-versa, essas atividades desenvolve raciocínio lógico, memória, concentração, resolução de desafios e aumenta a capacidade para o cálculo.
  • O soroban trabalha com os dois hemisférios cerebrais consecutivamente: o direito (habilidades musicais, social) e o esquerdo (mais fala, raciocínio).
Hoje é muito questionada a tese de que os hemisférios cerebrais possuem uma divisão de tarefas rígida (porém muitos estudos comprovam isso). Algumas funções específicas realmente são privilégio da esquerda ou da direita, mas tudo indica que muitas tarefas funcionem em um esquema de mutirão, em que o papel de cada área varia dependendo da necessidade. 
(http://super.abril.com.br/ciencia/faz-cada-lado-cerebro-626321.shtml)
Fonte: REDEFOR Educação Especial e Inclusiva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário