terça-feira, 19 de julho de 2011

O Professor e o avião

O deslocamento no solo, antes da decolagem e depois da aterrissagem, é indispensável para um vôo bem sucedido. Mas um avião a taxiar uma certeza nos dá: a praia do avião é o ar.
Também na aula, o Professor precisa, cuidadosamente, preparar-se para alçar seu vôo.  Uma boa aula é sempre como um vôo. Uma elevação, um distanciamento da realidade imediata, permite uma visão abrangente, uma libertação de relações circunstanciais. Quando apenas taxiamos, coisas pequenas parecem muito grandes, nossa percepção tem as restrições bidimensionais do plano. A visão do alto liberta de tais limitações, reduz as dimensões dos objetos em relação às pessoas, e certas relações essenciais são mais bem percebidas. Somente o distanciamento viabiliza a efetiva compreensão.
Naturalmente, e depois de voar, é fundamental repor os pés no chão. Nenhum avião pode permanecer no ar indefinidamente. Mas, ao aterrissar, traz novas visões, novas teorias.
Um Professor que não alça vôo é tão limitado quanto um avião a taxiar.  
     

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