sábado, 31 de março de 2012

2 de Abril Dia Mundial do Autismo

Autismo

Divulgação/Autismo

IDESP

 http://idesp.edunet.sp.gov.br/boletim_escola2011.asp?ano=2011

Atualizações

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/so-tres-escolas-tem-mais-que-5-no-ensino-medio-em-indice-paulist/n1597727866752.html

Divulgação

Howard Gardner.

Ele causou impacto na década de 1980 ao defender a existência de vários tipos de inteligências em contraposição à valorização da inteligência lógico-matemática.

Para saber mais sobre o psicólogo americano, clique aqui: http://migre.me/8ufHX

sexta-feira, 30 de março de 2012

OBMEP/2012

Diretoria de Ensino Região Osasco

Das nossas 52 Unidades Escolares, 51 estão participando da OBMEP/2012.

São 98% de adesão.

Muito Obrigado a todos.

Atualizações OBMEP/2012

Diretoria de Ensino Região Osasco

94% das nossas Unidades Escolares estão inscritas na OBMEP/2012.

São 49 das 52 Unidades Escolares da nossa D.E..

Muito Obrigado.     

Gasolina ou Álcool

OBMEP/2012



Legislação/Como Consultar!

Legislação referente à Educação: http://lise.edunet.sp.gov.br/
Todas as Resoluções publicadas desde 1981.Você pode pesquisar Resoluções: por ano, por palavra-chave etc.
Excelente link para pesquisar Resoluções.

Cursos CAEM/USP - 2012

Oficina 6

12/04/2012 e 19/04/2012 (quintas-feiras)

Horário: das 13h30 - 16h30
 
Jogos, puzzles e quebra-cabeças: como é divertido aprender Matemática.

Duração: 6 horas.

Público Alvo: professores do ensino fundamental I.

Taxa: R$ 40,00.

Professores da rede pública de ensino: R$ 20,00.

E-mail: caem@ime.usp.br

Telefone e Fax: (11) 3091-6160

Cursos CAEM/USP - 2012

Oficina 5

10/04/2012 (terça-feira)

Horário: das 13h30 - 16h30

Contagens e medidas na construção do número pela criança.

Duração: 3 horas.

Público Alvo: professores do ensino fundamental I.

Taxa: R$ 20,00.

Professores da rede pública de ensino: R$ 10,00.

E-mail: caem@ime.usp.br

Telefone e Fax: (11) 3091-6160

OBMEP/2012

87% das Unidades Escolares já estão inscritas na OBMEP/2012.

São portanto 45 Unidades Escolares das 52 de nossa Diretoria de Ensino.

Aguardamos mais 2 Unidades Escolares que devem se inscrever nas próximas horas, totalizando 90% (47 Unidades Escolares).

Muito Obrigado a todas as Unidades Escolares participantes.

A SEE/SP na última VC referente a OBMEP divulgou todas as novidades para este ano. Elas são muito interessantes para nossos alunos. 

Participem!
 
Prazo Final: 30/03/2012 (HOJE).   

quinta-feira, 29 de março de 2012

Serviço/Divulgação

MUITO INTERESSANTE!!!

Cinco informações úteis não divulgadas! Principalmente a QUARTA

1. Certidões: quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila.
O cartório eletrônico, já está no ar! www.cartorio24horas.com.br

Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.
Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex.

Passe para todo mundo, que este é um serviço da maior importância.

2. Auxílio a Lista: Telefone 102... não!
Agora é: 08002800102
Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são importantes......
NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO.
SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO VERDADEIRAMENTE GRATUITO.

Não custa divulgar para mais gente ficar sabendo.

3. Lenda: Não existe tratamento eficaz para queda de cabelo.
Tudo mentira, já existem produtos naturais que tratam seu couro cabeludo, em muitos casos eliminando a queda de cabelo para sempre.
Aqui está!  - http://www.fimdaquedadecabelo.net
4. Multa de Trânsito: essa você não sabia.
No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.
Código de Trânsito Brasileiro
Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

5. Importantíssimo: Documentos roubados - BO (boletim de ocorrência) dá gratuidade - Lei 3.051/98 - VOCÊ SABIA???
Acho que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos como:
Habilitação (R$ 42,97);
Identidade (R$ 32,65);
Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11)..
Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao Detran p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP..

quarta-feira, 28 de março de 2012

OBMEP/2012

Diretoria de Ensino Região Osasco

Das 52 Unidades Escolares de Osasco, 44 já fizeram sua Inscrição para OBMEP/2012.

Data Final de Inscrição: 30/03/2012.

85% de Inscrições.

15% ?????

Contamos com a participação de todas.

Divulgação

  EDITAL Nº 01/2012

INSCRIÇÃO DE ALUNOS ASPIRANTES PARA TURMA 95º DA JUCO

ENTREGA DA SENHA: 05 de ABRIL/2012.

HORÁRIO: DAS 09:00 ÀS 16:00 h.

LOCAL: RUA RUBENS DO AMARAL, 180 – JD. BELA VISTA – OSASCO- SP.

EXIGÊNCIAS:

1ª) MORAR E ESTUDAR NA CIDADE DE OSASCO;

2ª) TER IDADE DE 15 ANOS E MEIO A 16 ANOS E MEIO NO DIA DA ENTREGA DA SENHA- (Nascidos de Outubro de 1995 à Outubro de 1996).

3ª) SER ALUNO MATRÍCULADO NO CORRENTE ANO NO CURSO MÉDIO (ANTIGO 2º GRAU);

4ª) TRAZER CARTEIRA DE IDENTIDADE (RG) DO ALUNO;

5ª) FAZER PROVA DE SELEÇÃO;

terça-feira, 27 de março de 2012

Homenagem OBMEP/2011

Unidade Escolar: "Antonio de Almeida Junior"


Divulgação de VC

Tema:
Educação para o Trabalho e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência
Data:
30 de Março de 2012 (Sexta-Feira)
Horário:
Das 9h às 12h
Órgão:
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Videoconferencistas:
·       Maria Elisabete da Costa – Diretor Técnico II 
·       Newton Oliveira de Rezende – Diretor Técnico I 
·       Raul Cordão – Conselho Nacional de Educação
·       Lucia Helena Lodi – Gestora do Programa Ensino Médio Técnico e Alessandra Aparecida Ribeiro da Costa (Coord. de Projetos – CPS)  
Objetivo:
O objetivo da videoconferência é refletir a questão da educação para o trabalho e empregabilidade dos alunos com deficiência da rede estadual de ensino.
Público-Alvo:
Na sala de videoconferência:

Comunicar aos Diretores de Escola, PCOPs e Supervisores de Ensino


Observação: comunicar ao público excedente que assista a videoconferência por streaming pelo site da Rede do Saber.

Por streaming:

Comunicar aos Professores Coordenadores – PC que assintam a videoconferência pelo site da rede do saber (por streaming):


Com interação pelo e-mail:

Localidades:
Todas as Diretorias de Ensino
Observações:
Posteriormente a Videoconferência ficará disponível na Videoteca do site da Rede do Saber.


Diretoria de Ensino Região Osasco

Planejar




Fonte: Revista Nova Escola Alfabetização 

DIVISIBILIDADE

Resolução de Problema





Fonte: Revista Nova Escola ALFABETIZAÇÃO

Encontro Presencial

REDEFOR

Diretoria de Ensino Região Osasco

Data: 31/03/2012.

Horário: das 09:00 às 12:00.

Local: "Professor José Maria Rodrigues Leite".

domingo, 25 de março de 2012

Dia Estadual da Matemática

DIA ESTADUAL DA MATEMÁTICA - 26 DE MARÇO -  Lei nº 14.401, de 12 de abril de 2011 - Institui o "Dia Estadual da Matemática".O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1º - Fica instituído o "Dia Estadual da Matemática",
a ser comemorado, anualmente, em 26 de março.
Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, aos 12 de abril de 2011.
Geraldo Alckmin
Herman Jacobus Cornelis Voorwald
Secretário da Educação
Sidney Estanislau Beraldo
Secretário-Chefe da Casa Civil
Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 12 de abril de 2011.
Publicado em: D.O.E. de 13/04/2011 - Seção I - pág. 01

Também temos:
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA - 06 DE MAIOA ser comemorado, anualmente, em 06 de maio.



A importância da Matemática em nossas vidasFonte: http://interagindocomamatematica.blogspot.com.br/
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
Sem matemática… ninguém anda. Os meios de transportes estão, a cada dia, mais presentes em nossas vidas.
Sua importância em nosso dia-a-dia trouxe a necessidade de novas tecnologias que os tornem mais seguros, eficientes e menos poluentes.
Só com a ajuda da Matemática foi possível construir o primeiro motor, o primeiro trem, o primeiro avião.
Organizar os dados sobre o fluxo de veículos nos milhares de cruzamentos das grandes cidades, determinar o melhor tempo para abrir e fechar cada sinal de trânsito, os minutos entre a chegada e a partida de cada vagão do metrô, são tarefas difíceis demais que não poderiam ser feitas sem a Matemática e os computadores.
Tudo isto ajuda a reduzir bastante o tempo perdido em nossa locomoção.
E vamos em frente que o sinal abriu.

Sem matemática… ficamos no escuro. Em casa, nas escolas, no trabalho, todos nós precisamos de energia elétrica.
E para que ela chegue até nós é feito um levantamento de toda a energia ofertada no país, dos custos para transmiti-la e distribuí-la e do nível de necessidade dos consumidores.
É a Matemática que permite realizar todos esses cálculos e selecionar as propostas de produção das várias usinas e deste modo, se obter a maior segurança no abastecimento e os menores preços para os usuários.

Sem matemática… ninguém vive. Alguém pode até argumentar que a Vida - e posteriormente o Homem - surgiu muito antes de se conceber o que era Matemática.
Entretanto, com o aparecimento da Medicina e Ciências correlatas, como a Farmacologia, a Bioquímica e o Sanitarismo, isso muda de figura.
O estudo do comportamento das endemias e da evolução de inúmeras doenças, como as degenerativas, é dependente da Matemática.
Ela se encontra nos novos medicamentos, nas técnicas de diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, e nos equipamentos dos modernos centros cirúrgicos, que permitem que um médico realize uma cirurgia à distância.
A Matemática está presente até no cálculo do grau de seus óculos - se é que você precisa deles.
Na próxima consulta a seu oftalmologista, peça que ele troque o painel de letrinhas por números; tem mais a ver.

Sem matemática… não saímos do lugar. O Homem teve de levar os seus olhos até as profundezas do espaço para obter estas imagens.
Não teria como fazê-lo sem a Matemática.
Também escondidas na beleza destas fotos há várias outras tecnologias, todas elas dependentes e ligadas à Matemática como, por exemplo, processamento de imagens, comunicação de dados e correção de erros e códigos.
A Matemática contém seus mistérios, mas também ajuda a desvendar outros.

Sem matemática… ninguém come. Pode parecer estranho temperar comida com números, mas, ao contrário do que se possa pensar, a Matemática está presente no dia-a-dia do Campo.
Ela ajuda a melhorar o aproveitamento da terra e das sementes, otimizar a irrigação, adaptar a topografia dos terrenos e a estudar o clima.
Além disso, a agricultura moderna também depende muito de tecnologia.
Em equipamentos como colheitadeiras, em silos e moinhos, em fertilizantes e remédios, e até no desenvolvimento de novas espécies, adaptadas às diferentes condições climáticas, estão presentes tecnologias que não seriam possíveis sem a Matemática.
Pense nisso na próxima vez que estiver jantando.

Sem matemática… ninguém fala. O surgimento da internet e dos novos meios de telecomunicações constitui, sem dúvida, a grande revolução tecnológica da virada do milênio e vai mudar a vida de todos nós.
Através dos computadores, todo planeta até agora permanentemente ligado e trocando informações. Por trás dessa revolução, a Matemática teve, e continua tendo, um papel crucial.
Matemáticos foram fundamentais para a invenção e para o desenvolvimento do computador e do telefone celular.
A instalação das redes de comunicação e a administração do enorme fluxo de informações que elas transportam envolvem problemas matemáticos da maior relevância. Por isso, matemáticos estão ajudando a desenvolver o software que faz a internet e a telefonia celular funcionarem.

Experiências Matemáticas

Segunda Parte:











Fonte: EM

Experiências Matemáticas

Primeira Parte:










Fonte: Experiências Matemáticas

sexta-feira, 23 de março de 2012

Convocação para PMEC/SPEC

Diretoria de Ensino Região Osasco

Data: 28/03/2012.

Horário: das 08:00 às 12:00h.

Observar a Circular no site de nossa Diretoria.       

Contribuições

Vamos comemorar usando um pouco de Matemática e raciocínio lógico?

1-   Um homem chega numa igreja que tem 3 santos. Ele se dirige até o primeiro santo e fala: Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais. O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais; parte para o segundo santo, e fala: Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais. O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais e parte para o terceiro santo. Ao chegar, ele fala: Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais. O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem dá os 20 reais para o terceiro santo e fica sem nada no bolso. Com quanto dinheiro o homem chegou à igreja?
2-   Rui encontra-se no degrau do meio de uma escada. Ele sobe 5 degraus e desce 7. A seguir, volta a subir 4 e sobe mais 9, para chegar ao último degrau. Quantos degraus têm a escada?
3-   Dois pais e dois filhos foram pescar. Cada um pescou um peixe, sendo que ao todo foram pescados 3 peixes. Como isso é possível?
4-    Eu adivinho o seu pensamento...a)    Pense em um número de 1 a 10. b)    Multiplique esse número por 9. c)    Some os algarismos do número obtido. d)    Desse resultado, subtraia 5.            e)    O resultado final representará uma letra: 1=A, 2=B, 3=C, 4=D, 5=E e assim por diante. g)    Agora pense em um país com essa letra. h)    E com a 5ª letra desse país pense em um animal que tem no Zoológico.

Blog: vanderleyac.blogspot.com

Dia Estadual da Matemática

DIA ESTADUAL DA MATEMÁTICA - 26 DE MARÇO
Lei nº 14.401, de 12 de abril de 2011.
Institui o "Dia Estadual da Matemática".

quinta-feira, 22 de março de 2012

Números e mais Números

Informações:

1 em 3200 é a probabilidade de uma pessoa ser atingida por lixo espacial, o que, oficialmente, ocorreu uma vez até hoje. 

22 000 objetos com mais de 10 centímetros orbitam a terra. O chamado lixo espacial é feito de pedaços de veículos lançadores, satélites e até ferramentas perdidas por astronautas. 

30 quilos é o peso da esfera metálica que caiu na cidade de Anapurus, no Maranhão. Cientistas suspeitam que ela seja fragmento de um foguete. 

100 000 quilos de lixo espacial atingiram a terra em 2011. A maior parte caiu sobre oceanos e desertos. 

10 toneladas é a massa do mais pesado detrito a orbitar o planeta, o Cosmos 382, um veículo do programa espacial da extinta União Soviética. 

Fonte: Revista VEJA.
   

Divulgação


quarta-feira, 21 de março de 2012

terça-feira, 20 de março de 2012

VC - OBMEP/2012

OBMEP/2012

VC transmitida em 20/03/2012.  
Vídeo OBMEP 2011, com alunos da Cidade de Cocal dos Alves – Piauí. Postado no BLOG de Matemática: http://matematicaef2.blogspot.com.
8º. Edição
No momento há 2068714 estudantes inscritos, 3083 Unidades Escolares e 548 Munícipios (84,96%).
É oferecido apoio e incentivo à implantação de Clubinhos de Matemática nas Unidades Escolares e nas Diretorias de Ensino.
E também de Oficinas de Resolução de Problemas. Deve-se nestes casos entrar em contato com os representantes de Matemática da Diretoria de Ensino.
Para os alunos participantes da 2º. Fase da OBMEP, teremos Certificação.
Também teremos Certificações emitidas para as Unidades Escolares com 100% de presença dos alunos na 2º. Fase.
INSCRIÇÕES ATÉ 30/03/2012 NO SITE: www.obmep.org.br.

Cronograma:
·      05/06/2012 (3º. Feira) – 1º. Fase da OBMEP;
·      26/06/2012 – Data limite para entrega do Cartão Resposta;    
·      15/08/2012 à 14/09/2012 – Cadastro de Professores de Matemática;   
·      15/09/2012 (sábado) – 2º. Fase da OBMEP;
·      Resultado dentro do ano de 2012.

Novidades OBMEP
Serão distribuídas:

·      500 Medalhas de Ouro;
·      900 Medalhas de Prata;
·      3100 Medalhas de Bronze e
·      46200 Certificados de Menção Honrosa.   

Para Professores:

·      135 TABLET;
·      1 Placa de Homenagem e
·      1 Assinatura da RPM.

As Escolas Seletivas terão Premiação diferenciada das Unidades Escolares do Estado, sendo distribuídas a estas um número menor de medalhas. 

Somente 5% dos alunos podem ser encaminhados para a 2º. Fase.
Estuda-se a possibilidade de se oferecer lanche para todos os alunos na 2º. Fase.    
Somente não poderá ir para a 2º. Fase aquele aluno que obtiver pontuação zero.
Todos os Medalhistas tem garantido a bolsa, mesmo que esteja cursando o 6º. Ano.

Observação: Todas essas informações foram anotadas a partir da VC, caso alguém mais tenha assistido e haja divergências por favor entrar em contato.

TV Senado entrevista professores e aluno de Cocal dos Alves

OBMEP - Premiação - Cocal dos Alves

Convite/Divulgação





















Obs. Inscrições favor enviar nome, telefone, e-mail e cidade para alex.zuicher@grupo-sm.com
 
Qualquer duvida estou a disposição.
 
 
Alex Zuicher
Grupo SM - Gestor Comercial 
Av Marquês de São Vicente, 587
Água Branca  01139-001 São Paulo SP
Tel. (11) 2111-4400 Cel. (14) 9773-6724
www.edicoessm.com.br

domingo, 18 de março de 2012

VC - REDEFOR

Diretoria de Ensino Região Osasco

Data: 23/03/2012

Horário: 10h

Ciências Humanas e suas Tecnologias (CHT).

Por streaming às escolas.

VC - REDEFOR

Diretoria de Ensino Região Osasco

Data: 22/03/2012

Horário:10h

Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (LCT).

Por Streaming às Escolas.    

VC - REDEFOR

Diretoria de Ensino Região Osasco    

Gestão da Rede Pública

Data: 19/03/2012

Horário: 10h