quarta-feira, 14 de março de 2012

Contribuições e Divulgação

Sobre o Dia Nacional da Matemática

            A iniciativa de instituir o Dia da Matemática no dia 6 de maio, partiu da comissão organizadora do Centenário de Malba Tahan em 1995, formada por Pedro Paulo Salles (educador musical e sobrinho neto), André Pereira (historiador e neto), prof. Bigode, Valdemar Vello (editor e especialista em Malba Tahan) e Atílio Bari (teatrólogo) todos de certo modo especialistas em Malba Tahan cada um na sua especialidade. A proposta do dia da matemática foi apresentada e entusiasticamente abraçada pelo saudoso educador Darcy Ribeiro que na época era senador pelo estado do Rio de Janeiro.

            Dentre os vários eventos organizados por conta do centenário, destaque-se a apresentação da peça "O Homem que Calculava" encenada pela companhia Teatralha dirigida por Atílio Bari, no prédio da Bienal do Ibirapuera em São Paulo; palestras, artigos, etc. A propósito a peça teatral foi apresentada para centenas de milhares de alunos durante mais de 10 anos.

            O dia da Matemática foi aprovado no ano de 1995 pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal de São Paulo, mais tarde a direção da SBEM deu continuidade à campanha do dia da matemática apresentando o projeto do velho Darcy, que acabou sendo aprovado na Câmara Federal através de uma deputada do estado de Goiás. Recentemente a Assembleia Legislativa da Bahia também instituiu a data, que tem entre seus objetivos mobilizar alunos e professores para desenvolver projetos, explorar e promover a matemática em suas várias dimensões entre elas a recreativa, a cultura, a utilitária e outras que lhe dão significado.

            Centenas de escolas tem programado a Semana da Matemática nos dias próximos de 6 de maio, feiras de matemática (bastante populares em Santa Catarina), exposições de trabalhos de alunos, em especial com temas geométricos e suas conexões com as artes, a arquitetura, etc.; encenações de peças teatrais; apresentações em power point e animações de projetos desenvolvidos por alunos; apresentações de trabalhos de pesquisa sobre episódios da História da Matemática; gincanas e olimpíadas de Matemática Recreativa com desafios, quebra-cabeças, jogos lógicos; exposições de arte e de fotografias matemáticas que mostram a presença da matemática no cotidiano e nas outras áreas do conhecimento; recitais de poesia, música, etc.
           
            O dia da matemática é comemorado em várias partes do mundo, na Espanha como no Brasil o dia é comemorado na data de nascimento de um matemático (lá é dia da matemática é 12 de maio, data de nascimento de Puig Adam, o mais importante educador matemático espanhol), em outros países como nos EUA no dia 14 de março, “O dia do Pi”, pois lá a data se escreve 3,14; em alguns lugares a data é comemorada no dia 22 de julho em alusão a 22/7 que é uma aproximação de Pi descoberta por Arquimedes de Siracusa.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário