sábado, 22 de setembro de 2012

GEOMETRIA/SARESP


Dentre os mosaicos abaixo, aquele que é formado por quadriláteros é: 

  
Comentários: 

Podemos discutir com nossos alunos a formação de cada mosaico. No mosaico (A) temos a composição de quadriláteros e hexágonos; no mosaico (B) temos a composição de quadriláteros e triângulos; no mosaico (C) temos a composição de quadriláteros e no mosaico (D) temos a composição de quadriláteros, pentágonos e hexágonos. 

Eles podem até identificar os polígonos que aparecem na composição destes mosaicos, porém a questão nos remete apenas classificar de acordo com o número de lados essas formas planas.

No relatório de 2010 do SARESP o índice de acertos para essa questão foi baixo, sendo de 25%.

É interessantes observar que a resposta para a questão (B) foi de 40,1 %, sendo que a forma triangular é uma das mais conhecidas para nossos alunos, penso que poderíamos fazer apenas "suposições" como: os alunos consideraram o polígono quadrado e a composição, quadrilátero e triângulo, como um único polígono, neste caso um pentágono. Porém é uma "ideia" muito mais difícil de "supor", pois os polígonos estão coloridos. 

E quais "suposições" teríamos que fazer para aproximadamente 23% de acertos para a resposta (D), onde temos quadriláteros, hexágonos e pentágonos.  

Entre outras variáveis que poderíamos até considerar, penso que essa questão nos mostra a importância de um trabalho com malhas quadriculadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário